62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
ESTIMATIVA DA ÁREA FOLIAR DA JACA (Artocarpus heterophyllus) UTILIZANDO DIMENSÕES LINEARES.
Everton Talvanes Barros de Almeida 1
Anderson Teixeira Tenório 1
Alonso Barros da Silva Júnior 1
José Wilson da Silva 1
Paulo Vanderlei Ferreira 1
José Antônio da Silva Madalena 1
1. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas/ UFAL
INTRODUÇÃO:
A análise quantitativa de crescimento é o primeiro passo na avaliação da produção vegetal contendo informações obtidas sem a necessidade de equipamentos sofisticados. Para tanto, a quantidade contida na planta toda e em suas partes, ou seja, folhas, colmos raízes e frutos e o tamanho do aparelho fotossintetizante e de difícil mensuração, pois requer equipamentos caros ou técnicas destrutivas, é importante determinar uma equação que possa estimar a área foliar a partir de valores, que podem ser obtidos de forma não-destrutiva. O nordeste brasileiro apresenta uma grande diversidade de fruteiras nativas e exóticas bem adaptadas às suas condições edafoclimaticas, um grande potencial socioeconômico. Poucas especiais, no entanto, foram objeto de estudos mais detalhados ou tiveram seus dados levantados estatisticamente, a exemplo do que ocorre com a jaqueira. Essa espécie produz frutos comercializados principalmente na forma in natura, madeira de lei de excelente qualidade e possibilita utilização em medicina natural e alimentação animal. Como os conhecimentos sobre jaqueira são incipientes, realizou-se este estudo para determinar uma equação que permita estimar a área foliar da jaca a partir de medidas de dimensões de comprimentos e largura das folhas.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado no laboratório de Engenharia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), localizada nas coordenadas geográficas de 5° 11' 31" de latitude Sul e 37° 20'40'' de longitude Oeste de Greenwich, com altitude média de 18 m. O método baseou-se nas dimensões comprimento (C) e (L) das folhas. O comprimento foi definido como a distancia entre o ponto de inserção do pecíolo no limbo da folha e a extremidade oposta da folha e a largura como a maior dimensão perpendicular ao eixo do comprimento. A área foliar (AF) foi calculada como o produto das dimensões, comprimento (C) e largura (L), e um fator de forma "f", como a seguir: AF =f X C X L, e área foliar AF=(fxCxL). O fator de forma "f" foi determinado pela analise de regressão linear simples entre a área de uma amostra de folhas e o produto de suas dimensões. Nesse caso, a reta ajustada ao conjunto de dados possui uma equação do tipo Y = bx, em que "b" corresponde ao fator "f". a área foliar amostradas (200 unidades) foi determinada de forma direta, através de um integrador de área foliar LI3100 da LICOR.
RESULTADOS:
Na analise de regressão da área foliar com o comprimento e a largura das folhas, foi realizadas separadamente, observaram-se menores graus de correlação (resultados não apresentados) do que aquela realizada com o produto das dimensões. Ao testar diferentes métodos para calcular a área foliar de morangueiro, por meio das dimensões das folhas em algodão, também concluíram que a utilização do comprimento e da largura estimou melhor a área dos folíolos e folhas, respectivamente. Foi obtido elevado coeficiente de determinação e a análise de regressão foi significativa pelo teste F para p 0,001. O método das dimensões também apresentou resultados confiáveis ao ser utilizado para estimação da área foliar em outras culturas, como plantas forrageiras, que obteve coeficiente de variação inferior a 10% como também em outras culturas este método.
CONCLUSÃO:
A área foliar da jaca pode ser estimada cm boa exatidão e excelente precisão a partir as dimensões de suas folhas (AF=0,77xCxL).
Palavras-chave: análise quantitativa, correlação, dmensões lineares.