62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
ANÁLISE DA INCIDENCIA E DISTRIBUIÇÃO DE CASOS DE MALÁRIA NO CABURY ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE PARINTINS-AM.
Sipriano Ribeiro Coelho 1
Elaine Pires Soares 1
Naimy Farias Castro 1
Rilk Azedo Dias 1
Aline Farias Monteiro 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:

A malária é uma das doenças tropicais que mais acomete o homem no mundo, como não existe uma vacina que imunize a pessoa, a única maneira de combater a doença é a prevenção com medidas que visem esclarecer e informar a população sobre o que é a malária e sua profilaxia. O Brasil é o país que mais registra casos de malária, apresentando um percentual de 50% dos casos, a região amazônica é responsável pela quase totalidade dos casos de malária, cerca de 99,7%. A malária é transmitida por fêmeas de mosquitos e gênero anopheles. O principal transmissor na região amazônica é o Anopheles darlingi. No Amazonas os municípios com maior potencial malarígeno são: Atalaia do Norte, Barcelos, Careiro, Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Manaus, Presidente Figueiredo, Tefé, Guajara, Santa Izabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Humaitá. O Município de Parintins-Am é considerado como uma área endêmica, porém, controlada quanto aos casos de malaria, pois, não possui índices malarígeno na zona urbana. Entretanto, a incidência dos casos de malaria ocorre na zona rural, e um dos locais de concentração da doença, ocorre na Agrovila do Cabury, que engloba os aglomerados das comunidades de Santa Terezinha, Palhau, Lago do Cabury e Monte Sinai.  Nesse contexto o objetivo deste trabalho foi analisar a incidência e distribuição de malaria nas localidades discriminadas, buscando viabilizar estratégias para a prevenção e controle da malaria na zona rural do município.

 

 

METODOLOGIA:

Para a realização da análise da distribuição e incidência de casos de malaria na zona rural de Parintins-Am foram realizadas viagens intercaladas entre os meses de março a outubro de 2009, para a comunidade do Cabury assim como, às localidades que fazem parte do perímetro de abrangência do aglomerado desta comunidade para verificação in lócus da susceptibilidade da população local e verificar alguns fatores contribuintes para a incidência de malaria. Nesse sentido, para a realização desse estudo, foram utilizados registros de casos de malaria entre 2005 a 2009, obtidos através da base de dados informatizados do "Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica - Notificação de casos de malaria" (SIVEP-Malaria), gerenciado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVC) do Ministério da Saúde (MS). Para auxiliar na análise foram também utilizados os dados populacionais do censo de 2006 do Instituto de Geografia e Estatísticas (IBGE). Os dados do SIVEP utilizados foram: o resumo epidemiológico com os números de casos de malária por Local de Notificação e Local de Infecção, além do registro de lâminas positivas por sexo e índices de gestantes das localidades. Os resultados obtidos foram analisados e tabulados levando-se em consideração as condições climáticas na região norte, a localização geográfica, e a influencia antrópica no local em estudo.

RESULTADOS:
Mediante este estudo foi possível identificar que a malária na agrovila do Cabury e nas localidades que abrangem os aglomerados vem apresentando variações consideráveis nos últimos anos. Na análise dos resumos epidemiológicos nos dados sob local de infecção, assim como, de notificação demonstram que em 2005, a Agrovila do Cabury e seus aglomerados registram o IPA de 33,3 casos/1000 habitantes. Já em 2006 esses percentuais se mantêm constante, apresentando 01 caso positivo importado de outra localidade. No entanto, em 2007 os registros demonstram um aumento considerável de 18 casos positivos e um IPA de 42,38 casos/1000 habitantes. O ano de 2008 de acordo com os registros, o número de casos de malária é considerado crítico na Agrovila do Cabury e seus aglomerados, chegando ao percentual de 300% no numero de casos, com IPA de 81,9 casos/1000 habitantes. Por fim, em 2009 ocorre uma significativa redução no numero de agravos da doença, os registros  apontam um IPA de 59,3 casos/1000 habitantes. O índice de casos positivos de malaria em gestantes ocorre somente nos anos de 2008 e 2009 indicando um IPA de 0,8 casos/1000 habitantes. A incidência de casos de malaria em gestantes é uma preocupação constante das autoridades de saúde. No entanto, os casos são mais freqüente no sexo masculino e a faixa etária mais atingida é dos 21 aos 32 anos, indicando que a população mais exposta é a economicamente ativa, sendo preocupante a incidência na faixa etária de 1 a 4 anos. Nessa região a contaminação se dá principalmente pelo plasmódio Vivax.
CONCLUSÃO:

Através do estudo realizado foi possível constatar que a incidência dos casos de malaria na Agrovila do Cabury e seus aglomerados, apresentam um alto índice de susceptibilidade agravado principalmente pelo crescimento populacional e pelo transito de pessoas de outras localidades portadoras da doença, além da ação antrópica causada pela derrubada da mata para elaboração de roçados. Isso faz com que a Agrovila do Cabury seja a área da zona rural do município de Parintins/AM mais afetada pela doença. Sendo assim, fazem-se necessárias campanhas educativas de saúde que visem maior esclarecimento sobre a doença, esclarecimento da importância de facilitar  as atividades do profissional da saúde, assim como, ações que possam mobilizar e sensibilizar a população local, buscando alternativas para um manejo simples e adequado do meio ambiente. Dessa forma, pode-se concluir que a alta incidência nos últimos anos de casos de malaria na Agrovila do Cabury e aglomerados está relacionado ao crescimento desordenado,  trânsito de pessoas de outros lugares portadores da doença, além da ação antrópica executada na região que modifica o equilíbrio dos ecossistemas locais.

 

Instituição de Fomento: FAPEAM, SEMSA, CAPES, CNPQ
Palavras-chave: meio ambiente, saude coletiva, região amazonica.