62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
Algas Vermelhas - A construção sistemática de uma dramaturgia.
Tiago de Brito Cruvinel 1
Rita de Cássia Almeida Castro 2
1. Departamento de Artes Cênicas, Universidade de Brasília-UnB
2. Profa.Dra./Orientadora - Depto. de Artes Cênicas - UnB
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho partiu da iniciativa de se criar um processo de construção dramatúrgica. Este estudo procurou construir cada personagem individualmente através do que se denominou pré-dramaturgia, partindo do conceito do "se mágico" de Stanislavski para a construção do personagem. Este conceito, de acordo com Stanislavski, serve ao ator como alavanca para se erguer da vida cotidiana ao plano da imaginação. Portanto, criou-se o "se" como pré-dramaturgia para que o aluno, por meio de seu imaginário, pudesse escrever com mais propriedade os sentimentos e as emoções sinceras que envolvem seus personagens.  Esta divisão entre pré-dramaturgia e dramaturgia, teve apenas o caráter didático com o intuito de solidificar e fortalecer os personagens, antes da conclusão da peça escrita. Esta pesquisa teve como objetivo a criação de quatro personagens infantis de nacionalidades diferentes, Brasil, China, Uganda e URSS e suas vivências durante regimes ditatoriais em seus respectivos países.

METODOLOGIA:

Este conceito do "se mágico" consiste na busca do ator pelas circunstâncias dadas no texto, ou seja, nas indicações referentes ao personagem, para que o ator possa elaborá-los. Entretanto, neste caso, utilizou-se o "se" como processo de criação para o dramartugo construir seus personagens. De maneira que foram transpostas as circunstâncias dadas no que tange ao contexto histórico, a época e as ações, a partir dos textos escritos por autores sobre as ditaduras dos países desta pesquisa, para que o dramaturgo/aluno pudesse estudar cada contexto em que seus personagens foram criados. Contudo, esta transposição não poderia ser feita de forma aleatória. Por isso, o aluno criou um padrão de análise para os personagens construídos, por meio do contexto físico e social imaginário em que os mesmos estão inseridos; nas práticas educacionais nas quais se inserem; e as características psicológicas de seus pais. Portanto, o "se" foi criado como estímulo para a criação do aluno.  

RESULTADOS:

O resultado foi a elaboração desta pré-dramaturgia utilizando fatos reais baseados em autores que escreveram sobre os países.  Sendo assim, a pré-dramaturgia resultou na ressignificação destas informações quando em contato com o imaginário do aluno. Este estudo não teve como objetivo criar personagens baseados em fatos reais e sim trabalhar na junção dos dois níveis, real e imaginário, para criá-los. Procurou-se dialogar com a multiplicidade destes níveis. Ou seja, a história passa a ser contada a partir desses mundos contrastantes, real e imaginário, dando aos personagens dimensões profundas e complexas para que futuramente seja possível criar um diálogo com os espectadores na trama.

CONCLUSÃO:

 

Esta pesquisa foi a tentativa de se elaborar um processo metodológico de criação para uma dramaturgia, baseado no conceito do "se mágico" de Stanislavski, comumente utilizado como processo para o ator e não para o dramaturgo. Isto pelo fato de que grande parte do processo de formação dos alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília-UnB está focado no trabalho do ator, métodos e treinamentos para a construção do personagem, e por isso, viu-se a necessidade de buscar no processo de interpretação, material que auxiliasse o aluno/dramaturgo no desenvolvimento de sua própria dramaturgia.

 

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Dramaturgia, Criança, Stanislavski.