62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
ALTURA, PRODUÇÃO DE MASSA FRESCA E DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES NO SOLO NA CULTURA DO COENTRO (Coryandrum sativum L.) EM FUNÇÃO DE DIVERSOS COMPOSTOS ORGÂNICOS
Igor Tenório Marinho da Rocha 1
Nicholas Daniel Ferreira da Costa 1
João Ribeiro da Silva Neto 1
José Paulo Vieira da Costa 2
1. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
2. Prof.Dr./Orientador - Centro de Ciências Agrárias - UFAL
INTRODUÇÃO:

A disponibilidade de resíduos agrícolas e industriais no Estado de Alagoas reforça a necessidade da busca por alternativas para a sua reutilização dentro de um contexto ambientalmente saudável. O composto orgânico melhora a qualidade do solo e reduz a contaminação e poluição ambiental; melhora a eficiência dos fertilizantes minerais e recicla os nutrientes. O coentro (Coryandrum sativum L.) é uma olerícola, consumido em diversas regiões do Brasil, especialmente no Norte e no Nordeste. Seu cultivo visa à obtenção de massa verde para uso como tempero. As sementes são bastante utilizadas na indústria como condimento para carne defumada e na fabricação de pães, doces, picles e licores finos. Em Alagoas, é cultivado em quase todas as microregiões por pequenos produtores sem nenhuma orientação, o que tem ocasionado queda no rendimento, principalmente devido à falta de um programa de nutrição mineral. É possível a produção de coentro empregando-se unicamente adubo orgânico. Entretanto, a aplicação de adubos minerais favorece o desenvolvimento vegetativo das plantas e o volume de folhas produzidas. O objetivo do trabalho foi avaliar a altura, a produção de massa verde e os teores de nutrientes no solo em relação a diversos materiais fertilizantes na cultura do coentro.

METODOLOGIA:

O experimento foi desenvolvido no campus Delza Gitaí da Unidade Centro de Ciências Agrárias-UFAL, Município de Rio Largo-AL. O ensaio foi conduzido em viveiro telado. O solo utilizado foi passado em peneira de 4 mm e acondicionado em vasos de 5 kg. Após germinação foram deixadas 10 plantas por vaso. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados, com 9 tratamentos e 4 repetições, sendo 6 constituídos por compostos orgânicos obtidos a partir de uma mistura básica (MBcana, mistura contendo bagaço de cana + torta de filtro + esterco bovino + fosfato natural) submetida a soluções com concentrações crescentes de vinhaça. Os compostos utilizados foram: C1 = MBcana + água; C2 = MBcana + solução com vinhaça a 25%; C3 = MBcana + solução com vinhaça a 50%; C4 = MBcana + solução com vinhaça a 75%; C5 = MBcana + solução com vinhaça a 100 %; C6 = MBcana + água + sultafo de potássio. Os tratamentos 7, 8 e 9, respectivamente, consistiram em testemunhas absoluta, esterco bovino e fertilizantes minerais. A análise do teor de nutrientes no solo foi realizada na Central Analítica Ltda. Maceió - AL. Foram retiradas amostras antes e depois do experimento. A massa foi analisada através de medição do peso médio de dez plantas, em balança analítica, e a altura foi feita com régua.

RESULTADOS:

Os tratamentos C4, C3, C1 e a testemunha com esterco promoveram as maiores alturas (cm): 24,95; 23,88; 23,60 e 25,00. Os tratamentos C1, C5, C6 e C2 foram semelhantes. A testemunha com fertilizante e a testemunha absoluta diferenciaram de todos os outros tratamentos e entre si, apresentando os menores resultados aos 40 dias, 13,36 e 3,2542. Os tratamentos C1, C4 e C3, forneceram os maiores valores de massa fresca (g): 34,73; 32,53 e 29,75. Os tratamentos C6, C5, C2 e a testemunha com esterco não diferiram entre si. A testemunha com fertilizante e a testemunha absoluta apresentaram os menores valores, indicando a importância da adubação orgânica no cultivo de hortaliças. Os valores dos quadrados médios da análise de variância dos atributos químicos do solo após o experimento apresentaram diferença significativa a 5% de probabilidade de erro para todos os atributos dos tratamentos estudados (pH=0,1580*; Al3+=0,01*;Ca2++Mg2+=4,157*; K+=10179,38*; P=3343,5*; V%=109,961* e m%=5,747*). A saturação por bases aumentou e a saturação por Al3+ diminuiu em todos os tratamentos que receberam materiais fertilizantes. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância por meio do teste F, sendo as médias comparadas mediante o teste Tukey a 5%, utilizando-se o software Sisvar.

CONCLUSÃO:

A utilização dos compostos orgânicos proporcionou um maior acúmulo de massa fresca e maior altura na parte aérea do coentro em relação aos demais tratamentos. Todos os tratamentos que receberam os compostos orgânicos promoveram uma melhora na saturação por bases e diminuição na saturação por alumínio.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Saturação por bases, Agricultura Familiar, Composto Orgânico.