62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
AVALIAÇÃO DA DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA DO CERNE E ALBURNO DE OITO ESPÉCIES DE MADEIRAS DA AMAZÔNIA    
Jackeline Nascimento de Lira 1
Claudete Catanhede do Nascimento 1
Estevao Vicente Cavalcante Monteiro de Paula 1
1. Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia-INPA
INTRODUÇÃO:

A tecnologia da madeira realiza estudos dos comportamentos tecnológicos por meio das propriedades físicas e mecânicas, o qual proporciona conhecer a qualidade e uso da madeira. A densidade básica é uma propriedade física que mais fornece informações sobre a madeira por meio da massa específica obtida pelo quociente da massa seca pelo volume saturado, além de ser de mais fácil obtenção é um dos principais parâmetros de qualidade da madeira utilizada nos setores florestais. Com base em estudos realizados, pode-se relatar que as madeiras da Amazônia estão agrupadas na categoria de média a alta resistência. A pesquisa teve por objetivo definir amostragem para determinação da densidade básica pelo método do deslocamento de líquido e verificar a variabilidade do cerne e alburno de oito espécies de madeira descartada pelo processo produtivo de serraria da cidade de Manaus, pois, geralmente no processo produtivo em uma serraria, o alburno é descartado, considerando sua inferioridade em relação do cerne. Logo, através das características tecnológicas e a quantidade de alburno, é fundamental o uso desta matéria-prima comercialmente em produtos com agregação de valor, garantindo o uso sustentável da floresta e reduzindo o impacto ambiental.

 

 

METODOLOGIA:

Foram utilizadas amostras de madeiras da espécie abiurana (Pouteria oblanceolata Pires) oriunda do município de Itacoatiara no estado do Amazonas. Foram confeccionados 12 corpos de prova para as respectivas dimensões: 2x2x2cm; 2x2x5cm; 3x3x2cm; 3x3x5cm, sendo 48 amostras. Os corpos de prova foram saturados para obter o volume verde determinado pelo método do deslocamento de líquido, em seguida foram secos em estufa em uma temperatura a ±103ºC até atingirem peso constante. Posteriormente, calculou-se a densidade básica e a padronização corpo de prova. Com a definição do corpo de prova, foram coletados discos de toras de madeiras de oito espécies descartadas pelo processo produtivo de uma serraria da cidade de Manaus. De cada disco foi retirada uma cunha e mensurado a quantidade do alburno e do cerne no sentido radial em disco de 5cm de espessura, para verificação da variabilidade da densidade das espécies: louro-preto (Ocotea neesiana), cumaru-amarelo (Dipteryx odorata), louro-itaúba (Mezilaurus itauba), cupiúba (Goupia glabra), angelim vermelho (Dinizia excelsa), tanimbuca (Buchenavia oxycarpa), piquiá (Caryocar villosum) e maçaranduba (Manilkara huberi). Da cunha foram retiradas seis amostras, sendo 3 do alburno e 3 do cerne.

RESULTADOS:

Verificou-se que a densidade básica determinada na madeira da espécie abiurana nas diferentes dimensões apresentou variação de 0,86 a 0,89g/cm3, sendo a dimensão 2x2x2cm apresentou resultados mais significativos e homogêneos. A densidade básica pode ser determinada em amostras com dimensões variadas pelo método de deslocamento de liquido e as dimensões dos corpos de provas não influenciaram na densidade básica. O estudo do cerne e alburno de oito espécies mostrou que as espécies com maior densidade foram o angelim-vermelho com a densidade variando na madeira do alburno (0,76 a 0,77g/cm3) e cerne ( 0,82 a 0,89 g/cm3); a tanimbuca com a densidade do alburno (0,57 a 0,68 g/cm3) e cerne ( 0,79 a 0,80 g/cm3); cumaru com a densidade do alburno (0,80 a 0,89 g/cm3) e cerne ( 0,92 a 0,96 g/cm3) a maçaranduba com (0,77 a 0,79 g/cm3) no alburno e cerne (0,89 a 0,90 g/cm3). A densidade básica do alburno do louro preto, cupiúba e o angelim-vermelho possui semelhança a determinadas madeiras do cerne comercializadas na cidade Manaus utilizadas na confecção de produtos, como o caso do cedrinho e da guariúba. Constatou-se que o alburno pode apresentar propriedades tecnológicas semelhantes ao cerne, sendo imprescindível o estudo desse potencial.

 

CONCLUSÃO:
Com o estudo realizado, foi possível constatar que não há diferença significativa da densidade básica em amostras com dimensões diferentes pelo método de deslocamento de liquido. Em determinada espécie o alburno pode possuir propriedades físicas semelhantes ao do cerne de outras espécies.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Madeiras da Amazônia, Cerne, Densidade Básica.