62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A ESCOLA: UM ESPAÇO PARA A LUDICIDADE
LÍVIA LOPES CUSTÓDIO 1
LILIANE BRANDAO CARVALHO 1
1. UNIFOR
INTRODUÇÃO:

É direito de toda criança ser bem cuidada, principalmente no início da sua vida, para ser garantida sua sobrevivência, crescimento saudável e seu desenvolvimento infantil. Durante o seu desenvolvimento, geralmente, a criança adquire competências motoras (motricidade); sensoriais (visão e audição), lingüísticas (compreensão e expressão), cognitivas, comportamentais e acadêmicas (leitura, memória e escrita). Proporcionar às crianças oportunidades para que elas tenham um desenvolvimento adequado é fundamental ao seu processo de apropriação de si e do mundo. A escola, como universo das Instituições Educativas, é um dos meios propícios para sistematizar esses estímulos que visam o desenvolvimento integral do ser humano. Na tentativa de pesquisar melhor tal tema, dentro do contexto escolar, este estudo foi proposto com o objetivo de melhor conhecer o ambiente educativo em que as crianças estão inseridas, bem como compreender como se dá o desenvolvimento das crianças, e evidenciar o aspecto lúdico do desenvolvimento infantil.

METODOLOGIA:
O estudo teve como desenho de pesquisa uma abordagem qualitativa, cujo instrumento foi a observação não participante e sistemática. O campo de estudo foi realizado em uma escola particular, de médio porte, na cidade de Fortaleza, no período de outubro a novembro de 2009. O universo constituiu-se de crianças na faixa etária de cinco anos de idade, da sala do Infantil V.
RESULTADOS:
Em relação ao ambiente educativo da escola investigada, evidenciou-se que, mesmo possuindo uma estrutura pequena, contempla de maneira positiva o desenvolvimento da criança, com a sistematização de estímulos, envolvendo-os em um clima afetivo, com ações diretamente ligadas ao relacionamento entre o estimulador e a criança, para a promoção da construção do ensino-aprendizagem, além do seu desenvolvimento. Para Vigotski (1984), o desenvolvimento infantil é um processo dialético, a passagem de uma fase a outra é marcada por uma revolução que implicaria mudanças qualitativas na vida da criança. Dentre vários aspectos do desenvolvimento infantil, verificou-se, no cotidiano escolar pesquisado, como tema mais relevante a ocorrência e utilização de atividades lúdicas para o processo de ensino das crianças. Constatou-se a utilização de jogos na maioria dos processos educativos, tais como: bingo, material dourado; bem como construção de brinquedo por meio de materiais reciclados. Para Leontiev (1972), é no jogo educativo que os processos de imaginação ativa e o raciocínio abstrato são formados, assim como a apreensão das funções sociais e das normas de comportamento onde vivem as crianças. Piaget (1978) afirma que na brincadeira a criança pode demonstrar o nível cognitivo que se encontra.
CONCLUSÃO:
Conclui-se, portanto, que a utilização do lúdico, assume um papel fundamental na infância, alem de servir como recurso didático na educação infantil, como atividade essencial e significativa, guiada pelo educador, por meio de uma ação intencional e sistematizada, tem um papel fundamental na construção do desenvolvimento infantil, pois através do brincar a criança interpreta e assimila o mundo, os objetos, a cultura, as relações e os afetos das pessoas.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Criança, Ludico.