62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
CURRÍCULO, ENSINO DE BIOLOGIA E PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO DO/NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE SALVADOR.
Clívio Pimentel Júnior 1
1. Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA
INTRODUÇÃO:
O aumento contínuo de problemas/catástrofes de escala global, as crises ambientais enfrentadas/espalhadas pelo mundo e a preocupação quanto aos recursos naturais explorados pela humanidade são temas freqüentemente veiculados pela mídia e que vêem assumindo destaque no âmbito dos debates nacionais. Para fazer face a esta demanda que se estabelece no cenário nacional e, também, na educação dos atores sociais, a Biologia, enquanto disciplina científica curricular, assume importante papel no que tange à conscientização e o despertar dos educandos para o debate crítico sobre tais temas. Nesta perspectiva, concebendo o espaço escolar e o currículo como artefatos complexos que envolvem uma polissemia notável e que tem por função dar, àqueles sujeitos que ai interagem, acesso à diferentes referenciais de leitura e relacionamento com o mundo (Fróes-Burnham, 1993), o presente trabalho tem como objetivo fazer uma (re)leitura do exercício pedagógico, através do acompanhamento do cotidiano escolar, de professores de biologia de uma escola da rede estadual de Salvador. Por solicitação dos diretores da escola bem como do coordenador da disciplina, em preservar suas identidades, não revelaremos, nesta oportunidade, o nome da escola que foi palco da pesquisa realizada.
METODOLOGIA:
Para além das metodologias de pesquisa de cunho utilitarista, que objetivam apenas tecer críticas aos seus objetos de estudo bem como tratar os atores implicados neste processo como desprovidos de conhecimento (Macedo, 2006), optou-se, nesta pesquisa, por um percurso metodológico que possibilitasse compreender a complexidade inerente aos fenômenos escolares. Para tanto, engendrou-se o acompanhamento sensível do/no cotidiano escolar, procedimento através do qual o pesquisador ambienta-se no locus pesquisa tendo como recurso observações diretas, participativas ou não, docência, e vivência das atividades realizadas na escola. As observações participativas das aulas de um dos professores da escola bem como a docência foram realizadas nas aulas de biologia voltadas para a primeira série do ensino médio, com carga horária de três horas por semana, durante período referente a uma unidade escolar (período correspondente ao estágio curricular obrigatório para obtenção do grau de licenciado). Ainda, observou-se o momento de planejamento didático para esta disciplina. Por fim, os momentos de atividade de coordenação (AC), nos quais professores e coordenadores se debruçavam sobre o planejamento das aulas e dos eventos anuais, também foram acompanhados e registrados em diários de campo.
RESULTADOS:
A interpretação e compreensão dos fenômenos escolares caracterizam-se, notadamente, como processos complexos, dispensando explicações causais e reduções simplórias. O acompanhamento sensível do/no cotidiano escolar desvelou momentos de tensões constantes, incessantes, nos quais os conhecimentos dos atores sociais implicados neste processo (professores, coordenadores, alunos, familiares etc.) estavam em constante confronto e ressoavam de forma direta sobre as propostas curriculares levadas para a sala de aula e, mais especificamente, aula de biologia. Os momentos de planejamento didático bem como as aulas da disciplina em estudo muitas vezes foram comprometidos pela própria dinâmica escolar, incerta, descontínua, passível de interferências constantes pelos diretores e coordenadores da escola por motivos diversos. Os estudos observacionais das atividades de coordenação revelaram conflitos radicais entre professores, coordenadores de disciplinas e diretores, demonstrando relações de poder assimétricas com ressonância nas propostas pedagógicas apresentadas não apenas pela disciplina em estudo nesta pesquisa.
CONCLUSÃO:
A partir do acompanhamento do/no cotidiano de uma escola da rede estadual de Salvador, centrado nas aulas de biologia, constatou-se que o ensino, não apenas desta disciplina, apresenta desafios diversos e heterogêneos. As interferências constantes dos gestores comprometeram o bom andamento de muitas atividades propostas pelo professor durante suas aulas bem como durante o período de docência realizado. A dinâmica da vida cotidiana do professor regente de biologia, neste caso, com uma carga horária exaustiva devido à falta de corpo docente na instituição, comprometeu o tempo para planejar e intervir sobre as propostas curriculares apresentadas nos materiais didáticos de apoio, que, muitas vezes, se configuravam como suporte único para embasamento teórico das atividades realizadas. Por fim, a falta de oportunidade para debater as propostas curriculares veiculadas pelos PCN de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias que, durante o processo de elaboração, adotam os professores apenas como recursos e não como agentes (Domingues, 2000) implicou na falta de engajamento docente no que diz respeito às contribuições destes documentos oficiais para o ensino das disciplinas científicas.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB
Palavras-chave: Prática pedagógica, Estudo do/no cotidiano escolar, Ensino de Biologia.