62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
AMBIENTENTE HIPERMÍDIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE A ENERGIA DOS VENTOS
Ernesto Macedo Reis 1
1. Instituto Federal Fluminense
INTRODUÇÃO:
Investiga-se que papéis ambientes hipermídia de aprendizagem podem exercer nos processos de ensino e aprendizagem em aulas de Física. O Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) utiliza a metodologia de Aprendizagem Baseada em Casos (ABC) no contexto de ensino. O pressuposto é a valorização das idéias prévias dos estudantes. A proposta pedagógica está vinculada à atividade presencial curricular, mas transcende a sala de aula através da Internet. O objetivo é destacar dois elementos importantes desse ensino: a relação entre quem ensina e quem aprende e o conhecimento científico como mobilizador de motivação. A questão a ser respondida é: o modelo de ensino pode tornar mais potente o ensino de Física? Para Echeverria e Pozo (2002): "uma situação constitui-se um caso quando o reconhecemos como tal, é útil quando não dispomos de procedimentos automáticos ele deve exigir, de alguma forma, um processo de reflexão ou tomada de decisões sobre a seqüência de passos a serem seguidos". É o que valorizamos quando ao invés de cumprir uma seqüência livresca e de passos marcados, propomos que os aprendizes se inscrevam no contexto de estudo, como no tema de estudo, Energias Alternativas. Após ler um enunciado provocativo o convite é se situar em relação a ele.
METODOLOGIA:
O enunciado do Caso abre janelas para a discussão de problemas do cotidiano de interesse do ensino. A metodologia de ABC se baseia na investigação e interatividade, estudando-se em diferentes módulos do EVA. O sistema é acessível em [http://www.uenf.t5.com.br], possui módulos de interatividade: Fórum, Chat, Portfólio, Estudos de Caso e disponibiliza materiais preparados para o ensino, tem suporte no software livre. A heurística de um estudo é um conjunto de três passos: 1 - identificar as idéias prévias dos estudantes, 2 - favorecer interações com materiais produzidos/selecionados, ricos em informações, promover diálogo-cooperação, valorizar argumentação-defesa de idéias, 3 - potencializar respostas mais satisfatórias, favorecer avanço conceitual. O tempo de um estudo depende da temática. No estudo "Energia dos Ventos" indagou-se de 48 alunos do Ensino Médio o que sabiam sobre energia eólica, investigou-se se incluíam em suas respostas iniciais conceitos científicos já estudados (energia cinética e potencial, transformação de energia etc). Após o fechamento do Caso avaliou-se a evolução das idéias. Na documentação armazenada no EVA - falas dos alunos - definiu-se categorias, visando-se à Análise de Conteúdo (Bardin, 2004) em aproximação com a Análise de Discurso (Bakhtin, 2005).
RESULTADOS:
O professor conduz o ensino e influencia os estudantes, esse fato situa a pesquisa no âmbito da Pesquisa-Ação. No discurso on line produzido nas diferentes funções do EVA a interpretação e avaliação dos resultados direcionam-se a um método de organização e avaliação do diálogo. Momento 1 - 28 alunos deram respostas equivocadas, 15 demonstraram algum conhecimento, 5 falaram com propriedade, nenhum estudante fez ligação com outros pontos estudados anteriormente. Momento 2 - No fórum o debate foi intenso e noticiários de TV e documentários foram discutidos, as leituras propostas foram realizadas e debatidas, a seleção dos textos ajudou a ampliar os conhecimentos. Momento 3 - Na análise de conteúdo observou-se uma compreensão ampla do tema, Ligações com aspectos sociais e do meio ambiente passaram a fazer parte das respostas. Os resultados obtidos mostraram que: 1) os estudantes não incluíram, inicialmente em suas respostas elementos estudados anteriormente; 2) o diálogo amplificado através do EVA influiu nas aprendizagens individuais; 3) na defesa de respostas, cada aluno participou com individualidade, apesar dos trabalhos em grupos. O assunto energia eólica foi compreendido numa dimensão ampla, social, contextualizada, sendo esse o principal resultado formativo.
CONCLUSÃO:
O método apresenta potencial para fazer frente ao condutivismo que prevalece, apesar da dinâmica do século XXI, nas aulas de Ciências. Tecnologias, meio ambiente, games, avanços tecnológicos da sociedade e a história da ciência, pouco se fazem presentes nas aulas. Programações extensas e pragmatismos exagerados redundam na memorização de fórmulas e procedimentos que não devem ser prevalecentes. Apesar de não deverem ser desprezados precisam fazer sentido para os aprendizes. Os resultados obtidos demonstram um amplo espectro de interesses dos estudantes, que vai desde notícias veiculadas na mídia, até manobras e procedimentos tecnológicos que percebem presentes em games, em que conceitos como energia, velocidade, força, movimento estão presentes. Quando o interesse vem junto com o ensino existe mais chance do ensino ser eficiente. Entendo que a adoção de uma tecnologia Internet só valorizou as aulas, porém modificando-a. Na proporção exata que o interesse cresceu o trabalho do professor aumentou para atender as perguntas dos alunos. O EVA é um sistema dinâmico que vem demonstrando bom desempenho em diferentes níveis de ensino, e isso nos coloca como desafio, aperfeiçoá-lo e difundi-lo em uma escala maior.
Instituição de Fomento: CAPES-SETEC/MEC
Palavras-chave: Ensino de Física, Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, Aprendizagem Baseada em Casos.