62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
ANÁLISE DE RETINOL EM LEITE CAPRINO PRODUZIDO NA REGIÃO LESTE POTIGUAR
Adja Cristina Lira de Medeiros 1
Larissa Queiroz de Lira 2
Roberto Dimenstein 2
Roberta Targino Pinto Correia 3
1. Departamento de Agropecuária - UFRN
2. Departamento de Bioquímica - UFRN
3. Departamento de Engenharia Química - UFRN
INTRODUÇÃO:
A vitamina A está presente em alimentos de origem animal na forma de ésteres de retinol e tem reconhecida importância em processos biológicos (RIBEIRO E SERAVALLI, 2007; PENTEADO, 2003). Um dos maiores problemas nutricionais de saúde pública está relacionado com a deficiência de vitamina A (BOWMAN e RUSSEL, 2006). Apesar disso, Soares et al. (2008) afirmam que poucos são os trabalhos abordando a concentração de retinol no leite e sua relação com a nutrição humana. No Brasil, a região Nordeste apresenta problemas relacionados à desnutrição infantil (ASSIS et al., 2007), mas é nessa mesma região que se concentra quase 90% do rebanho caprino do país (IBGE, 2009). Além disso, o Brasil é o maior produtor de leite de cabra da América do Sul (FAO, 2007). Dentro desse contexto, o Rio Grande do Norte vem exibindo produção crescente de leite caprino, tendo em vista o incentivo governamental, o qual compra parte do leite produzido para distribuir a pessoas de baixo poder aquisitivo (SETHAS, 2009). Tendo em vista a importância que o leite de cabra apresenta para o Nordeste e seu reconhecido valor nutricional, o objetivo deste trabalho foi avaliar a concentração de retinol em leite de cabra produzido na região Leste Potiguar.
METODOLOGIA:
O leite de cabra in natura utilizado na pesquisa foi proveniente da mistura do leite de animais de diferentes raças (Saanen, Murciana, Toggenburg e Azul), em bom estado de saúde, doado pela Estância Caprichosa, localizada no distrito de Cana Brava, Macaíba/RN, região Leste Potiguar. As amostras de leite foram armazenadas em tubos de polipropileno previamente desengordurados com hexano e embalados com papel alumínio para evitar a ação da luz sobre a vitamina A. A extração e dosagem do retinol foram baseadas na técnica descrita por Giuliano et al. (1992), modificada, como descrita a seguir: para cada 1 mL de leite foram adicionados 1 mL de KOH 50% e 1 mL de álcool etílico 95%. Em seguida, as amostras foram homogeneizadas durante 1 minuto e aquecidas em banho-maria sob agitação a 45 ºC por 2 horas. Utilizou-se como reagente extrativo 2 mL de hexano (Merck), repetindo-se o processo três vezes. Após cada adição de hexano, as amostras foram agitadas durante 1 minuto, centrifugadas a 4000 rpm por 10 minutos e a camada hexânica removida para outro tubo. O extrato hexânico foi evaporado sob atmosfera de nitrogênio em banho-maria a 37 ºC. A concentração de retinol das amostras felá técnica CLAE utilizando cromatógrafo LC-10 AD Shimadzu.
RESULTADOS:
A média da concentração de retinol das amostras analisadas no presente estudo foi de 20,93 ± 4,61 µg/dL. Esse valor é inferior aos 34,74 µg/dL estabelecido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA, 2006) e aos 56 µg/dL estabelecido pela tabela do United States Department of Agriculture (USDA, 2009) para o leite caprino. O leite humano apresenta 60 µg/dL, o de búfala, 53 µg/dL e o de ovelha, 44 µg/dL (USDA, 2009). Melo (2005) observou, em leite obtido de cabras da raça Saanen, que o valor médio de retinol foi de 23,14 ± 6,57 µg/dL em leite de animais alimentados com volumoso e 38,5 ± 12,7 µg/dL para o leite de animais alimentados com volumoso e concentrado. Esses dados confirmam o efeito importante que a alimentação dos animais exerce sobre o conteúdo de vitamina A no leite. Dessa forma, pode-se inferir que é necessário uma análise na propriedade em relação ao manejo alimentar das cabras incluídas no presente estudo, com o intuito de aprimorar a composição do concentrado e elevar o conteúdo de retinol no leite caprino. Estudos complementares devem ser conduzidos sobre o assunto, tendo em vista a importância que o leite de cabra representa não só para a região Nordeste, mas para todos aqueles que fazem uso desse alimento.
CONCLUSÃO:
A média da concentração de retinol encontrada no leite caprino estudado (20,93 ± 4,61 µg/dL) foi inferior à média de retinol em leite de cabra estabelecida pela USDA. A condução de estudos sistemáticos para avaliar a concentração de retinol no leite caprino é necessária, sobretudo daquele produzido na região Nordeste do Brasil, onde se encontra boa parte da produção brasileira, bem como a maior taxa de desnutrição infantil. Somente a partir desses resultados podem ser avaliadas medidas a serem adotadas para suprir as necessidades dos consumidores, já que grande parte desta produção é destinada a programas governamentais de merenda escolar e de combate à desnutrição infantil na população carente (EVANDRO JUNIOR, 2008). A tomada de decisão pode ser através da consorciação com outras fontes ricas em vitamina A ou através do manejo adequado das cabras em lactação. A deficiência da vitamina A tem sido um importante tópico de saúde pública, já que está diretamente relacionada à vulnerabilidade orgânica e é especialmente importante para a resposta imunológica do ser humano. Dessa forma, espera-se que os dados do presente estudo contribuam para a escassa literatura acerca do assunto.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: leite de cabra, nordeste, retinol.