62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
KACIANNI DE SOUSA FERREIRA 1, 2
1. CMEI Profa. Carmen Fernandes Pedroza
2. Secretaria Municipal de Educação de Natal
INTRODUÇÃO:

Este trabalho baseia-se nas aulas de Ensino de Arte, ministradas no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Carmen Fernandes Pedroza, no bairro Felipe Camarão, na cidade do Natal/RN, durante o ano letivo de 2009. Tem como objetivos estimular e favorecer o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral da criança, expandindo sua capacidade de aprender, apreciar e descobrir a alegria de fazer seu próprio brinquedo e participar de diversas brincadeiras. O trabalho aborda aspectos relevantes como o interesse, a concentração e participação das crianças, com faixa etária entre 4 e 6 anos, através da confecção de brinquedos com material reciclável, bem como o estímulo e incentivo a preservação da natureza.

METODOLOGIA:

As aulas tiveram um ambiente não-competitivo e a recompensa maior era o prazer de fazer brinquedos, brincar com os mesmos e realizar diversas brincadeiras com os colegas. As aulas aconteceram em sala e no pátio da escola. A princípio, dialogamos sobre o lixo que podemos reutilizar para construirmos brinquedos e outros objetos. Os brinquedos a serem confeccionados eram escolhidos de acordo com o material que tínhamos disponível. A cada semana, as crianças confeccionavam um brinquedo, e, em seguida, brincavam com o mesmo. A confecção do brinquedo era mostrada passo a passo, com todas as crianças sentadas no chão, formando um círculo. Algumas delas, no entanto, não conseguiram confeccionar os brinquedos sozinhas, necessitando da ajuda da professora. Em seguida, todas brincavam com seus brinquedos. Ao final da aula, cada criança levava seu brinquedo para casa. Foi realizada uma exposição, no corredor na escola, com alguns brinquedos confeccionados durante todo o ano. A produção das crianças foi registrada através de fotos e filmagens.

RESULTADOS:

Os resultados foram mais que satisfatórios, pois o envolvimento e a participação das crianças foram intensos. A confecção de brinquedos e a participação em diversas brincadeiras permitiram a diversificação e ampliação de suas experiências, proporcionando às crianças alegria e prazer, boa convivência com os colegas, estímulo intelectual, desenvolvimento das percepções visual e tátil, coordenação motora, linguagem oral, expressão corporal, concentração e criatividade.

CONCLUSÃO:

Através da confecção de brinquedos (a partir de garrafas e tampas plásticas, latas, jornais, papelão, sacos plásticos, rolos de papel higiênico, caixas de remédio, palitos de picolé etc.) e brincadeiras, podemos afirmar que foram estimulados o potencial criativo, a consciência ecológica e a auto-estima de cada criança, o que oportunizou o autodomínio, a auto-expressão e a auto-realização de cada uma delas. As aulas ficaram muito mais interessantes e a aprendizagem mais significativa. Ou seja, além de ser uma excelente forma de contribuir com a preservação do meio ambiente e despertar a consciência ecológica das crianças, a confecção de brinquedos com material reciclável e as brincadeiras proporcionam a qualquer educador, experiências, matéria prima e material didático pedagógico diferenciado, oferecendo recurso motivador e interdisciplinar.

Palavras-chave: Ensino de arte e educação ambiental, Confecção de brinquedos e brincadeiras, Educação infantil.