62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
DARWIN NA BAHIA E A ORIGEM DAS ESPÉCIES: PROGRAMA DE AÇÕES EDUCATIVAS E SEUS RESULTDOS
Esiel Pereira Santos 1
Josefa Rosimere Lira da Silva 1
1. Departamento de Zoologia, Instituto de Biologia, UFBA/FAPESB
INTRODUÇÃO:
A figura de Charles Darwin (1809-1882), cientista e naturalista, foi e continua sendo muito importante para o mundo científico, não somente no campo das ciências biológicas, como também em outras áreas do conhecimento. Por este motivo, a comunidade científica do mundo inteiro vem se organizando para celebrar nos anos 2008 e 2009, os 200 anos de seu nascimento, e os 150 anos da publicação do livro "The origin of species" (1859), de sua autoria e co-autoria de Alfred Wallace (1823-1913). Considerando a importância deste evento, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia, e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), realizam o projeto Darwin na Bahia, a fim de destacar a importância da figura de Charles Darwin para a ciência, e as suas duas passagens neste mesmo estado (1832 e 1836), e a implicância desta passagem para a construção da teoria da Seleção Natural das Espécies. Devido a esta importância, o evento teve o objetivo de esclarecer e desconstruir mitos a cerca da teoria de Darwin e proporcionar integração e acesso a cultura para população baiana. Partindo deste pressuposto, o Núcleo de Pesquisa em Educação, Vocação e Divulgação Científica, Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o apoio do Governo do Estado da Bahia (através da FAPESB) e da UFBA, por meio dos Programas de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e em Ecologia e Biomonitoramento (UFBA), promove uma série de ações educativas e de divulgação para a popularização do conhecimento e da passagem de Charles Darwin aqui na Bahia há 177 anos. Estas ações educativas contou com a exposição de uma réplica em miniatura do HMS Beagle, navio ao qual Darwin viajou pelo mundo, pôsteres do cedidos pelo Conselho Britânico, experimentos e jogos construídos e apresentados por jovens cientistas do ensino básico (fundamental e médio), contando também com palestras, oficinas e peças teatrais que contavam um pouco sobre a vida e obra do cientista Charles Darwin.E através destas ações, foi realizado uma pesquisa a fim de saber o que o público Alvo (professores e estudantes do ensino básico) puderam apreender através destas ações educativas.
METODOLOGIA:
Para desenvolver a pesquisa, foram feitas entrevistas filmadas com estudantes (ensino médio) e professores das instituições de ensino ao qual nos convidaram para levarmos a exposição. Estas entrevistas possuem o caráter de amostra (feita apenas com voluntários) e filmadas. Para tal foi desenvolvido dois guiões de entrevistas distintos (um para professores, contendo seis perguntas, e um para estudantes, contendo três perguntas). Após as entrevistas, as respostas forma analisadas e separadas em grupos de categorias (tipos de respostas) que se apresentavam em grande incidência pelos entrevistados a fim de verificar as impressões e o conteúdo que foi significativo para estes dois grupos (professores e estudantes do ensino médio).
RESULTADOS:
Através da análise das entrevistas, pudemos observar que a exposição, da forma pelo qual se apresenta foi bem aceita pelo público, principalmente pelos estudantes, e que os mesmos puderam apreender muito sobre a vida e obra de Charles Darwin. Tal sucesso foi atribuído pela forma lúdica, interativa e criativa de levar o conteúdo sobre Darwin e sua teoria, através de atividades que propõem a participação ativa do nosso público alvo. A falta que foi percebida na entrevista foi em relação as questões mais técnicas a cerca da teoria evolucionista de Charles Darwin, a teoria da seleção natural das espécies pelo meio ambiente.
CONCLUSÃO:
Pudemos constatar que a maioria dos estudantes possuíam carências sobre o conhecimento e conceitos básicos relacionados ao evolucionismo e a teoria da seleção natural das espécies, importantes para o estudo das ciências desde a educação infantil, bem como quem foi a figura de Charles Darwin. Percebemos também, dentre outras coisas, que os professores da maioria das instituições visitadas tinham o interesse de tornar seus estudantes mais próximos destes conhecimentos, desta forma convidando a exposição para integrar às suas atividades no espaço escolar.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado da Bahia (FAPESB)
Palavras-chave: Evolucionismo, Popularização da ciência, Educação.