62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS AGUAS DE CHUVAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PAISAGEM DA CIDADE DE NATAL/RN
ADRIANO EDUARDO LIVIO ALVES 1
KARINA MESSIAS DA SILVA ALVES 1
FERNANDO MOREIRA DA SILVA 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
INTRODUÇÃO:
As chuvas ácidas são uma das principais agressões ao meio ambiente, conseqüência da queima de combustíveis fósseis e de poluentes industriais a base de dióxido de enxofre lançados na atmosfera. O objetivo da pesquisa foi monitorar e analisar a variação da qualidade da água de chuva na cidade de Natal, procurando investigar a influência dessa qualidade nas escalas local, regional e global, além de procurar possíveis efeitos dessa qualidade na paisagem local.
METODOLOGIA:
A coleta de dados foi feita no período de dezembro de 2005 a dezembro de 2007. Utilizou-se de técnicas de nefanálise na identificação de sistemas sinóticos, pesquisa de campo na procura de possíveis efeitos na paisagem da chuva ácida, além de coleta e analise de dados de precipitação e seu grau de acidez. Estatística descritiva utilizada (desvio padrão e coeficiente de variação) serviu para monitorar o comportamento químico da precipitação, além do monitoramento dos erros nas medições de pH, nível de confiança, distribuição de Gauss Normalizada, intervalo de confiança, Análise de Variância - ANOVA foram também utilizadas.
RESULTADOS:

Apresenta como principais resultados uma variação de pH da agua de chuva entre 5,021 e 6,836, com uma média de 5,958 e desvio padrão de 0,402, demonstrando que a média pode representar a amostra. Assim, pode-se inferir que, segundo a Resolução do CONAMA 357 (águas doces o índice de acidez deverá ficar entre 6,0 e 9,0), a precipitação de Natal/RN é pouco ácida. Constata-se que a Zona de Convergência Intertropical apresentou os valores mais ácidos entre os sistemas sinóticos analisados, tendo em sua média o valor de pH de 5,617, o que significa um valor já ácido, com um desvio padrão de 0,235 e com o coeficiente de variação de 4,183% o que demonstra que a média pode representar a amostra. Já na pesquisa de campo, foram localizados vários locais que sofrem fortemente a ação da chuva ácida. Contudo, os resultados são iniciais e necessitam de maiores investigações, inclusive com o uso de novas metodologias.

CONCLUSÃO:

As análises dos dados desse estudo permitiram diagnosticar a acidez da chuva em Natal/RN, tendo em vista que das oitenta e sete amostras analisadas, o valor mínimo foi de pH 5,152, onde 35,55% dos dados deram valores abaixo do que 5,65, o que segundo a proposta de Goldemberg e Villanueva (2003) caracteriza a chuva ácida, isso é preocupante pois esse pH pode alterar até a qualidade da água que bebemos. As análises estatísticas (ANOVA), teste de significância da média entre os sistemas sinóticos, mostraram que há um comportamento característico para cada sistema sinótico. A Zona de Convergência Intertropical demonstrou os valores mais ácidos entre os sistemas sinóticos analisados, tendo em sua média um valor de pH de 5,681, demonstrando um valor no limite da acidez máxima permitida (5,65), com um desvio padrão de 0,321 e com o coeficiente de variação de 5,654%. A inexistência de dados históricos da acidez dificulta uma análise mais profunda dos dados levantados, inclusive devido ao fato de não se analisar todas as substâncias que poderiam estar presentes na água, tais como o cálcio, a amônia, o magnésio, o potássio e o nitrato, que daria uma análise mais profunda da qualidade das chuvas em Natal/RN.

Outro fato importante encontrado pelo trabalho foi a ação da acidez da chuva na paisagem da cidade, diagnosticando que vários pontos da cidade já se encontram com grande nível de deteriorização em monumentos e prédios, gerando muitos gastos para a conservação dos mesmos, além de gerar riscos (no caso dos prédios), pois afeta diretamente na resistência do concreto e conseqüentemente na sua estrutura física.

A pesquisa mostra o grau de importância de um monitoramento contínuo da acidez da chuva em Natal, somente assim, se tornará possível obter uma evolução temporal do comportamento do pH em Natal/RN. Assim, se faz necessário um monitoramento da situação que pode agravar e afetar a saúde humana, bem como a vegetação, e corpos d'água do entorno.

O comportamento da tendência do pH mostra o quanto é importante frisar que o futuro do abastecimento de água potável na cidade está em jogo, pois se não encontrarmos outras alternativas ficaremos submissos as condições geradas pela relação homem-natureza, por isso a importância desse trabalho, que mostra o quanto é necessário um monitoramento das águas de chuvas, para que em cenários advindos e adversos se possa assegurar uma fonte alternativa de água, sendo não somente para o consumo humano, mais como uma ferramenta de planejamento urbano.

Se tivermos uma maior compreensão sobre o tema, poderemos futuramente ter um meio ambiente mais saudável para as futuras gerações do nosso planeta.

Instituição de Fomento: UFRN
Palavras-chave: CHUVAS ÁCIDAS, PAISAGEM, SISTEMAS SINÓTICOS.