62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
ENCONTRO COM AUTORES: CONHECIMENTO E PAIXÃO
Allan Phablo de Queiroz 1
Ailton Siqueira de Sousa Fonseca 1
1. DCSP; FAFIC; UERN
INTRODUÇÃO:
Há mais de um ano o Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UERN, vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão. Dentre as atividades de extensão encontra-se o projeto Encontros com Autores que teve inicio em 2009.1 e o termino de seu primeiro ciclo em 2009.2. Esse projeto acontecia e continua acontecendo (em seu segundo ciclo 2010.1) sempre na última sexta-feira de cada mês, às 5 horas da tarde, na livraria Potylivros, na cidade de Mossoró-RN. Trata-se de um momento de escuta, apreensão e compreensão da trajetória intelectual de um autor ou escritor nacional, internacional ou local apresentado e discutido por uma pessoa convidada a falar de sua paixão pela vida/obra do escritor ou autor escolhido. O objetivo é mostrar o quanto a paixão é construtora de novos conhecimentos sobre o próprio conhecimento, sobre o ser e a vida.
METODOLOGIA:
A cada apresentação, o expositor tem 50 minutos para falar da sua descoberta, sua aprendizagem, seus diálogos, suas motivações e interesses pelo autor ou escritor de sua paixão intelectual. Em seguida acontece um diálogo entre o apresentador e os ouvintes presentes na livraria. Como sempre acontece, essa pessoa convidada a falar além de se demonstrar uma grande apaixonada é também uma grande estudiosa da vida/obra do autor por ele apresentado. Cada encontro é gravado e editado pelo curso de Comunicação Social/UERN e editado em DVDs para serem veiculados em TVs locais e encaminhado às escolas de ensino médio e público do município. Além disso, é solicitado de cada apresentador um texto com a sua fala escrita para em breve ser lançado em forma de livro juntamente com todas as outras apresentações.
RESULTADOS:
Já foram realizados vários encontros/exposições: Machado de Assis, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Raduan Nassar, Fernando Pessoa, Mario Quintana, Ernesto Sabato, José Lins do Rêgo, Carlos Heitor Cony, Patativa do Assaré, Edgar Allan Poe, Guimarães Rosa, Lobo Antunes. Trata-se, sem dúvida, de uma ocasião importante para o diálogo com outras vozes como os poetas, escritores, estudantes, professores, jornalistas, comunicadores e artistas locais que se fazem presentes nas apresentações. Esses encontros têm mostrado que a paixão é, sem dúvida, apaixonante, contagiante e por meio dela é possível realimentar o "oficio" das grandes narrativas e leituras. Por meio de atividades como essa, o Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo, aposta cognitivamente no exercício de repensar o próprio pensamento, de elaborar um conhecimento do próprio conhecimento, bem como numa reflexão racional e apaixonada capaz de reencantar a vida e a ciência.
CONCLUSÃO:
Pelo desenvolvimento das atividades, pelos relatos colhidos durante as apresentações e pelos resultados obtidos, podemos afirmar que a aprendizagem e o conhecimento não ocorrem de forma exclusivamente racional, técnico e prático. O homem é um sapiens-demens, racional e lúdico, prático e sonhador, portanto qualquer construção ou reconstrução da vida, da ciência e da aprendizagem deve conciliar, em diálogos complexos, os paradoxos e ambigüidades do próprio ser e do próprio conhecimento. Tudo corrobora para afirmarmos, ainda, que a vida e o conhecimento estão carentes de novas paixões capazes de novos desbravamentos, novas aventuras cognitivas, novas conquistas e descobertas capazes de ampliar os limites disciplinares e científicos que vem marcando a vida e a academia.
Instituição de Fomento: UERN - PROEX
Palavras-chave: Literatura, Trajetória intelectual, Conhecimento.