62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORARDORES DO ENTORNO DE DUAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO NA ZONA URBANA DE DOURADOS
Leandro Darc da Silva 1
Cynthia de Barros Mansur 1
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS
INTRODUÇÃO:
Regiões diversificadas do planeta sofrem constantemente com os processos transformadores da paisagem que podem ser decorrentes dos fatores antrópicos ou por fatores naturais. Na maioria das vezes os agentes oriundos das agressões humanas, impulsionados pelas novas dinâmicas econômicas globais, acabam expondo os espaços naturais a riscos de escalas diferentes de degradação, como pode ser observado nos centros urbanos. Os valores e oportunidades do mundo atual se encontram em crise devido aos vários séculos de exploração e desigualdades, contribuindo para o crescimento das cidades, diminuindo a qualidade do ar, aumentando a ocupação de áreas inadequadas para urbanização principalmente encostas e ambientes ribeirinhos, juntamente com contaminação dos recursos hídricos por esgotos e depósitos de variados produtos além da especulação imobiliária, fazem com que o meio ambiente urbano apresente uma heterogeneidade espacial enorme. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção ambiental da população que mora no entorno das áreas dos córregos Água Boa e Rego D'água do município de Dourados, MS, quanto a sua situação e importância.
METODOLOGIA:
Na tentativa de identificar os impactos negativos e compreender a relação destes com a expansão urbana primariamente foi realizado um levantamento bibliográfico, com pesquisas em livros e artigos científicos, com embasamento de conteúdos de interesse relatados por diferentes autores, tratando sobre as consequências causadas pelos impactos sócio-ambientais na natureza. Na análise das condições das áreas de preservação, foi realizado um levantamento sobre a percepção ambiental da população, por meio de 50 questionários sócio-ambiental no qual haviam questões estruturadas abertas e fechadas a respeito do assunto. Os questionários foram aplicados aos moradores do entorno dos córregos Água Boa e Rego D´Água, aleatoriamente, em qualquer período do dia, durante os meses de junho a setembro de 2009. O material utilizado foi uma máquina fotográfica digital, pranchetas e tabelas para anotações de informações importantes a respeito da paisagem, mapas dos córregos nos pontos de coleta e fotografias via satélite conseguidas através do google earth.
RESULTADOS:
A escolaridade é reduzida entres os residentes próximos de ambos os córregos, sendo que a grande maioria possui ensino fundamental incompleto e boa parte não sabem ler nem escrever. Mais de 60% dos moradores residem no local a mais de cinco anos e a grande maioria das casas do córrego Água Boa e Rego D'água são ocupações irregulares. Quanto ao uso da água do córrego para alguma função, todos afirmaram não utilizá-la. Apesar de haver sistema de coleta do lixo regularmente na região, muitas pessoas preferem arremessar o lixo diretamente no regato contribuindo para o entupimento dos bueiros o que leva a inundações das casas que margeiam os cursos d'água. A área ao redor de ambos os córregos encontra-se totalmente deteriorada fato que foi confirmado, independente do riacho, por quase todos moradores. Quanto a importância da presença do córrego próximo a residência, 100% das pessoas entrevistadas do córrego Água Boa consideram que a presença deste próximo as suas casas pode ser considerado um fator positivo. No córrego Rego D'água, apenas um percentual de 8% dos entrevistados não considera importante a presença do mesmo perto de suas casas. Dos pontos negativos apresentados pelos moradores estão o mau cheiro, lixo, esgoto e animais em estado de putrefação entre outros fatores.
CONCLUSÃO:
É preciso que haja a garantia na preservação das nascentes e cursos d'água, bem como no aumento da permeabilidade do solo e no aproveitamento mais coordenado do espaço urbano para proporcionar uma melhoria na preservação dos ecossistemas, evitando desta maneira a extinção de espécies da fauna e flora contribuindo para uma melhor amenização do clima. Pode-se concluir com base nos resultados obtidos que não apenas as nascentes, mas todo o trajeto dos córregos Água Boa e Rego D'água encontram-se afetados por ações antrópicas. As cidades sustentáveis vêm ganhando grande destaque nos últimos anos podendo ser uma alternativa que ajude a minimizar os impactos antrópicos no ambiente. Anteriormente a realização de projetos de recuperação ambiental, deve-se realizar um trabalho de sensibilização ambiental da população, para que esta apoie as ações a serem realizadas. Sugere-se a realização de novos trabalhos para maior compreensão e esclarecimento dos efeitos antrópicos presentes nos córregos da cidade de Dourados.
Palavras-chave: Ações antrópicas, Córregos urbanos, Percepção ambiental.