62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
SÍMBOLOS ADINKRAS: CONHECENDO E VALORIZANDO A CULTURA AFRICANA ATRAVÉS DA ARTE
Lindinalva Maria Barbosa Bezerra 1
Maria Zélia dos Santos 1
1. Escola Municipal João Batista Lippo Neto
INTRODUÇÃO:
 

A escravidão no Brasil provocou muitas mazelas na nossa sociedade, principalmente em relação a cultura, aos costumes e também ao preconceito racial. Portanto, levando em consideração o artigo 26-A da LDB/1996 que torna obrigatório o estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena no ensino fundamental e médio, objetivamos com a pesquisa que os alunos conheçam e valorizem o estampado adinkra (são símbolos que representam provérbios e aforismo. É uma linguagem de ideogramas impressos, em padrões repetidos, sobre um tecido de algodão.), compreendendo o porque de alguns países africanos,principalmente Gana, utilizarem esses símbolos para estampar seus tecidos. E também para que eles possam respeitar e valorizar a cultura afro-brasileira a partir do conhecimento sobre ela. Os alunos ainda mostram resistência em aceitar e valorizar essa cultura; por isso a escola tem um papel fundamental para conscientizá-los sobre a importância da aceitação da diversidade cultural, contribuindo assim para um mundo mesmo preconceituoso.


METODOLOGIA:
 

A presente pesquisa foi desenvolvida no corrente ano, com vinte estudantes do 2º ciclo do 2º ano do ensino fundamental I. Iniciamos com uma dinâmica em que apresentamos por meio de uma exposição alguns símbolos Adinkra. Posteriormente mostramos seus significados para os estudantes e promovemos uma roda de conversa com o objetivo de confrontar suas opiniões. Em seguida selecionamos alguns símbolos e os confeccionamos em forma de carimbo para estamparmos em tecido. A sistematização da pesquisa se deu por meio de um desfile organizado pelos alunos sobre minha orientação, para toda a comunidade escolar, e por meio deste pudemos divulgar e desmitificar um pouco da cultura africana.


RESULTADOS:
 

Constatou-se que a partir do momento em que os alunos entraram em contato com a cultura afro-brasileira, passaram a conhecê-la e compreendê-la, demonstrando maior valorização e respeito para com a mesma. Foi possível perceber uma mudança de atitude dos educandos. A opção pela exploração desse tema nos possibilitou desenvolver atitudes de respeito às diferentes culturas. Durante todo o projeto os alunos estavam envolvidos, participando ativamente das atividades proposta, demonstrando muita habilidade e prontidão.

CONCLUSÃO:
 

Consideramos de grande importância o trabalho com a valorização de diferentes culturas,uma vez que o mesmo propicia uma ampliação dos horizontes. Os resultados confirmaram a importância de apresentar os conteúdos de maneira atrativa, promovendo situações lúdicas e motivadoras em que os educandos possam interagir com o objeto de conhecimento, refletindo, valorizando e respeitando a diversidade cultural existente.



Palavras-chave: Símbolos Adinkras , Cultura Africana , Sensibilização.