62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
INSETOS HERBÍVOROS EM INFLORESCÊNCIAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE CERRADO E MATA DE GALERIA
Anderson Fernandes de Brito 1
Ivone Rezende Diniz 2
Raúl Alberto Laumann 3
Vitor Osmar Becker 1
Helena Castanheira de Morais 4
1. Universidade de Brasília - UnB
2. Departamento de Zoologia, Universidade de Brasília - UnB
3. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
4. Departamento de Ecologia, Universidade de Brasília - UnB
INTRODUÇÃO:
A composição de famílias de Lepidoptera, baseada em coletas de adultos, difere entre ambientes como, por exemplo, floresta tropical úmida e floresta tropical seca na Costa Rica e entre cerrado e mata de galeria no Brasil Central. Apesar do grande banco de dados sobre lagartas em plantas de cerrado, não temos informações sobre lagartas e suas plantas hospedeiras em mata de galeria. A herbivoria em inflorescências é uma força seletiva importante e antagônica à polinização, afetando características florais e a fenologia de plantas, mas informações sobre faunas de herbívoros nestas estruturas são raras. Este trabalho investiga a composição de espécies e a abundância de lagartas em inflorescências de Roupala montana Aubl. (Proteaceae) em áreas de cerrado típico e de borda de mata de galeria, na Fazenda Água Limpa, DF. R. montana é comum no cerrado e ocorre como regenerante natural na mata do Ribeirão do Gama.
METODOLOGIA:
Durante jul.-ago./08 e abr.-jul./09, foram coletadas inflorescências nos dois ambientes. Em laboratório, cada inflorescência foi mantida em pote plástico fechado com filó, com o pedúnculo inserido em um vidro contendo água. Para lagartas encontradas externamente nas inflorescências foram acrescentadas novas inflorescências sempre que necessário. Os insetos que emergiram como adultos nos potes foram mortos por congelamento, sendo montados a seco, identificados e incluídos na Coleção Entomológica do Dept. Zoologia, IB, UnB. Uma parte dos insetos ainda não foi identificada. As comparações entre ambientes foram: inflorescências com emergência de lepidópteros e de seus parasitóides (tabela de contingência), similaridade das faunas de Lepidoptera e de parasitóides (índices de Sorensen e de Bray Curtis) e riqueza de espécies de Lepidoptera (curvas de rarefação). Os índices de similaridade e as curvas de rarefação foram calculados pelo EstimateS.
RESULTADOS:
Foram coletadas 230 inflorescências na mata e 250 no cerrado, e o cerrado apresentou uma maior freqüência de inflorescências com lepidópteros (47%) do que a mata (36%) (X² = 5,656 p = 0,02). Parasitóides (Hymenoptera) ocorreram em 29% das inflorescências com lepidópteros no cerrado e em 12% na mata (X² = 8,189 p = 0,004). Até agora foram identificadas 22 espécies de lepidópteros, com predominância de Lycaenidae e Geometridae. Das cinco espécies mais abundantes, três são restritas a Roupala: Acrolepiopsis sp. (Acrolepiidae), Cerconota sciaphilina (Elachistidae) e Recurvaria sp. (Gelechiidae). As outras duas espécies são polífagas: Synchlora gerularia (Geometridae) e Crocidosema sp. (Tortricidae). Considerando as espécies identificadas e as morfo-espécies, a similaridade de larvas de Lepidoptera entre os ambientes fica em torno de 50% (So = 0.536 BC = 0,448), enquanto a de parasitóides é menor que 30% (So = 0,285 BC = 139). A riqueza de espécies não diferiu entre os ambientes.
CONCLUSÃO:
Os resultados mostram que as inflorescências de Roupala em cerrado sofrem maior freqüência de ataque de herbívoros que em borda de mata de galeria. Por outro lado, as lagartas sofrem uma maior pressão de parasitismo no cerrado. Roupala floresce cerca de um mês mais cedo na mata de galeria, o que pode estar relacionado com as diferenças de ataque de lagartas nos dois ambientes. A fauna de lepidópteros é similar entre as áreas, mas a de parasitóides é distinta e a riqueza de espécies de lepidópteros não diferiu entre ambientes. A fauna de lagartas em inflorescências de Roupala mostra características similares à encontrada nessas estruturas em outras plantas hospedeiras de cerrado. Espécies especialistas nesse recurso são mais abundantes, como é o caso de Acrolepiopsis sp. e C. sciaphilina, e várias espécies pouco abundantes são polífagas (p.ex., Lycaenidae e Geometridae).
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Lepidoptera, Florivoria, Roupala.