62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Contabilidade - 4. Controloladoria
RELEVÂNCIA DA CONTROLADORIA PARA O PROCESSO DECISÓRIO
Julio Candido de Meirelles Junior 1
1. Universidade Federal Fluminense
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa tem como temática a necessidade de planejamento e controle como estratégia de sobrevivência e crescimento das empresas. Pretende-se levantar alguns questionamentos e reflexões teóricas para o profissional da controladoria. A pesquisa teve como objetivo identificar as contribuições da contabilidade tradicional para a controladoria no processo decisório das entidades. Foi escolhido um grupo de escritórios de contabilidade cujas atividades são predominantemente o trabalho contábil em empresas que optaram pelo regime de tributação do lucro real. Pretende-se verificar se existe algum controle gerencial e se utilizam as demonstrações contábeis como ferramenta de controle gerencial. Espera-se verificar se a controladoria fornece informações e sistemas a seus usuários para que se possa garantir uma gestão eficaz numa visão holística. O trabalho é relevante pois implica na visualização das ferramentas utilizadas pelos contadores na atualidade e os modernos instrumentos gerenciais.

METODOLOGIA:

Pesquisa descritiva e explicativa quanto aos fins. Documental, bibliográfica e com levantamento de dados junto a escritórios contábeis de Juiz de Fora/MG para o universo da pesquisa de campo. A abordagem qualitativa desenvolveu-se através da técnica de entrevistas, exames de documentos, coleta de dados e aplicações de questionário aos contadores responsáveis pelos escritórios, funcionários e usuários da contabilidade das empresas.

RESULTADOS:

Os dados selecionados e avaliados na pesquisa proporcionaram o entendimento de que existe um campo aberto para a contabilidade gerencial e que há uma preocupação por parte dos empresários para a implantação de um sistema de controladoria e treinamento para funcionários. Verificou-se que com relação às ferramentas gerenciais da contabilidade gerencial 90% dos pequenos empreendedores conhecem a apuração e análise do balanço e destes 85% se utilizam dessa análise gerencial. Com relação ao orçamento gerencial 90% do entrevistados conhecem essa ferramenta e 80% a consideram na tomada de decisão e a repassam para seus clientes. Verificou-se que 85% conhecem o fluxo de caixa como ferramenta gerencial e 80% o utilizam como ferramenta gerencial, acompanhado o fluxo de caixa projetado pelo fluxo realizado. Um aspecto importante verificado foi que as empresas que tem em seus quadros profissionais de nível superior na área de contabilidade e gestão apresentaram um índice de entendimento das ferramentas utilizadas superior às empresas que possuem profissionais de nível médio. As empresas que apresentam profissionais de nível superior tendem a utilizar todos os indicadores de desempenho e buscar o máximo de informações adicionais para a complementação das idéias.

CONCLUSÃO:

A pesquisa demonstrou a necessidade de qualificação profissional, como diferencial para a contabilidade moderna, diante não só dos desafios rotineiros, mas de toda visão holística globalizada. Faz-se necessário iniciar mudanças e o aprimoramento da utilização das técnicas atuais e busca constante de novas metodologias que possibilitem um novo direcionamento para o planejamento contábil competitivo e a gestão empresarial. Percebeu-se que com um planejamento coerente e responsável podem-se priorizar as etapas de detalhamento, planejamento e execução de forma competitiva. Verificou-se que é de grande importância o controle de uma organização à medida que não há como se prever as transformações futuras, sendo necessário o conhecimento de técnicas que permitam que o gestor possa visualizar os pontos fortes e fracos da gestão evidenciando um norte para o gerenciamento. Nesse sentido é de grande importância o incentivo ao estudo e a educação continuada, pois a informação e a tecnologia são fatores indispensáveis para a sobrevivência e o crescimento dos escritórios e empresas da região.

Palavras-chave: Controladoria, Demonstrações contábeis, Gestão empresarial.