62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
EXPERIMENTO DE PROPAGAÇÃO RETILÍNEA DA LUZ NUM TRILHO ÓTICO DE P.V.C.
Marcelo Bomfim Corrêa 1
José Carlos Xavier da Silva 2
Carlos Eduardo dos Santos Leal 3
Luiz Felipe Barbosa 1
Natalia dos Santos Dias 1
Anderson Alves 1
1. Instituto de Física, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Uerj
2. Departamento de eletrônica quântica - Instituto de física- Uerj
3. Departamento de Engenharia - UERJ
INTRODUÇÃO:
Um dos grandes problemas atuais do ensino de Física está na falta de laboratórios didáticos nas escolas do Ensino Médio. Com o propósito de minimizar os efeitos desta falta, construímos um trilho ótico, de baixo custo e totalmente feito de P.V.C. A primeira experiência que fizemos foi a da verificação da propagação retilínea da luz, com o uso de materiais de baixos custos e de fácil aquisição. Para a execução do experimento usamos um chaveiro "laser", três pedaços de papelão rígido e um pedaço de linha de nylon. O experimento de mostrou satisfatório, provando de uma forma simples que a luz se propaga em linha reta.
METODOLOGIA:
O banco óptico foi montando a partir de um tubo de P.V.C. do tipo rosca de ¾ de polegada com aproximadamente 1,5 m de extensão e os pés de apoio e as hastes móveis todos construídos de conexões de P.V.C. Colocamos um "laser" em uma extremidade e na outra extremidade um anteparo. Na linha de nylon, penduramos os pedaços de papelão com orifícios e incidimos a luz do chaveiro "laser" até que esta fosse vista no anteparo. Após esta verificação, passamos as medidas que provassem que os três pontos do papelão estivessem em uma mesma linha, verificando assim, a colinearidade dos três pontos.
RESULTADOS:
Após a execução do experimento verificamos que todos os pontos, (orifícios no papelão) estavam alinhados, pois a luz para passar por todos os orifícios deveria estar se propagando em linha reta. Sendo assim, a proposta desta experiência se concretiza, pois para que a luz passasse por todos os orifícios só seria possível se a luz se propagar em linha reta, pois matematicamente todos estes pontos estavam em linha reta.
CONCLUSÃO:
O objetivo deste trabalho de verificar a propagação retilínea da luz e o efetivo uso do banco óptico de P.V.C. de baixo custo foi plenamente alcançado uma vez que pode ser observado o fenômeno de propagação retilínea da luz com precisão e a fácil utilização do equipamento construído pela equipe de trabalho sobre este assunto.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo e pesquisa à pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ
Palavras-chave: Trilho óptico, PVC, Propagação retilínea da luz.