62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
A CRIANÇA E A PESQUISA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ILANNA MÁRNEA ARAÚJO CHAGAS 1
ANA PAULA CAVALCANTI DE LIMA 1
1. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CLAUDETE COSTA MACIEL
INTRODUÇÃO:

A educação infantil atende hoje crianças de 0(zero) a 6(seis) anos de idade, buscando favorecer o seu desenvolvimento integral através das ações do cuidar e educar. A criança é considerada sujeito histórico sócio-cultural que imprime marcas no grupo ao qual pertence. Partindo dessa premissa propomos trazer para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil uma maneira de cuidar e educar que procure romper com os padrões e estereótipos na educação de crianças pequenas. Buscamos abordar as experiências de vida e os valores sócio-culturais das crianças em sala de aula, de modo a ampliar suas idéias, conhecimentos e sentimentos, articulando-as com a proposta curricular desse nível de ensino. O objetivo desse estudo é apresentar o trabalho com temas de pesquisa na educação infantil, avaliando as possibilidades de aprendizagens e interesses das crianças nessa metodologia de ensino.

METODOLOGIA:

O trabalho com temas de pesquisa foi desenvolvido numa turma de berçário II do Cento Municipal de Educação Infantil Claudete Costa Maciel, composta por 16 crianças na faixa etária de 1(um) a 2( dois) anos. Fundamentamos-nos  em teóricos que estudam a concepção de criança e o trabalho com pesquisa na educação infantil. Inicialmente, procuramos conhecer as crianças para análise de seus interesses e necessidades. Em seguida planejamos a proposta pedagógica da turma. Sendo os temas de pesquisas definidos são articulados a essa proposta pedagógica.  A pesquisa é desenvolvida pela turma em 4(quatro) etapas: como surgiu a pesquisa, o que sabemos, o que queremos saber e o que aprendemos. Nessa idade do berçário, a professora empresta sua fala para expressar as idéias e sentimentos das crianças e o registro é feito através da nota das falas das crianças, desenhos e fotos. No final é construído o álbum de pesquisa com as experiências vividas pelas crianças e o conhecimento adquirido.

RESULTADOS:

Nosso ponto de partida foi articular a realidade vivida pelas crianças com as possibilidades de aprendizagem que surgem nas relações do grupo. Dessa forma as crianças se envolveram com o trabalho com temas de pesquisa, na medida em que estes estavam relacionados com suas experiências de vida, interesse e necessidades. Foi importante a participação deles em todo o processo de construção da pesquisa, desde a escolha do tema a construção do mural da pesquisa, o que tornou significativo o processo ensino-aprendizagem. Percebemos que o interesse das crianças dessa faixa etária é sobre o corpo, a família, escola, animais e música. No final do processo as crianças reconhecem seus trabalhos, expressam a alegria de ter realizado os mesmos e os valorizam.

CONCLUSÃO:

O trabalho com tema de pesquisa deve ser significativo para que desperte interesse e curiosidade das crianças no assunto investigado. Estas devem participar de todo o processo de pesquisa para que descubram de forma prazerosa o assunto investigado e torne significativo a aprendizagem dos conteúdos que estão sendo trabalhados na pesquisa. O tema de pesquisa é integrado às atividades da rotina e envolve diferentes áreas do conhecimento, de modo a contemplar a relação local e global do processo ensino-aprendizagem. Tendo a realidade como geradora dos temas da pesquisa, encontramos os recortes do real na sua complexidade, surgindo à necessidade de se adotar uma perspectiva interdisciplinar, garantindo as especificidades de cada área. Não existe idade para iniciar o trabalho com temas de pesquisa, o professor deve mediar esse trabalho, acompanhando o desenvolvimento da criança, respeitando seu conhecimento e limitações, definindo junto a ela o começo, meio e fim da pesquisa.

Instituição de Fomento: CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CLAUDETE COSTA MACIEL
Palavras-chave: EDUCAÇÃO INFANTIL, PESQUISA, INTERDISCIPLINARIDADE.