62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
O PROJETO PROEJA/TRANSIARTE: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-AÇÃO EM CIBERARTE.    
Dorisdei Valente Rodrigues 1
1. Faculdade de Educação - PPGE , Universidade de Brasília - UNB
INTRODUÇÃO:

Atualmente, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, desenvolve o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - (PROEJA). Esta pesquisa investiga o Projeto de pesquisa Proeja/Transiarte e seus principais efeitos do desencadeamento da pesquisa-ação no processo de criação e na produção ciberartistica durante o segundo semestre de 2008, que culminou na animação Encontro de Gerações. A pesquisa foi realizada com alunos da Educação de Jovens e Adultos no Centro de Ensino Médio 03 da Ceilândia (CEM 03) situada na periferia do Distrito Federal.

METODOLOGIA:

O procedimento metodológico constitui uma abordagem qualitativa, a pesquisa-ação e nesse caso, a metodologia se organiza pelas situações relevantes que emergem do processo das oficinas de transiarte pela escuta sensível (Barbier, 2007) na produção de dados descritivos: verbalizadas, escritas e filmadas da conduta dos sujeitos sendo o foco da análise do processo de investigação na construção artística.

RESULTADOS:

A transiarte trabalha o processo de transição artística coletiva, entre os espaços presenciais da arte popular, e de grupo, e os espaços virtuais da ciberarte. Desenvolve novas possibilidades criativas, com uso de softwares livres específicos para manipulação e edição de imagens, além de Incentivar a disseminação da cultural local, promovendo a criatividade dos participantes no coletivo nas oficinas de transiarte.O resultado estético é apresentado em formato de fotografias e animação que pode ser acessado no site www.proejatransiartetube.cefetgo.br como possibilidades de construção ciberartística e coletiva no ambiente escolar na atualidade contemporânea.

CONCLUSÃO:

A particularidade da Transiarte é a expressão de comunicar-se pela arte, não importa se essa arte é presencial é erudita ou popular, se é pintada, fotografada, filmada ou se é resultado da construção de um objeto. Portanto, o fazer artístico nessa área deve concentrar seus esforços em fazer com que o aluno consiga se expressar através da criação intencional e perceber as mudanças a sua volta, seu poder de transformar e ser transformado durante o processo. Sugiro o Proeja/transiarte como possibilidade de desenvolver habilidades artísticas, como uma das formas possíveis de inclusão dos sujeitos na sociedade da informação e comunicação pela expressão artística na democratização de diferentes áreas de conhecimento.

Palavras-chave: Arte Educação , Pesquisa-ação, Ciberarte.