62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
USO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR DO ENSINO DE FÍSICA
Aline Sá do Espirito Santo 1
Paula Rocha Pessanha 1
José Carlos Xavier da Silva 1
1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
INTRODUÇÃO:
O signo é mutável em sua condição. A entonação, a situação ou contexto e o sentido trazem um valor novo ao signo, afetando a sua significação no processo social da linguagem. No dizer de Bakhtin, através da enunciação, a interação verbal é realizada como fenômeno social. Ele concebe a interação verbal como todas as formas de diálogo, ou seja, atos de fala, que podem ser resumidos sob o termo discurso, seja oral ou escrito. Ele valoriza o ato de fala, a enunciação, e afirma sua natureza social: "a fala está indissoluvelmente ligada às condições de comunicação, que, por sua vez, estão ligadas às estruturas sociais". Podemos considerar as canções como importantes referenciais sobre a cultura de nossa época e as visões de mundo, vida e sociedade, as quais estão mais que presentes em parte do processo de comunicação utilizado pelos jovens inseridos no Ensino Médio. A partir do momento que nos inserimos no discurso destes, podemos adaptar nossa forma de ensinar para conseguir uma maior concentração e construir indivíduos curiosos, que buscam o saber de forma crítica. Conciliando a arte e o prazer relativos à música se podem quebrar diversos tabus de que a Física é uma ciência puramente matemática.
METODOLOGIA:
Este trabalho vem propor como elemento motivador e material didático de apoio o uso de letras de música, em sala de aula de estudantes do Ensino Médio. A utilização desse tipo de material sugere uma abordagem interdisciplinar que recorra a conhecimentos adquiridos em Português e Literatura nos ensinamentos dos conceitos de Física. Ao apresentar letras de músicas de intérpretes brasileiros, se promove uma interpretação dos tópicos da Física nestas canções, nas formas literal - o real significado da palavra, ou conotativo - quando se atribui um significado poético ao termo. Letra da música "Melhor para mim" foi apresentada na forma impressa em salas de aula de colégios de ensino médio na zona norte do estado do Rio de Janeiro e foram promovidas discussões sobre a aplicação dos conceitos físicos numa aula descontraída e dinâmica. Foi estipulado um tempo de 15 minutos para a leitura e identificação de grandezas físicas conhecidas ou trechos que, de alguma forma, remetessem a fenômenos físicos. Após a leitura, a aluna de licenciatura, com a participação do professor de Física da turma, promoveu uma roda de debate com os alunos.
RESULTADOS:
Os alunos se familiarizaram com a atividade, apesar da surpresa inicial, pela irreverência no método de ensinar Física no colégio. Se concentraram na execução da tarefa, tirando suas dúvidas quanto ao assunto envolvido na música e relacionando-o com fatos do cotidiano de cada um. Desta forma, sentiram que a Física pode se tornar uma aliada, e fugir do paradigma de se resumir somente a fórmulas e problemas. A preservação do meio ambiente pode usar esta tarefa como um gancho - de que forma os alunos podem, através de seus conhecimentos em Física, contribuir em seus lares e em seus bairros para a preservação do meio ambiente, gerando, assim, uma consciência global.
CONCLUSÃO:
A filosofia da natureza, por exemplo, pode ser descrita por descobrimentos, ora inesperados, que lhe determinaram seu curso. Estes descobrimentos podem ser vistos como um progresso intelectual, que tem associações em seu crescimento como uma "evolução mental". Isto pode ser observado nos "conceitos" construídos pelos alunos. A música é envolvente, cativante e uma ótima ferramenta de ensino e aprendizado, uma vez que não há ser humano no mundo que rejeite qualquer fonte de relaxamento e prazer. Conforme cita Gregório J. Pereira de Queiroz na capa de seu livro, "a música compõe o homem, o homem compõe a música". Fazer a análise de letras musicais é um interessante exercício, a partir do momento que consideramos as relações entre ciência e música. Em algumas letras de músicas podem ser encontrados temas gerais da ciência como é o caso de "A ciência em si" de Gilberto Gil e Arnaldo Antunes. Outras letras carregam temas mais específicos, como é observado em "Azul", uma das faixas de Djavan ao Vivo, de 1999. A música pode funcionar como elemento motivador com potencial para despertar o interesse dos estudantes por determinado tema. Assim esses materiais adquirem grande potencial para uso didático.
Palavras-chave: Ensino de Física, Música, Aprendizado significativo.