62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
ANÁLISE DA REGRESSÃO LINEAR ENTRE AS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE NO ESTADO DA PARAÍBA ENTRE 2000 - 2005.
Cayo Farias Pereira. 1
Rui de Oliveira. 1
Celeide Maria Belmont Sabino Meira. 1
Ruth Silveira do Nascimento. 1
1. Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.
INTRODUÇÃO:

Atualmente, há a compreensão que os serviços de saneamento básico são de vital importância para proteger a saúde da população, minimizar as conseqüências da pobreza e proteger o meio ambiente. No Brasil, no entanto, os recursos financeiros disponíveis para o setor são escassos. Logo, a ausência de estudos sobre a influência da cobertura populacional por serviços de saneamento sobre as condições de saúde existentes nas diferentes unidades da federação, constitui uma importante lacuna nas pesquisas no campo do saneamento no país.

 

Diante dessa problemática o presente trabalho visa estudar a associação entre  saneamento básico e saúde, contribuindo para avaliar e subsidiar a situação da saúde e infra-estrutura de saneamento, identificando pontos estratégicos para intervenções que proporcionem uma melhor qualidade de vida. Para isso, foi realizado um estudo com base nos indicadores epidemiológicos do estado da Paraíba, utilizando dados secundários do banco de dados "Indicadores e dados básicos para a saúde 2006", do Ministério da Saúde. Também visa resumir informações úteis para o decréscimo da mortalidade em nosso meio, proporcionando aos gestores públicos indicações para o planejamento e implantação de ações preventivas na implementação de políticas públicas.

METODOLOGIA:

No delineamento epidemiológico foi empregado o estudo ecológico, utilizando agregados populacionais como unidade de análise. A base de informações é composta por dados secundários provenientes dos "Indicadores e dados básicos para a saúde 2006" disponibilizados pelo Ministério da Saúde, sendo assim delimitado o período de cinco anos para o estudo.

 

O indicador epidemiológico, considerado como variável dependente foi a mortalidade por doenças diarréicas em menores de cinco anos de idade. As variáveis independentes foram os indicadores demográficos (grau de urbanização e expectativa de vida), sócio-econômico (proporção de pobres), gastos públicos (gasto público com saúde como proporção do PIB e o valor gasto em reais) e os de cobertura por serviços de saúde e de saneamento (número de gestantes com acompanhamento pré-natal, cobertura vacinal, cobertura por redes de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e coleta de resíduos sólidos).

 

A análise dos indicadores obedeceu à descrição e à regressão linear, relacionando-os e  descrevendo-os de forma comparativa através de gráficos.

 

Foi utilizado o software estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 13.0.

RESULTADOS:

A qualidade dos indicadores depende de inúmeros componentes, dentre os quais: o tamanho da população em risco, freqüência de casos, precisão dos sistemas de informação (coleta, registro e transmissão dos dados). O grau de confiabilidade de um indicador é composto pela validade, sensibilidade e especificidade dos dados.

 

Foi estabelecido o nível de significância de 5% para a análise da regressão linear simples, tendo sido encontradas regressões negativas com o grau de urbanização, expectativa de vida, número de consultas pré-natal, cobertura por serviços de coleta de lixo e esgotamento sanitário, evidenciando que, quanto maior for o grau de urbanização, maior será os investimentos públicos na infra-estrutura das cidades, bem como a implementação de políticas públicas de atenção básica e de saneamento, proporcionando o decréscimo da mortalidade por doenças diarréicas em menores de cinco anos de idade.

 

A falta de informações acerca de outros indicadores é caracterizada pela inclusão tardia destas no sistema, proveniente pela descontinuidade da alimentação do banco de dados pela unidade básica responsável.

CONCLUSÃO:

A confiabilidade dos dados caracteriza-se como fator limitante no estudo, pois é decorrente da falta de confiabilidade de dados do Ministério da Saúde, o que prejudica diretamente na destinação de verbas pelo Governo Federal, impedindo que os problemas relacionados ao saneamento básico sejam resolvidos.

 

Os investimentos em saúde refletiram de forma positiva nas condições demográficas da região e na diminuição das taxas de mortalidade infantil por doenças diarréicas, ao longo dos anos estudados.

 

O estudo da associação entre os indicadores epidemiológicos e as condições de saneamento básico conseguiu revelar o claro relacionamento entre os indicadores com a evolução do saneamento básico no estado da Paraíba. Esta evolução está interligada aos indicadores de gasto público, revelando que quanto maior a disponibilidade de recursos, menores serão os níveis de mortalidade por doenças diarréicas agudas em menores de cinco anos de idade. No entanto, o estado necessita de maiores investimentos em saneamento básico e da implementação de mais políticas públicas de atenção básica em saúde e desenvolvimento sócio-econômico, priorizando o bem estar da população.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Palavras-chave: Indicadores Epidemiológicos, Condições de Saneamento Básico, Regressão Linear.