62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ALTO JURUÁ-AMAZONAS
Katiania Barbosa de Oliveira 1
1. Centro de Ensino Superior do Amazonas-CIESA
INTRODUÇÃO:

INTRODUÇÃO

O presente artigo é parte de uma pesquisa de mestrado e trata da questão da Formação de Professores com o enfoque voltado para a Inclusão de alunos em situação de deficiência. Aborda ainda as políticas públicas para a formação docente. O objetivo desde trabalho é analisar e observar a Formação Inicial e Continuada dos Professores nos municípios de Eirunepé e Envira na região do Alto Juruá-Amazonas, a fim de compreender como tem sido desenvolvido o processo de formação destes professores e seu preparo para receber os alunos em situação de deficiência.

METODOLOGIA:

MÉTODOS

Os caminhos percorridos neste trabalho foram: entrevistas semi-estruturadas, questionário sócio-econômico, coleta de dados por meio de análise destes dados. As entrevistas envolveram Professores, Gestores de Escola, Secretário de Educação, Coordenador de Educação e Pais de crianças em situação de deficiência dos municípios pesquisados.

RESULTADOS:

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Ao percorrermos os caminhos abordados e chegarmos a um resultado, verificamos que os professores do município de Eirunepé e Envira, ou seja, 100% dos professores entrevistados responderam que não se consideram preparado para trabalhar com crianças em situação de deficiência. Relataram ainda que os direcionamentos que receberam para trabalhar com alunos em situação de deficiência foram básicos apenas uma disciplina com a carga horária de 60h, é muito corrido, em outras palavras: não se consideram preparados. Como vemos a Formação Inicial dos Professores foi como eles mesmos citaram: básica, consideram esta disciplina existente no curso de Pedagogia com pouca informação, diante das inúmeras questões que aborda a perspectiva da Inclusão, constatamos ainda que a Formação Continuada não existe, ou seja, o poder público não tem desenvolvido nenhuma ação voltada para a Formação Continuada dos professores nos municípios pesquisados.

CONCLUSÃO:

CONCLUSÕES

No decorrer da pesquisa bibliográfica e de campo percebeu-se que a ação do Estado voltado para a Formação de Professores e Educação Inclusiva é mínima, quase nula. Para que a Educação Inclusiva aconteça em todo país, é preciso que os governantes comecem a enxergar a diversidade do nosso país. Na região do Alto Juruá - Eirunepé e Envira, encontramos inúmeras e grandiosas dificuldades, a começar pela distância geográfica, são municípios longínquos da capital Manaus e por isso não estão apenas distante geograficamente, mas, principalmente no que se refere à Educação, estão prejudicados por estarem tão distante de tudo, é preciso que o governo entenda a diversidade do nosso país e principalmente da região amazônica e crie ações para envolvê-la em todo processo de desenvolvimento existente neste país.

Instituição de Fomento: Instituição de Fomento: CAPES/PROESP
Palavras-chave: Formação Docente, Políticas Públicas, Educação Inclusiva.