62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO COLABORATIVA VOLTADA PARA O APRENDIZADO UTILIZANDO INTERFACE PEN-BASED
Gabriel Lorencetti Prado 1
Rodolfo Jardim de Azevedo 2
1. Instituto de Computação - UNICAMP
2. Prof. Dr./Orientador - Instituto de Computação - UNICAMP
INTRODUÇÃO:
A utilização de novas tecnologias nos modelos de ensino geralmente mantém um antigo padrão unidirecional, com o professor passando as informações mas obtendo os resultados apenas após os exames, momento no qual o conhecimento transmitido já deveria ter sido assimilado pelos alunos. Visando oferecer maiores recursos aos alunos e docentes, foi desenvolvido na Universidade de Washington um aplicativo para TabletPCs chamado Classroom Presenter. Este software explora a interface pen-based do TabletPC permitindo que professores e alunos adicionem informações durante a execução da aula. Nesse contexto surge a preocupação em como este conteúdo criado pode ser armazenado para ser utilizado após a aula, visto que a maioria dos alunos não possui um TabletPC para carregar consigo suas anotações. Propõe-se adotar um modelo para exportação do material, permitindo que este seja posteriormente reutilizado. Para isso torna-se necessário um estudo dos modelos existentes, baseados no conceito de Learning Objects, constituídos do conjunto de dados e metadados que os descrevem. Aliados a esses padrões existem ambientes para visualização, os quais permitem que qualquer material gerado de acordo com um modelo seja corretamente visualizado, permitindo um maior reaproveitamento do conteúdo.
METODOLOGIA:
No desenvolvimento do projeto foram utilizados para testes 20 TabletPCs de propriedade da universidade e instalados em uma sala de aula criada para esta finalidade. A sala é equipada com toda infra-estrutura de rede wireless necessária para a realização de uma aula nos padrões do software, além de projetores. Foram utilizados também servidores da Unicamp para armazenamento do material gerado e manutenção do ambiente e banco de dados criados para complementar o conteúdo gerado em aula. Todo equipamento foi doado pela HP através do projeto Technology for Teaching Initiative 2006, no valor total de US$65.000,00. Paralelamente a este projeto houve outros projetos de Iniciação Científica e Mestrado utilizando os mesmos equipamentos, sendo um deles relacionado diretamente aos propósitos deste trabalho. Desta forma algumas modificações foram feitas em conjunto entre os dois projetos. Durante o projeto algumas turmas tiveram aulas utilizando TabletPCs com o software Presenter, ajudando dessa forma a descobrir pontos de melhoria do programa e permitindo uma avaliação inicial dos impactos desse novo modelo tanto do ponto de vista dos alunos quanto dos professores que utilizaram a ferramenta.
RESULTADOS:
No 2º semestre de 2008 foram adotados TabletPCs nas aulas da disciplina de Projetos de Sistemas Computacionais, com 78 alunos. As aulas foram gravadas com um aplicativo externo e disponibilizadas em seu site, assim como os slides utilizados nas aulas. O principal ponto percebido foi a diferença na utilização do material de estudo: 86% dos alunos passaram a utilizar em maior quantidade as anotações feitas pelo professor, enquanto 58% passaram a usar menos suas próprias anotações. A proporção de alunos que utilizaram os vídeos também foi bem alta, 86%. Para o 1º semestre de 2009 o software já foi integrado ao padrão escolhido, SCORM, e a um módulo de gravação próprio para os vídeos. Utilizou-se também um ambiente on-line para visualização das aulas com a funcionalidade de navegação nos vídeos. Nessa experiência utilizando a nova versão do software foram contempladas diversas disciplinas das áreas de física e computação, inclusive pós-graduação. No total foram cerca de 150 aulas gravadas, com cerca de 1000 alunos, nem todos da área de computação. Foi observado que entre os professores houve um primeiro momento de receio, porém ao final do curso obteve-se uma grande aprovação do software, comprovada pelo desejo desses de utilizar o novo modelo em atividades como palestras e seminários.
CONCLUSÃO:
Com o desenvolvimento desse projeto criou-se uma nova alternativa para os modelos tradicionais de exposição de conteúdo. A utilização de TabletPCs em aula se confirmou como um modelo válido e prático de se ministrar uma aula, sendo as suas vantagens amplificadas com as novas funcionalidades implementadas com o trabalho. A gravação das aulas em vídeo também se revelou um material de estudo bastante utilizado pelos alunos. O modelo de armazenamento escolhido, SCORM, torna o material das aulas geradas padronizado para reutilização em outros ambientes, possibilitando que essas sejam reutilizadas posteriormente e integradas a um sistema que suporte esse formato.
Instituição de Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq
Palavras-chave: Software para dispositivos não convencionais, Tablet PCs, Armazenamento de conteúdo para aprendizagem.