62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS: EXERCENDO A CIDADANIA
Maria da Conceição Bezerra 1, 2
Betania Ribeiro da Silva 3, 4
Elizabeth Maria da Silva 1
1. Secretaria de Educação de cidade de Recife
2. Secretaria de Educação de Camaragibe
3. Secretaria de Educação do Paulista
4. Secretaria de Educação de Olinda
INTRODUÇÃO:

Ao longo do nosso trabalho com turmas de Educação de Jovens e Adultos, percebemos a necessidade de desenvolver um projeto que levasse nossos alunos a refletir sobre o exercício da cidadania, pois acreditávamos que tais reflexões os colocariam diante da obrigação de inquietar-se com vários problemas que estão se tornando sérios em nosso dia-a-dia como a violência e a discriminação entre outros. Sabemos que o compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva. Ao elegermos a cidadania como eixo em nossa sala, oportunizamos aos nossos alunos se colocarem explicitamente contra valores e práticas sociais que desrespeitem a pessoa humana. O projeto nos permitiu desenvolver um trabalho de conscientização, o que foi um fator decisivo para a formação do exercício da cidadania centralizado no respeito, isso contribuiu para o desenvolvimento de capacidades necessárias para uma participação social efetiva. Como sabemos o exercício da cidadania é uma tarefa complexa, porém é um elemento essencial, pois é agindo com solidariedade, justiça e fraternidade que seremos pessoas mais humanas e capazes de transformar nossa sociedade.

METODOLOGIA:

Os conteúdos do projeto foram trabalhados por meio de atividades lúdicas que nortearam todo convívio escolar. Realizamos um trabalho de conscientização na escola centralizado no respeito à diversidade, isto foi um fator decisivo para a formação do exercício da cidadania. Inicialmente promovemos uma leitura e em seguida uma roda de conversa sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Logo após, a turma foi dividida em pequenos grupos para ilustrar cada artigo da Declaração e depois expor para os demais grupos. Essa atividade serviu para promovermos um debate reflexivo, contextualizando questões como: violência, evolução do papel da mulher na sociedade e respeito às diferenças. Posteriormente visitamos a associação de moradores do bairro onde fomos recebidos pelo presidente que nos concedeu uma entrevista sobre a importância desse segmento para a sociedade. A sistematização das atividades se materializou com a exposição dos cartazes e pela apresentação de uma peça teatral elaborada pelos próprios alunos intitulada Direitos e Deveres do Cidadão: exerça a cidadania, para toda comunidade escolar.

RESULTADOS:

Proporcionar uma reflexão sobre questões sociais na perspectiva da cidadania foi de extrema importância para alcançarmos resultados positivos. Por meio desse projeto compreendemos o quanto se faz necessário colocar os alunos diante de situações motivadoras que os levem a refletir sobre o seu papel enquanto cidadão digno de direitos e deveres, bem como de sua  contribuição para a melhoria da vida individual e coletiva. Os resultados demonstraram uma mudança de atitude e de respeito a si próprio e a seus pares. A visita à associação de moradores permitiu que os educandos refletissem melhor sobre os problemas locais, bem como, sobre os possíveis encaminhamentos para solução de tais problemas Durante todo projeto, os alunos estavam envolvidos, participando ativamente das atividades propostas, demonstrando muita habilidade e prontidão. Juntos pudemos constatar como o ensino de valores e atitudes contribui para o desenvolvimento de um cidadão mais critico e conscientes de seus direitos, mas sobretudo, de seus deveres.

CONCLUSÃO:

Consideramos de grande importância o trabalho de reflexão sobre situações reais e significativas que proporcionem uma ampliação dos horizontes sociais, assim como, o despertar de uma consciência crítica e autônoma. Constatamos a necessidade de valorização temas que tratem do cotidiano dos alunos e do desenvolvimento de situações lúdicas e, ao mesmo tempo, motivadoras em que o próprio objeto de conhecimento faça parte do cotidiano dos educandos. Ao propiciar tais condições alcançamos resultados positivos e, consequentemente, os objetivos previstos. Durante o desenvolvimento do projeto os alunos participaram ativamente, demonstrando um bom desempenho, principalmente no que se referiu a linguagem oral, fato comprovado durante a realização das rodas de conversas e da apresentação da peça teatral.

Palavras-chave: Educação, Cidadania, Direitos Humanos.