62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação |
Eu sou África: Educação étnico-racial no ensino fundamental |
Ana Cláudia Dias Batista 1 |
1. Prefeitura da Cidade do Recife |
INTRODUÇÃO: |
A história do povo africano é parte efetiva da construção da identidade brasileira. Reconhecer nossa ancestralidade africana através de estudos sobre sua história e cultura, contribui para a superação da situação de exclusão em que vivem milhares de afro-brasileiros e insere-se nas diretrizes da Lei nº 11.645/08 que dispõe sobre a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-brasileira e Indígena". |
METODOLOGIA: |
· Pesquisas bibliográficas em sites e na biblioteca da escola; · Entrevistas com moradores da comunidade; · Produção de Gráficos com o resultado das entrevistas; · Produção de diversos tipos de textos; · Leitura de paisagens e utilização de mapas; · Oficina de leitura com poesias, lendas e contos africanos e/ou afro-brasileiros; · Exibição de filmes "Kirikou e a feiticeira" e "Kirikou e os animais selvagens"; · Visita a museus (Museu da Abolição e Museu do Homem Nordestino); · Análise comparativa entre a flora e a fauna africana e brasileira; |
RESULTADOS: |
Foi possível aos alunos estabelecer relações entre sua ancestralidade africana e elementos culturais presentes no seu cotidiano tais como: linguagem, culinária, medicina popular, religiosidade. Para os alunos conhecerem algumas manifestações culturais brasileiras, especialmente pernambucanas, suas principais características e referenciais históricos, relacionando-os com o patrimônio cultural dos povos africanos, foi importante pois estimulou o interesse pelo tema e a valorização da história dos povos africanos na construção histórica e cultural brasileira. |
CONCLUSÃO: |
O projeto Eu sou África: Identidade étnico-racial no ensino fundamental realizado com os alunos do 1º ano do 2º ciclo da Escola Antônio Farias Filho, facilitou a compreensão de que sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnicos distintos que possuem cultura e história própria igualmente valiosas. Além disso, promoveu a construção de atitudes que valorizam as raízes culturais e étnicas dos povos formadores da nação brasileira, especialmente os africanos. |
Palavras-chave: Identidade, Educação, Cultura. |