62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
Eu sou África: Educação étnico-racial no ensino fundamental
Ana Cláudia Dias Batista 1
1. Prefeitura da Cidade do Recife
INTRODUÇÃO:

A história do povo africano é parte efetiva da construção da identidade brasileira. Reconhecer nossa ancestralidade africana através de estudos sobre sua história e cultura, contribui para a superação da situação de exclusão em que vivem milhares de afro-brasileiros e insere-se nas diretrizes da Lei nº 11.645/08 que dispõe sobre a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-brasileira e Indígena".

Tornar conhecida e valorizada a pluralidade do patrimônio sóciocultural brasileiro, através de práticas educativas que favoreçam aos alunos a construção positiva de sua identidade social e  o desenvolvimento de atitudes de respeito às diferenças, constitui-se um desafio num processo de ensino-aprendizagem reflexivo e participativo de ação interdisciplinar
METODOLOGIA:

·         Pesquisas bibliográficas em sites e na biblioteca da escola;

·         Entrevistas com moradores da comunidade;

·         Produção de Gráficos com o resultado das entrevistas;

·         Produção de diversos tipos de textos;

·         Leitura de paisagens e utilização de mapas;

·         Oficina de leitura com poesias, lendas e contos africanos e/ou afro-brasileiros;

·         Exibição de filmes "Kirikou e a feiticeira" e "Kirikou e  os animais selvagens";

·         Visita a museus (Museu da Abolição e Museu do Homem Nordestino);

·         Análise comparativa entre a flora e a fauna africana e brasileira;

Músicas e cantigas de origem afrobrasileira
RESULTADOS:

Foi possível aos alunos estabelecer relações entre sua ancestralidade africana e elementos culturais presentes no seu cotidiano tais como: linguagem, culinária, medicina popular, religiosidade.

Para os alunos conhecerem algumas manifestações culturais brasileiras, especialmente pernambucanas, suas principais características e referenciais históricos, relacionando-os com o patrimônio cultural dos povos africanos, foi importante pois estimulou o interesse pelo tema e a valorização da história dos povos africanos na construção histórica e cultural brasileira.

CONCLUSÃO:

O projeto Eu sou África: Identidade étnico-racial no ensino fundamental realizado com os alunos do 1º ano do 2º ciclo da Escola Antônio Farias Filho, facilitou a compreensão de que  sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnicos distintos que possuem cultura e história própria igualmente valiosas. Além disso, promoveu a construção de atitudes que valorizam as raízes culturais e étnicas dos povos formadores da nação brasileira, especialmente os africanos.

 

 

 

Palavras-chave: Identidade, Educação, Cultura.