62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
MATA ATLÂNTICA: FAUNA E FLORA
Maria Zélia dos Santos 1
Conceição Bezerra 1
Janice Soares 1
1. Escola Municipal João Batista Lippo Neto
INTRODUÇÃO:

As inquietações para a realização deste trabalho surgiram quando começamos a observar as relações estabelecidas pelos estudantes, seus familiares e a comunidade local com a Mata Atlântica, que ainda se constitui em paisagem natural do bairro de Cosme e Damião, local onde nossa escola está inserida e onde reside a maioria dos estudantes de nossa escola. Seus relatos sobre a caça predatória e por divertimento aos poucos animais remanescentes neste trecho da mata nos levou a perceber a real dimensão do pouco caso que ainda se faz à importância da natureza, mesmo sendo ela imprescindível à nossa vida. Inicialmente de 13%, hoje a Mata Atlântica ocupa menos de 7% e ainda assim é considerada um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta, com diversas espécies de plantas e animais que correm o risco de desaparecerem para sempre pelas ações do homem que na busca pela satisfação de suas necessidades age sobre o meio que o cerca sem a devida atenção a sua manutenção. Partindo desta realidade, objetivamos através deste projeto, refletir com os estudantes e a comunidade sobre esta questão visando despertar uma conscientização sobre os usos e abusos que fazemos a natureza através de nossas ações diárias sem considerar as conseqüências que mais tarde recairá sobre os mesmos.

 

METODOLOGIA:

Este trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal João Batista Lippo Neto com quatro turmas, sendo duas do 2° ano do 2° ciclo, uma do 3°ano do 1°ciclo e uma do 1° ano do 1°ciclo. Teve duração de oito meses e figurou nas diversas áreas do conhecimento. Para alcançarmos nossos objetivos trabalhamos com leitura de imagens, documentários, diferentes fontes textuais, internet, leituras, debates e aulas passeio pela mata com o apoio de pais e pessoas da comunidade no intuito de conhecermos, reconhecermos e, sobretudo de observarmos com outro olhar algumas das riquezas que temos e vemos todos os dias, mas que não nos damos conta de sua importância para nós até perdermos. A sistematização e socialização desta experiência se concretizaram na exposição de diversos painéis ilustrando a fauna e a flora da mata juntamente com a criação de um livro individual feito por cada estudante, um livro coletivo feito pelas turmas participantes que traz a fauna e a flora da mata de A a Z e maquetes construídas pelos estudantes e expostas na feira de conhecimentos da escola que foi apresentada para toda comunidade escolar e convidados.  

 

RESULTADOS:

Percebemos com a implementação deste projeto um grande envolvimento não só dos estudantes das turmas participantes, mas também da comunidade em nos acompanhar nas nossas aulas passeio nos ensinando o conhecimento e as informações que detinham sobre os animais e as plantas que tivemos a oportunidade de encontrar em nossa caminhada pela mata. A partir deste projeto pudemos observar um crescente interesse, entusiasmo e participação dos estudantes na realização das atividades propostas especialmente durante este trabalho, em conseqüência disso percebemos uma mudança de comportamento e de atitude dos estudantes que vendo-se diante de situações reais e cotidianas, tendo seus interesses explorados e valorizados acabaram por consolidar a construção das competências  e as habilidades  previstas para o ciclo de aprendizagem.

 

CONCLUSÃO:

 A partir da compreensão que temos da necessidade de preservarmos e valorizarmos o meio ambiente local, no qual estamos imediatamente inseridos para podermos pensar nesta preservação e valorização a nível planetário é que vamos também conseguir preservar e valorizar nossa sobrevivência e melhorar a dos futuros descendentes. Desta forma, acreditamos na grande contribuição deste trabalho, uma vez que sua realização foi comprovadamente de grande significado para todos os envolvidos e particularmente para nós que passamos a refletir na importância e na necessidade de orientarmos nosso trabalho com base nos reais interesses e motivações dos estudantes a fim de conseguirmos que o processo de aprendizagem seja sólido e satisfatório para todos.

Palavras-chave: Mata Atlântica, Leitura, Produção Escrita.