62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PUBLICA SOBRE LIXO
Marinalva Luiz de Oliveira 2, 1
Josildo Jose da Silva 2
1. Prefeitura da Cidade do Recife
2. Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata-UPE
INTRODUÇÃO:

Os problemas trazidos pelo lixo vão desde a transmissão de doenças, pela proliferação de ratos e insetos, até a contaminação do solo e do lençol freático pelo chorume, uma substância líquida, escura e ácida, resultante da decomposição bacteriana do lixo orgânico. De acordo com Victorino (2000), o pior lixo é o das grandes cidades, onde se torna difícil, e até mesmo impossível, a reciclagem pela própria natureza. Isso vem causar problemas ecológicos e de saúde pública. A maior parte do lixo urbano é produzida nos domicílios e tem quatro alternativas de tratamento, que são o aterro sanitário, a incineração, a compostagem e a reciclagem, mas, para agir realmente, precisam da colaboração do cidadão. E foi com essa compreensão que surgiu o nosso interesse de realizar uma investigação focalizando a questão do lixo partindo da concepção dos alunos do ciclo II do ensino fundamental da Rede publica. Questão levantada para a pesquisa: Qual a concepção dos alunos do ciclo II do ensino fundamental da rede pública sobre lixo? Objetivo: investigar a concepção dos alunos do ciclo II do ensino fundamental da rede pública sobre lixo.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada numa escola de ensino fundamental da rede publica do Recife. A escolha da escola se deu pela presença de muito lixo no seu entorno. Escolhemos para a amostra alunos do ciclo II, representada por 77 alunos, distribuídos nas turmas do ano I e ano II. Nessa pesquisa optamos por uma abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a metodologia interativa (OLIVEIRA, 2001). Para a coleta dos dados foi elaborado um questionário e aplicado aos alunos, composto por dez questões abertas e fechadas, objetivando investigar a concepção dos alunos sobre lixo. Apresentamos os resultados através de gráficos. Foram elaborados dez gráficos, contemplando as respostas dos alunos, referente às questões do questionário. O questionário é considerado um importante instrumento de pesquisa, por fornecer subsídios reais do universo ou amostra pesquisada (OLIVEIRA, 2003).

RESULTADOS:

Diante dos dados analisados, constatamos que os alunos apresentam compreensões diversas sobre o lixo. 42% dos alunos responderam que o lixo é coisa velha, imprestável, sujeira, que deve ser lançado fora, já 60% não sabem o destino final do lixo da sua rua. 77% dos alunos já ouviram falar em coleta seletiva, mas não sabem como utilizar. 73% dos alunos responderam que o lixo exposto traz danos a saúde humana e contribui para a poluição do meio ambiente, mas 73% dos alunos não conhecem quais os impactos ambientais gerados pelo lixo, apenas 27% responderam que os impactos gerados contribuem para a causa de doenças, poluição, destruição de casas, crescimento de consumo de madeira para produção de papel, etc.  49% dos alunos responderam que a solução da problemática do lixo é responsabilidade da população, enquanto 42%  afirmaram que tanto pode ser da população quanto do poder público. 90% dos alunos afirmaram que já ouviram falar em educação ambiental, mas tem dificuldades em praticá-la. Portanto concordamos com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que trata do meio ambiente e saúde e mostra que é fundamental  os professores se perguntarem qual a concepção de relação ser humano/natureza está ajudando seus alunos a construir a humanidade.

CONCLUSÃO:

Compreendemos que não basta somente ouvir falar em determinadas categorias como lixo, educação ambiental, resíduos sólidos sem conhecer o verdadeiro significado. Existe a necessidade de aproximar os alunos dos problemas ambientais da comunidade, onde eles estão inseridos, para transformá-la e, assim, modificar a sociedade em que vivem. O papel da escola é desenvolver um trabalho de formação de  cidadãos para uma sociedade melhor, mais consciente e justa, portanto é necessário sistematizar, problematizar as situações vivenciadas nas comunidades, mostrando seus significados e relacionando-as aos aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, científicos, culturais e éticos.  Esses resultados servem de parâmetros para possíveis discussões no contexto da realidade pesquisada, e que oferecem pistas para possíveis aprofundamentos e realização de outras pesquisas similares.

Instituição de Fomento: Prefeitura da Cidade do Recife
Palavras-chave: Concepção de lixo , Alunos de ciclo II, Ensino fundamental.