63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A PRÁTICA DA MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO GRADUANDO
Úrsula Naiara Mendes de Almeida 1
Ana Flávia de Moraes Moraes 2
1. Petiana do PET/ADM, Depto. de Administração, Fac. de Estudos Sociais - UFAM.
2. Profa. Dranda./ Orientadora no PET/ADM – Depto.de Administração, FES – UFAM.
INTRODUÇÃO:
A monitoria é vigente nos cursos de graduação e representa uma atividade complementar que intenciona legitimar a relação entre teoria e prática. Logo, o objetivo deste trabalho é verificar as contribuições que um Programa de Monitoria proporciona ao desenvolvimento profissional dos graduandos, por considerarmos que um programa dessa natureza favorece uma melhor formação acadêmica ao aluno e intensifica a sua participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, projetos estes conduzidos por docentes. Tal prática é de fundamental importância em um curso de graduação, considerando o foco no desenvolvimento do graduando. Assim, os cursos de graduação promovidos pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM incentivam essa prática todos os semestres. Diante disto e de acordo com Assis et al. (2006) o trabalho de monitoria é compreendido como uma atividade de apoio discente ao processo de ensino e aprendizagem, ou ainda, como uma possibilidade de iniciação à docência. Ademais, esta iniciativa tem fulcro na Lei nº 5.540/68, onde são fixadas normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências, como determinado, em seu art. 41, que as universidades deverão criar funções de monitor para alunos do curso de graduação.
METODOLOGIA:
A investigação científica depende de um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos para que os objetivos sejam atingidos. Desta forma, a metodologia deve ser cuidadosamente escolhida no intuito de atingir os objetivos almejados.
Quanto à natureza, a pesquisa foi do tipo qualitativa e em relação à forma de pesquisa, utilizou-se a descritiva, pois, como afirma Mezzaroba e Monteiro (2007), a pesquisa descritiva não propõe soluções, mas descreve os fenômenos como são observados com intuito da interpretação, promovendo uma análise rigorosa do objeto e aprofundando a extensão. A pesquisa bibliográfica foi adotada como meio de investigação, técnica indispensável e de valor inestimável para o embasamento teórico. Tendo como lócus o Campus Universitário da UFAM, a pesquisa desenvolveu a coleta de dados, no mês de março de 2011, com estudantes monitores ou ex-monitores de disciplinas nos cursos de graduação. O instrumento adotado foi a entrevista, contendo 4 questões abertas, com ênfase na obtenção de informações acerca dos possíveis fatores motivacionais para o desenvolvimento das atividades de monitoria. Tal instrumento foi aplicado a 5 graduandos.
RESULTADOS:
Segundo Schneider (2006), o trabalho da monitoria busca contribuir com o desenvolvimento da competência pedagógica e auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção do conhecimento, sendo esta uma atividade formativa de ensino. Para o monitor, também, é um estímulo que exige comprometimento e responsabilidade e as experiências vividas durante a monitoria acadêmica são marcas que ficarão registradas no intelecto de quem teve a oportunidade para vivenciar essa realidade. O entendimento do autor supra citado é legitimado pelas respostas apresentadas pelos entrevistados, quando os mesmos atestam que a motivação inicial para o ingresso em um Programa de Monitoria consistiu na possibilidade de desenvolverem atividades acadêmicas que lhe preparassem para uma futura carreira docente. Em relação ao que a monitoria agregou para a formação profissional do discente, os entrevistados afirmaram que adquirir experiência da realidade de uma sala de aula, perder a timidez de falar em público e desenvolver mais responsabilidades, foram as grandes contribuições. As contribuições de um Programa de Monitoria decorrem das atividades desenvolvidas durante esse processo. E os mesmos entrevistados confirmam que as atividades por eles desenvolvidas eram compatíveis com o objeto/finalidade da monitoria.
CONCLUSÃO:
De acordo com Souza e Gonçalves (2009), a importância da monitoria nas disciplinas do ensino superior ultrapassa o caráter de obtenção de um título. A relevância do Programa vai mais além, seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do monitor, seja na contribuição dada aos monitorados e, principalmente, na relação de troca de conhecimentos, durante o programa, entre professor orientador e estudante monitor. O fato de estar em contato direto com acadêmicos e encontrar-se na mesma condição, propicia situações inusitadas, que vão desde a satisfação de contribuir pedagogicamente com o aprendizado de alguns até a momentânea decepção, em situações nas quais a conduta de outros estudantes mostra-se inconveniente e desestimuladora. Pela análise da pesquisa restou evidente que o objetivo do Programa de Monitoria tem sido, satisfatoriamente, alcançado. Haja vista que, contribui para aprimorar as experiências adquiridas, pelos estudantes, no âmbito docente o que lhes proporcionará o discernimento sobre a futura carreira profissional. Logo, podemos concluir que, após o desenvolvimento das ações vinculadas à monitoria, os participantes demonstraram grande interesse em relação às temáticas discutidas em sala de aula e pela possibilidade de seguirem carreira docente.
Palavras-chave: Programa de Monitoria, Ensino Superior, Desenvolvimento Profissional.