63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
O PROGRAMA PIBID E OS REFLEXOS NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA – UNEMAT, SINOP/MT
Fátima Aparecida da Silva Iocca 1
1. Profa. Drª/coordenadora PIBID/UNEMAT – Sinop
INTRODUÇÃO:
O curso de Pedagogia-Campus da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) Sinop/MT participa do programa PIBID/CAPES, desenvolvendo o subprojeto de Pedagogia, cujo objetivo é contribuir com a formação do futuro pedagogo, que deve ser ampla e pautada em uma perspectiva interdisciplinar, ampliando as possibilidades de formação com a continuidade do processo educativo, viabilizando maior inserção e interação entre as instituições (Universidade e Escolas Parceiras), resultando em ações efetivas na praxis pedagógica, com a superação do senso comum e da mera reprodução. Neste trabalho são apresentados os resultados do primeiro ano de execução do projeto de Pedagogia/PIBID, e os reflexos na formação acadêmica dos bolsistas.
METODOLOGIA:
O Projeto de Pedagogia – PIBID/CAPES, desenvolvido em três escolas parceiras, EMEBS Ana Cristina de Sena, Basiliano do Carmo de Jesus e Thiago Aranda Martins, situadas na periferia da cidade de SINOP/MT, maio a dezembro de 2010. Conta com 24 bolsistas, alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, do 2º ao 7º. Semestre. As atividades iniciaram, após diagnóstico das necessidades das escolas parceiras elencadas nas reuniões, com a participação dos gestores,equipe de apoio, professores, bolsistas, supervisoras e coordenadora do projeto. Foram avaliadas as dificuldades iniciais dos bolsistas, através de questionários, dinâmicas de grupo, análise das etapas concluídas, para que as proposições de formação continuada e o desenvolvimento das atividades nas escolas parceiras fossem efetivados. Desenvolvemos ações de ensino, pesquisa e extensão, como: o recreio dirigido; hora do conto (leituras, dramatização, produção coletiva); reforço (auxilio ao professor regente); produção de materiais didático-pedagógicos; abordagens interdisciplinares “Ciências e a leitura do mundo”; “Matemática divertida”, planejamento, organização e execução de atividades complementares (dias das mães, festa junina, atividades culturais, datas comemorativas, dia das crianças, dos professores e consciência negra).
RESULTADOS:
Por ser uma proposta dinâmica, democrática, centrada na formação do acadêmico bolsista e na consolidação das relações institucionais da Universidade com as Escolas Parceiras, o planejamento conjunto foi fundamental, promovendo a valorização do magistério e ampliando a formação inicial dos futuros licenciados. No primeiro ano de parceria, houve diminuição do índice de indisciplina e agressividade, melhoria na socialização entre os alunos e dos demais membros que compõem a comunidade escolar e maior interesse em relação à leitura. Foram produzidos 13 (treze) artigos científicos (anais dos eventos IX Jornada Pedagógica, SMIEDU/2010 e SLIEC 2010); oficinas de ciências e matemática para os bolsistas, professores e alunos das escolas parceiras. A produção científica foi fundamental para a superação dos bolsistas, considerando que vários não acreditavam em seu potencial. Após a apresentação no primeiro evento, verificou-se a melhoria na auto-estima dos acadêmicos, os quais abraçaram com mais empenho o projeto. Os reflexos, na aprendizagem dos bolsistas, foram percebidos pelos professores da Universidade, comentando que os bolsistas PIBID, estavam cada vez mais críticos e embasados teoricamente, discutindo com muita propriedade os temas das aulas.
CONCLUSÃO:
O programa PIBID é uma alternativa para melhorar a formação do futuro docente, pois durante a formação acadêmica vivenciam a prática, contribuindo com a melhoria da educação básica, retroalimenta e busca a superação da formação fragmentada, muitas vezes bancária, oferecida nas Universidades. Alem de contribuir com a formação do professor-pesquisador, não o reprodutor de conceitos, às vezes decodificador dos símbolos gráficos contidos nos materiais didático-pedagógicos, mas que de “vida” aos conhecimentos adquiridos. A transparência e a alegria em todas as ações desenvolvidas, aliada ao aprofundamento teórico (textos guias disponibilizados mensalmente para estudo em grupo), foram marca registrada do grupo PIBID de Pedagogia, contribuindo para a superação das dificuldades encontradas, pois perceberam que é possível sim, contribuir com a melhoria do ensino, mesmo que pequena. O PIBID deve ser ampliado, e incluído como política educacional, ampliando a parceria Universidade-Ensino Básico. Os resultados refletirão na formação dos futuros Professores, conseqüentemente na melhoria do ensino básico e dos níveis subseqüentes, rompendo o ciclo vicioso que, muitas vezes, contribui com o fracasso do ensino público brasileiro.
Palavras-chave: Teoria e Prática, Políticas Educacionais, Formação Docente.