G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial |
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POSSIBILIDADES E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA |
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Márcia Socorro Florencio Vilar 1
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1. Prefeitura da Cidade do Recife
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INTRODUÇÃO: |
O projeto tem o propósito de apresentar o tratamento dado pela política educacional à questão da prática educacional desenvolvida com crianças com Deficiência Auditiva, considerando o atual debate relativo às possibilidades e intervenções pedagógicas , utilizadas em sala de aula regular, para ampliar as discussões sobre a educação. Sendo assim, partir de uma análise de dados referentes aos avanços e entraves dessa prática, avaliando-a em relação aos resultados quantitativos e qualitativos, apontando a escola e o educador como peças fundamentais para fazer com que o sistema educacional reconheça e atenda as necessidades desses alunos nas esferas: intelectual, social e emocional para o processo de constituição do sujeito, para perceber o desdobramento da prática pedagógica como forma de entender como está se efetivando a política de inclusão escolar , para minimizar noções falsas acerca deste fenômeno. Portanto, interessa enfatizar a importância do fortalecimento de uma equipe multidisciplinar para subsidiar nas necessidades do educador. Essa investigação tem a intenção de contribuir com reflexões que sirvam de caminho para a ampliação das discussões acerca da política de prática pedagógica exigida no atual contexto educacional e aprofundamento por parte do educador. |
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METODOLOGIA: |
O estudo contou com uma pesquisa bibliográfica que discute a temática numa perspectiva crítica e questionadora da prática pedagógica com crianças com Deficiência Auditiva, considerando que o referencial teórico, além de servir de parâmetro em termos conceituais, constitui-se como um dos sustentáculos de qualquer atividade investigativa. Também, houve uma análise documental, entrevista previamente estruturada, observações com crianças em salas de aula, na hora do intervalo, realização de debates, palestras com psicólogo, psicopedagogo, entre outros. |
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RESULTADOS: |
Percebeu-se alguns avanços, no que se refere à prática pedagógica dos professores aplicada em sala de aula com alunos que apresentam surdez numa atuação mais reflexiva, participativa e emancipatória diante da modificação na forma de trabalhar os conteúdos curriculares, onde pode-se observar uma flexibilidade e adequação curricular em consonância com a proposta pedagógica, atendendo melhor o processo evolutivo do aluno e as interferências que limitam as suas funções na interação com o meio. Também, o reconhecimento de uma criança sem o rótulo de uma deficiência e o desenvolvimento de habilidades para lidar com as diferenças e dificuldades apresentadas por esses alunos, preparando-os para o exercício da cidadania. Além disso, a reelaboração do Projeto Político-Pedagógico, onde determinadas propostas foram adaptadas, conforme as necessidades e o interesse do grupo. Cabe salientar, a participação mais ativa do Conselho Escolar . |
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CONCLUSÃO: |
Com base no estudo feito, foi percebido que a criança surda pode e deve ser incluída no ambiente escolar, com base nas suas necessidades, através da elaboração de um plano de intervenção adequado, bem como proporcionar os recursos necessários que permitam sua implementação, além do respeito pelas peculiaridades da criança tanto no que se refere à situação escolar, como em relação à programação didática e as estratégicas metodológicas. Também, verificou-se que ao escolher o professor para trabalhar com crianças surdas, é necessário avaliar o conhecimento e atitude dele. Pois, muitos professores têm dificuldade de se comunicar com esses alunos. Porém, quanto mais informado o professor estiver, maior será a chance da criança conseguir um bom desempenho escolar. Além disso, constatou-se que não existem métodos de ensino especiais para se ensinar os conteúdos curriculares para esses alunos. O professor tem de se preparar para atender a todas as crianças. Ele tem de se desprender do preconceito para trabalhar com a criança com alguma necessidade especial. Pois, vivemos numa sociedade que impõe normas e se a criança não se enquadra, está fora do mundo. |
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Palavras-chave: Deficiência Auditiva, Problemas de Aprendizagem, Prática Pedagógica. |