63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
Levantamento preliminar de espécies de Anastrepha (Diptera: Tephritidae) na Reserva Biológica do Gurupi, Maranhão
Ernesto Augusto Silva Barbosa 1
Alberico Alves dos Santos 1
Thito Thomstom Andrade da Silva 1
1. CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - CESC/UEMA
INTRODUÇÃO:
Anastrepha Schiner é o gênero mais diverso de moscas-das-frutas nos trópicos e subtrópicos americanos com mais de 230 espécies descritas. No Brasil são 101 espécies de Anastrepha, ocorrendo em todos os estados brasileiros, embora não haja registros publicados para alguns deles. Até o momento foram identificados três gêneros e 55 espécies de moscas-das-frutas para o estado do Maranhão, sendo 52 espécies do gênero Anastrepha. Espécies desse moscas-das-frutas tem causado grandes perdas à produção de frutos e impondo limites ao mercado de exportação em vários países, por isso, sob o ponto de vista econômico é uma das mais importantes pragas da fruticultura mundial. Os levantamentos das espécies de moscas-das-frutas, suas plantas hospedeiras e seus parasitóides enquadram-se entre os estudos fundamentais para uma melhor compreensão desse grupo de insetos. As moscas-das-frutas têm sido estudadas intensivamente em todo o mundo sobre tudo em áreas agrícolas, porém estudos em reservas naturais ainda são escassos. Objetivando incrementar as pesquisas sobre Anatrepha e contribuir com um conhecimento mais amplo sobre as espécies ocorrentes no território maranhense, este trabalho se faz necessário ao se buscar determinar os táxons encontrados na região de floresta da Reserva Biológica do Gurupi, Maranhão
METODOLOGIA:
A REBIO do Gurupi foi criada por meio do decreto presidencial de n° 95.614/12/02/1988. Possui aproximadamente 341.650 hectares. As coletas ocorrerão em dois pontos, Região Norte (03°14'05''S / 46°41'83'’W) e na Região Sul (próximo a Bom Jardim). As coletas ocorreram em Setembro, Novembro de 2010 e em Janeiro de 2011, com duração média de 10 dez dias. Com um GPS foi marcado os pontos de instalação das armadilhas McPhail (100m entre si), em trilhas pré-existentes, penduradas em galhos a uma altura média de 1,80m. Sendo três armadilhas por ponto, uma para cada tipo de isca atrativa diferente: Polpa de laranja e de maracujá ambas diluídas a 30% com adição de 10% de açúcar, e proteína hidrolisada Bio Anastrepha diluída a 15%. O material coletado foi fixado em álcool a 70% junto à etiqueta de identificação em saco Ziploc, e transportado em isopor até o Laboratório de Estudos dos Invertebrados/CESC-UEMA para triagem e preparação para determinação dos táxons.
RESULTADOS:
Até o momento foram coletados 56 indivíduos correspondentes a 15 espécies do gênero Anatrepha Schiner. Dentre os espécimes coletados Anatrepha obliqua (Macquart) é a espécie mais representativa com 59%, seguida de Anatrepha sp 9 com 11%, e de Anatrepha amita Zucchi, Anatrepha distincta Greene e Anatrepha sp 1 com 5% cada. Anatrepha sp 2 obteve 3% da amostra. As espécies menos representativas foram Anatrepha flavipennis Greene, Anatrepha sororcula Zucchi, Anatrepha turpiniae Stone, Anatrepha sp 3, Anatrepha sp 4, Anatrepha sp 5, Anatrepha sp 6, Anatrepha sp 7 e Anatrepha sp 8 com 2% cada. Até o momento a isca atrativa mais eficiente esta sendo proteína hidrolisada 67%, enquanto que suco de maracujá e suco de Laranja apresenta praticamente igual eficiência, 11% e 12% respectivamente. Fêmeas foram coletadas de maneira acidental através de outros métodos, como atrativo luminoso, arapuca entomológica com de frutos fermentandos em cachaça, e de forma incidental, juntos somam 11% dos exemplares coletados.
CONCLUSÃO:
A. amita, A. obliqua, A. distincta, A. flavipennis, A. sororcula e A. turpiniae figuram na lista de espécies de moscas-das-frutas registradas para área de amazônia legal maranhense, exemplares de Anastrepha sp 1 e Anastrepha sp 2, Anastrepha sp 3, Anastrepha sp 4, Anastrepha sp 5, Anastrepha sp 6, Anastrepha sp 7 e Anastrepha sp 8, Anastrepha sp 9 serão enviados à especialista para a determinação da espécie. Proteína hidrolisada teve melhor eficiência no período chuvoso e frutífero da região,e observações pré-liminares demonstram que o atrativo tem melhor desempenho depois de sete a 10 dias de exposição, enquanto que após uma semana os sucos atrativos se deterioram e diminuem sua eficiência.
Palavras-chave: Anatrepha, Moscas-das-frutas, REBIO do GURUPI.