63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
ATIVIDADES REALIZADAS POR IDOSOS ATIVOS E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE NA TERCEIRA IDADE
Jaqueline Nunes Cabral 1
Mesne Victomar Lucindo 1
Lívia da Silva Carmo 1
Brenner Martinianno Oliveira da Conceição 1
Roberta Xavier Bruno 2
1. Curso de Fisioterapia – Faculdade de Minas – FAMINAS – Muriaé/ MG
2. Profa. MsC./ Orientadora - Curso de Fisioterapia – FAMINAS – Muriaé/ MG
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento na grande maioria das vezes está relacionado à diminuição do desempenho motor, tornando a prática de atividades diárias cada vez mais difíceis para os idosos. Com o intuito de alcançar melhorias na qualidade de vida desses indivíduos, surgiram os grupos de convivência, com propósito na realização de atividades recreativas relacionado-as com aspectos sociais, físicos e emocionais, trabalhando questões do dia-a-dia, como estresse, ansiedade, depressão. Além de atividades físicas como a dança, apresentando grande preferência na opinião dos idosos nos dias atuais. Os exercícios realizados nesses grupos visam além do aspecto físico, o convívio social causando aumento na energia, auto-estima e a sensação de bem estar, fatores positivos para uma idade avançada mais ativa e saudável. Diante do exposto, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as atividades realizadas por idosos em um grupo de convivência em Muriaé-MG, bem como os benefícios que as mesmas proporcionam para esta população.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo quantitativo, com coorte transversal e análise descritiva, em amostra do tipo conveniência, pois foi previamente definida. Participaram idosos de ambos os sexos com idade igual ou superior a 60 anos. A pesquisa obteve aprovação do diretor do grupo e do comitê de ética e pesquisa da FAMINAS. Utilizou-se um questionário sócio-demográfico para a obtenção de dados pessoais relacionados à saúde física e os aspectos da participação no Grupo. A coleta de dados deu-se no período de maio e junho de 2010, por acadêmicos do Projeto Fisioterapia na Praça.
RESULTADOS:
Participaram do estudo 238 idosos, 68,5%(n=163) mulheres e 31,5%(n=75) homens. A média de idade foi de 70,68 ± 7,02 anos. Em relação às atividades propostas a mais prevalente foi a dança, com 78,2%(n=186) de participação. Quatro vezes por semana ocorrem os “Bailes do Clube da Maior Idade”, onde os participantes dançam ao som da banda formada por integrantes do próprio Clube. Acredita-se nos benefícios dessa atividade pela melhoria na comunicação verbal, expressão corporal e rítmica o que contribui para as funções psicomotoras, além de beneficiar uma interação social. A ginástica aeróbica e o alongamento obtiveram 58,2%(n=138) e 33,2%(n=79), e acontecem duas vezes por semana. Estas possibilitam um aumento na força muscular, promovem relaxamento e desenvolvem maior flexibilidade, coordenação e equilíbrio dos participantes. O grupo conta ainda com uma aula semanal de Informática para 38 idosos (16%), artesanato e pintura para 27 deles e os jogos como cartas e sinuca ficam em último lugar com 7,6% de participação. Essas últimas atividades desenvolvem habilidades como a comunicação, o raciocínio lógico e a criatividade dos freqüentadores. Em todas, exceto nos jogos e cartas, as mulheres têm maior representação, mas as atividades podem ser freqüentadas por ambos os sexos e idades.
CONCLUSÃO:
Diante das informações obtidas, atividades com aspecto físico como a dança, ginástica aeróbica e o alongamento, foram as mais prevalentes entre os idosos, promovendo benefícios físicos e sociais levando a uma grande participação deste grupo. As atividades que trabalham memória, raciocínio lógico e imaginação, obtiveram menor preferência entre esses participantes. Em suma, conclui-se que atividades físicas exercidas pela terceira idade são de grande valia para a preservação da saúde psicossocial. Dessa maneira, cada vez mais idosos procuram os clubes da terceira idade visando seu bem estar, uma vez que a convivência com outras pessoas estimula-os a exercitar-se, usando da interação um motivo para atrair novos participante sendo o objetivo principal dessas associações.
Palavras-chave: Idosos, Atividades físicas, Benefícios.