63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO COMPLEXO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE MANAUS |
Katiania Barbosa de Oliveira 1 Glorinês Pinheiro Lima 2 Larissa de Barros Batista 3 Marizete Rocha de Araújo 4 |
1. Centro de Ensino Superior do Amazonas - CIESA 2. Centro de Ensino Superior do Amazonas - CIESA 3. Centro de Ensino Superior do Amazonas - CIESA 4. Centro de Ensino Superior do Amazonas - CIESA 5. Centro de Ensino Superior do Amazonas - CIESA |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho trata-se de um estudo a cerca da formação de professores para educação especial no contexto inclusivo. Nesse sentido o objetivo deste foi compreender os processos de formação de professores com intuito de refletir sobre as práticas pedagógicas do cotidiano escolar no ensino inclusivo no complexo municipal de educação especial de Manaus. Ele também faz um breve relato da história da educação especial no Brasil e no mundo. No que se refere a políticas públicas da educação especial abordamos conceitos e estruturas; princípios; legislação e adaptação curriculares. Quais os maiores desafios para formação de docentes que atuam em educação especial? Quais os saberes necessários para uma prática inclusiva de sucesso? Dentre essas e outras indagações é que pensamos a relevância social deste trabalho. Hoje a sociedade mundial discute educação especial com o foco para a educação inclusiva, nosso pensamento não é divergente. Idealizamos com este responder aos inúmeros questionamentos que circundam a educação especial/inclusão principalmente no que se refere aos objetivos a que se propõe este trabalho. |
METODOLOGIA: |
Tanto a ciência como sua evolução dependem da pesquisa, pois esse é o caminho pelo qual é possível investigar o homem e seu mundo. Assim vemos a metodologia como fundamental para que esta seja efetivada. Esta por sua vez se caracteriza numa Pesquisa Qualitativa, para a qual se utilizou como suporte metodológico entrevista, observação, consulta de documentos e coleta de dados por meio de análise destes. De acordo com Chizzotti, (2001) a coleta de dados não é um processo de acumulação e linear cuja frequência, controlada e mensurada, autoriza o pesquisador, exterior à realidade estudada e dela distanciada, a estabelecer leis e prever fatos (p. 59). Pelo contrário, requer do pesquisador tempo suficientemente necessário, para que este possa conhecer a realidade nas diversas etapas da pesquisa e na interação com seus sujeitos. Dentre os documentos analisados tivemos: LDBEN n.°9.394/96, Declaração de Salamanca, Declaração de Mundial dos Direitos de Todos e a Resolução CNE/MEC (2001). Nesta pesquisa tivemos como sujeitos: a Diretora do Complexo Municipal de Educação Especial, 04 (QUATRO) professores (as), 02 ( Psicopedagogas e 05 (CINCO) alunos “especiais”. |
RESULTADOS: |
Mediante o estudo realizado constatamos que todos os professores que trabalham no Complexo Municipal de Educação Especial tem sua formação superior completa, estando ainda seguindo um cronograma de formação continuada dado pela secretaria municipal de educação do município de Manaus. De acordo as entrevistas realizadas ficou claro a satisfação com a qual os professores trabalham neste local, no entanto esta satisfação se limita ao fato dos alunos serem “especiais”, “diferentes”, os professores em suas falas relatam que gostam do ambiente de trabalho, mas que o apoio necessário da secretaria municipal de educação deixa a desejar. Como vemos na fala de um professor (a): “a Semed só quer resultados, mas é muito difícil a gente dar esses resultados positivos que eles esperam, pois falta muita coisa ainda, como por exemplo material específico e diverso para trabalhar com as crianças.” Como vemos na fala deste professor o complexo de educação especial em Manaus necessita de apoio mais significativo. No que se refere aos alunos que fizeram parte deste estudo tiveram grande desenvolvimento tanto cognitivo quanto emocional, social dentre outros, isto ficou claro na entrevista que fizemos com eles e também nas falas dos professores, psicopedagogas e da diretora do complexo. |
CONCLUSÃO: |
A educação atendendo aos interesses do capitalismo coloca em primeiro plano um processo de ensino, voltado à formação do homem ao mundo do trabalho, conforme objetiva os fins da educação segundo LDB 9394/96 e nessa perspectiva exclui os indivíduos com necessidades educativas especiais, que são olhados como seres humanos incapazes de ter uma vida normal. Por outro lado a legislação internacional, representada pela Declaração de Salamanca garante a inclusão dos alunos “especiais” na escola regular, visando oferecer a ele oportunidades iguais de acesso aos bens culturais, tendo o direito à educação na rede pública ou privada de ensino visando com isso ter oportunidades de obter conhecimentos que o levarão ao usufruto de uma vida cidadã. Revela-se no modelo proposto pela educação especial contemplada nos artigos 58 a 60 da LDBEN Nº 9.394/96 a presença dos alunos “especiais” na escola regular, inclusive nas classes comuns. Observa-se que apesar do texto constitucional, garantir a todos os indivíduos brasileiros oportunidades de acesso a educação através do artigo 205, e reforçado pelo artigo 208 tem sido constantemente sonegados, seja pela ausência de qualificação de recursos humanos capacitados a oferecer aos alunos as suas necessidades, ou na efetivação de políticas públicas eficazes. |
Palavras-chave: Formação de Professores, Educação Especial, Políticas Públicas. |