A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
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ROBÓTICA NA ESCOLA: UMA APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS. |
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Valdenilson da Paz Ferreira 01
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1. Colégio Municipal Pedro Augusto - CMPA
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INTRODUÇÃO: |
As novas tecnologias estão presentes em nossas vidas de forma freqüente e espontânea. O seu uso, no mundo globalizado, faz parte da integração do conhecimento, onde permite avanços significativos das novas tecnologias direcionadas à parte pedagógica, visto que os estudantes têm grande intimidade com novos equipamentos tais como; Celular, MP3, Ipod, Pen Drave, Dvd, Home Theater e Projetores Multimídia. A utilização da Robótica em sala de aula é realizada com curiosidade, empolgação, concentração, orgulho e prazer. Nós entendemos que a aprendizagem efetiva passa por essas emoções. O uso destas tecnologias em nossa escola é um grande desafio, pois essas ferramentas, já é uma realidade no nosso cotidiano e estamos utilizando na escola, para a melhoria e qualidade do Ensino Público. Seu objetivo é favorecer o desenvolvimento pedagógico, capaz de integrar os conteúdos de física, atuando como agente facilitador do ensino aprendizagem. A utilização das novas tecnologias na educação deve estar voltada para o desenvolvimento crítico dos alunos, para construir com habilidades e competência as situações-problemas, onde os estudantes sejam capazes de selecionar, organizar, relacionar e interpretar situações de diferentes formas. |
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METODOLOGIA: |
Os alunos pesquisaram sites educacionais para obter conhecimento dos equipamentos que foram utilizados em nosso projeto, visitando o laboratório de informática, existente em nossa escola. Utilizamos em nossa prática pedagógica os seguintes equipamentos; Leds, Transistor 337, Resistor 1/8, conector db9, macho, cp9k capa 9 pinos, cnk9fp conector db9 fêmea, placa fenolite uma face, multímetro, soquete 52 pinos, soquete 40 pinos, circuito integrado max232, capacitor radial, capacitor disco 50volts, um computador, um micro controlador, sucatas dos motores da impressora, carregador de celulares e peças sucateadas de computador. |
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RESULTADOS: |
Construímos uma interface, que foi batizada com o nome PROGV, onde utilizamos softwares pedagógicos. Nesta etapa o grupo optou por montar uma ponte giratória, fizeram pesquisas de sites educativos no laboratório de informática existente na escola. Os alunos testaram alguns comandos para verificar os procedimentos de como utilizar o programa no C++ para a interface. Com os grupos formados desenvolvemos algumas atividades orientadas para nos familiarizarmos com o ambiente da interface criada pela equipe de trabalho. Num primeiro momento, houve o reconhecimento e manipulação das peças e programas, e posteriormente a confecção do nosso projeto final. Na confecção da maquete referente à ponte giratória, os alunos utilizaram; cartolina, papelão, isopor, cola, tesoura, estilete, fita adesiva, lápis colorido, brinquedos de plástico montável, foto da ponte original, através do Google, régua, compasso, pregos, martelo, palito de picolé, palito de churrasco, palito de fósforo e massa de modelar. Verificamos o funcionamento da ponte, e inserimos a interface PROGV, para nossa alegria funcionou perfeitamente, foi um sucesso. |
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CONCLUSÃO: |
Percebemos que os objetos lúdicos construídos com o uso da Robótica livre, contribuem para o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual dos alunos. Fazendo com que os estudantes transportem o seu cotidiano, para o ambiente de aprendizagem. A Robótica livre nos auxilia no controle de dispositivos, onde a exploração da idéia de simulação com relação à causa e efeito proporciona várias aplicações educacional-pedagógicas. Coloca o estudante estimulado e receptivo para desenvolver suas habilidades e competências, usando da criatividade individual, senso de responsabilidade, motivação pela pesquisa científica, raciocínio lógico e matemático. Verificamos que a introdução dessa ferramenta em nosso ambiente escolar, proporciona oportunidades de valorização do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento. |
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Palavras-chave: Robótica Livre, Informática |