63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
INTERDISCIPLINARIDADE E CONHECIMENTO QUÍMICO NAS QUESTÕES ENEM SEGUNDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
Hiago Oliveira de Faria 1
Nicéa Quintino Amauro 1
Ana Carolina Cavalcante de Araujo 1
1. Universidade Federal de Uberlandia - Instituto de Quimica
INTRODUÇÃO:
Nesse resumo, apresentamos a pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) nesta analisamos a presença do conhecimento químico e da interdisciplinaridade no ENEM. Para tanto, estudamos o exame entre os anos de 1998 e 2008, notadamente, a partir desta última data, este exame deixa de ser realizado no formato de uma prova única contendo 63 questões e passa a aplicar o exame dividido por áreas de conhecimento.
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) teve a sua primeira prova realizada no ano de 1998, pelo Ministério da Educação, sob a coordenação do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”). Inicialmente, era apenas uma avaliação que tinha como finalidade aferir a qualidade do ensino médio. Mas com o passar do tempo, a prova passou a ser um instrumento de seleção para admissão ao ensino superior. Tal iniciativa veio a se concretizar com o desenvolvimento do FIES (Programa de Financiamento Estudantil, em 1999), seguido pelo, ProUni (Programa Universidade para Todos, 2004) e agora pelo SISU (Sistema de Seleção Unificado, 2009).
METODOLOGIA:
O percurso metodológico da pesquisa foi desenvolvido em três etapas: (1) seleção das questões; (2) construção dos dados, e; (3) análise das questões segundo a interdisciplinaridade. Para a primeira etapa da pesquisa foram contatados sete juízes sendo estes alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola estadual da cidade de Uberlândia. Os juízes selecionaram as questões do ENEM, nos anos estudados, que segundo sua compreensão, solicita conhecimentos químicos para a resolução destas.
Na segunda etapa, os dados individuais foram alocados em uma tabela geral conforme o ano do exame e para cada questão foram tabulados as quantidades de sinalizações. Em seguida, alocamos as questões em sete grupos, o primeiro com uma marcação, segundo com duas marcações e assim por diante até o sétimo grupo com sete marcações.
Na terceira, e última, etapa analisamos as questões selecionadas e agrupadas segundo a freqüência de sinalizações com a finalidade de investigar o caráter interdisciplinar do Enem. Nesta etapa, as análises dos dados forma realizadas em reuniões periódicas via interpretação dos gráficos da freqüência dos grupos pautada na leitura e re-leitura das questões.
RESULTADOS:
A análise dos gráficos da freqüência de sinalização dos grupos e a caracterização das questões pertencentes a cada uma das classes evidenciou a semelhança entre as questões alocadas nos grupos seis e sete. Estes grupos apresentavam questões com características disciplinar onde o conhecimento químico aparece delimitado por conceitos, idéias e linguagens escolares oriundas, apenas, da Química. Por sua vez, as questões alocadas nos grupos cinco a dois demonstraram um caráter interdisciplinar. Neste sentido, os resultados serão apresentados em dois grandes grupos: questões interdisciplinares, que apresentaram de duas a cinco pessoas assinalaram a questão, e questões disciplinares, com seis ou sete pessoas assinalaram a questão.
No período analisado, o conhecimento químico foi solicitado majoritariamente na forma interdisciplinar, compondo no mínimo em 60,0% das questões. Já no ano de 1998 este grupo aparece em 88,9% das questões, sendo este o seu maior valor no período analisando. Neste contexto, a questão 42, de 2002, envolveu conhecimentos de química, geografia e história. Enquanto que, a questão número 9, de 1999, apresentou um caráter disciplinar.
CONCLUSÃO:
O Exame Nacional do Ensino Médio segundo seus formuladores é uma proposta inovadora. Posto que, o seu caráter transdisciplinar, bem como pela sua ênfase na avaliação das competências e habilidades do cidadão ao término da Educação Básica vem sendo entendido como um avanço ao sistema de avaliação da aprendizagem final ao termino da educação básica, o concurso vestibular.
A pesquisa apresentada evidencia que os formuladores das questões do ENEM tem como foco a avaliação do conhecimento químico mediante a resolução de problemas interdisciplinares. Neste contexto, entendemos que os objetivos delimitados neste estudo foram alcançados com êxito. Visto que, o conteúdo do exame é pautado em uma matriz de capacidades e habilidades, e as provas são elaboradas de modo interdisciplinar e focadas na aplicação dos conhecimentos.
Em sua breve história o ENEM ganhou candidatos, visto que, em seu primeiro ano, 1998, apenas 157 mil alunos fizeram a prova, enquanto que em sua ultima edição (2010) cerca de 4,6 milhões alunos se apresentaram para o exame. Outro dado evidenciado foi à variação na quantidade de questões que assinaladas positivamente, que enfatiza o caráter interdisciplinar do exame.
Palavras-chave: ENEM, Interdisciplinaridade, Conhecimento Quimico.