63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
“OUTRA” COMUNICAÇÃO CIENTIFICA É POSSÍVEL: ALÉM DO MERCADO.
Alejandra Aguilar Pinto 1
1. Dra.Pesquisadora-IBICT
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre a emergência de um novo paradigma na Comunicação Científica (Open Acess ou acesso livre), no contexto da chamada Sociedade da Informação, que modificou o ciclo de produção/ recuperação/acesso/difusão do conhecimento científico. Este “novo” processo causado principalmente pela “crise” dos periódicos científicos, levou a diversos setores da sociedade, (comunidade acadêmica-cientifica, educativa e inclusive da sociedade civil), a questionar-se esta situação de desvantagem, aproveitando as novas oportunidades das TICs, principalmente das redes, (no armazenamento, difusão, comunicação da informação, etc.), para a formação de uma nova estrutura da comunicação/publicação cientifica. Neste novo movimento social informacional, diversos atores da Comunicação Científica passaram a ter um papel protagónico no processo de criação/difusão científica, porém, outro fato destacado foi o papel da comunidade geral, sobretudo, da sociedade civil, que teve um papel chave no reforço e na evolução deste movimento informacional. Este trabalho se enfoca principalmente na América Latina, pois ainda não se tem abordado a realidade deste movimento informacional nesta região desde o ponto de vista das ações, projetos e sua situação atual .
METODOLOGIA:
A metodologia empregada consistiu de uma revisão bibliográfica realizada principalmente na Biblioteca especializada em Ciência da Informação do IBICT-Brasilia, na sua base de dados, assim como na Internet, procurando recuperar documentos sobre a situação atual e os antecedentes do Movimento de acesso livre à informação cientifica na América Latina.
RESULTADOS:
Dentre os resultados obtidos se podem indicar: a situação tardia na chegada deste movimento informacional na região da América Latina, o qual tem seus antecedentes geográficos e históricos nos países centrais nos anos 90. A partir do século XXI aconteceram dois eventos na região destacados no tema, o qual reflete a importância que foi adquirindo o acesso livre no setor acadêmico e de intermediários da informação como Bibliotecas. Contudo, ainda existe um setor na docência "contrarias" a este movimento, porém, o setor dos profissionais de informação estão começando a quebrar essa barreiras desinformativas sobre o open access, ao promover diversas políticas informacionais que estimulem a recuperação, difusão e visibilidade das pesquisas científicas.
CONCLUSÃO:
Existem na atualidade diversos intentos na criação de políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação nos países emergentes, mas para um real resultado elas devem passar por políticas nacionais de acesso à informação científica. Desta forma o movimento do acesso livre ao conhecimento científico vai ser de uma contribuição fundamental, ao liberar pesquisas, descobrimentos, saberes que estavam ficando estanques por agentes que impediam sua circulação. Graças a essa iniciativa de um setor dos pesquisadores “hoje o conhecimento científico começa a ser compartilhado, livremente, por meio da definição de políticas institucionais de informação, da construção/manutenção dos repositórios institucionais nas universidades e centros de pesquisa em todo o mundo” KURAMOTO (2010, p.2) Na América latina já começaram diversas iniciativas: desde Manifestos a favor deste movimento informacional (Open Acces), e mais especificamente na criação de Repositórios institucionais nas universidades principalmente. Porém ainda o caminho é longo, pois o que tem impedido seu avanço, sobretudo na quantidade de estes sistemas é a falta de articulação e a desinformação de alguns setores de pesquisa, na importância de contribuir com seus trabalhos na divulgação aberta do conhecimento cientifico, que vai ser a base fundamental para o desenvolvimento de uma nação.
Palavras-chave: Movimento Acesso Livre ao Conhecimento Cientifico, América Latina, Aspectos sociais, políticos e culturais..