63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NA REDE DE ENSINO PÚBLICO NOS MUNICÍPIOS DE OLINDA E PAULISTA - PE |
Adriana Alves Moreira dos Santos 1,2 Márcio Mori Marques 3 |
1. Profa. da Prefeitura Municipal de Olinda 2. Profa. da Prefeitura Municipal do Paulista 3. Profo. MS./ Orientador pela Coordenação Central de Educação a Distância da PUC- RJ |
INTRODUÇÃO: |
As novas tecnologias são hoje um dos assuntos mais abordados no meio acadêmico nas diversas áreas do conhecimento, não sendo diferente na área educacional. Porém, grande parte dos profissionais da educação, em especial professores, não sabe manusear tais ferramentas e em alguns casos, resistem em aprender a usá-las. Assim, percebemos a importância da formação do professor, sobretudo a continuada, pois irá contribuir para sua aprendizagem. Dessa forma, os docentes que já terminaram sua graduação há alguns anos, podem reciclar seus conhecimentos. Por essa razão, o presente estudo pretende verificar se os professores das redes municipais de ensino de Olinda e Paulista - PE estão recebendo formação para o uso das novas tecnologias, saber se os mesmos sentem-se preparados para utilizar as novas tecnologias e se consideram as mesmas importantes no processo de ensino-aprendizagem. Escolhemos o presente tema por considerarmos que a formação do professor deve ser uma das prioridades na política pública, pois muito se cobra do professor, principalmente, que o mesmo deve proporcionar um ensino de qualidade. Indubitavelmente, o professor tem o dever de oferecer um ensino de qualidade, mas para isso, o governo deve dar condições para que ele realize um trabalho de excelência. |
METODOLOGIA: |
No que tange à metodologia, quanto aos meios para executar esta investigação, utilizamos a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Privilegiamos também, a pesquisa bibliográfica para dar embasamento teórico ao estudo. Como recursos metodológicos, utilizamos uma entrevista semidirigida, foram aplicados questionários direcionados aos professores do ensino fundamental e médio e aos coordenadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), contendo questões objetivas e discursivas, no intuito de compreender a realidade e os anseios dos professores em relação à oferta de formação na área das novas tecnologias. Tal aplicação ocorreu no mês de outubro do ano de 2010. A pesquisa foi realizada na Escola Izaulina de Castro e Silva, localizada no bairro de Ouro Preto, na cidade de Olinda, e no Colégio Municipal José Firmino da Veiga, localizado no Centro do município do Paulista, ambas no estado de Pernambuco. A escolha das escolas, objeto de estudo desta pesquisa, se deu pelo fato de possuírem laboratórios de informática, e que sua utilização daria ao professor mais motivação para participar dos cursos de formação e utilizar recursos tecnológicos em suas aulas. |
RESULTADOS: |
De acordo com a pesquisa realizada, os municípios de Olinda e Paulista estão oferecendo formação na área das novas tecnologias através do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), utilizando os cursos do Programa Nacional de Informática - PROINFO. Segundo os coordenadores dos NTE’s, a procura pelos cursos ainda é pequena e a maior entrave para a não participação dos docentes é a falta de tempo, uma vez que trabalham em mais de um vínculo. Ambos os municípios pretendem ampliar os cursos, de modo que atinja todos os professores da rede de ensino, pois as novas tecnologias se fazem cada vez mais importante no processo de ensino–aprendizagem. Foram aplicados questionários com trinta professores, quinze do Colégio Municipal José Firmino da Veiga, e quinze da Escola Izaulina de Castro e Silva. Ao perguntarmos se os professores sentem-se preparados para utilizar as novas tecnologias em suas aulas, aproximadamente 63% afirmaram que sim, mesmo sem ter participado dos cursos oferecidos pelo município. Dos trinta docentes apenas seis afirmaram ter participado dos cursos oferecido pelos NTE’s. Todos os professores consideram o uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem importante, e relatam que gostariam de participar dos cursos oferecidos, porém, a falta de tempo não permite. |
CONCLUSÃO: |
De acordo com a pesquisa, pudemos verificar que a formação na área das novas tecnologias da comunicação e informação para professores está sendo oferecida nos municípios de Olinda e Paulista - PE. Mas, embora todos os professores demonstrem o interesse em participar da formação, a grande maioria ainda não participou de nenhum curso oferecido. Cabe aos municípios, refletir sobre a questão da falta de tempo do professor em participar das formações e tentar solucionar este problema, uma vez que é imprescindível formar o professor para o uso das novas tecnologias, sobretudo nas escolas públicas, objeto de estudo do presente trabalho. Indubitavelmente, o uso das novas tecnologias hoje, é imprescindível para o processo de ensino–aprendizagem, mas para que essa realidade se concretize nas escolas, é preciso que o professor reconheça essa necessidade e busque formação na área, e o governo disponibilize os recursos necessários. Caso contrário, nossos alunos ficarão cada vez mais desinteressados pela escola, e nós continuaremos obsoletos nesse processo. |
Palavras-chave: Formação de Professores, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), Programa Nacional de Informática (PROINFO). |