G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
|
O CEU É O LIMITE |
|
Maria Graciete Nascimento da Silva 1 Cristiane Clara da Silva 1
|
|
1. Profa. - Prefeitura Municipal de Camaragibe - PMCg
|
|
INTRODUÇÃO: |
O projeto didático O CEU É O LIMITE surgiu a partir de uma visita dos estudantes do 3º ano D e do 4º ano A da Escola Municipal Santo Antônio, da Rede de Ensino de Camaragibe – PE e teve como objetivo principal compreender a organização do sistema solar, despertando novas competências de observação e análise de fenômenos naturais. Nessa visitação, observamos o planetário e os estudantes ficaram muito curiosos com as informações exploradas pelos monitores dessa instituição. Surgiram vários questionamentos que foram levados para a sala de aula. Todo esse interesse resultou na elaboração e realização do presente projeto que ainda explorou outros objetivos didáticos, tais como: compreender o histórico de descoberta da forma da Terra; reconhecer os movimentos da Terra; conhecer as fases da Lua. Foram vinte dias de pesquisas, debates e descobertas. |
|
METODOLOGIA: |
Durante a execução do projeto, realizamos as seguintes estratégias didáticas: visita ao Espaço Ciências, área Planetário; levantamento dos dados observados, reunindo os conhecimentos prévios e as hipóteses dos estudantes, através da ação dialogada; foram feitas pesquisas de campo com observações do ceu e anotações; realizamos entrevistas com os familiares e amigos dos alunos sobre a observação do sol, de eclipse e da lua; buscamos informações em livros didáticos e paradidáticos; assistimos vídeos da TV Escola sobre o assunto; foram feitos trabalhos em grupo, nos quais cada grupo escolhia uma temática levantada em sala de aula. As temáticas trabalhadas nos grupos foram: Viagem em redor da Terra; Como o homem imaginava que a Terra era?; Como foi descoberta a forma da Terra?; Os movimentos da Terra; Exploração espacial; Sistema solar; Fases da Lua; Planetário. Os grupos fizeram série de estudos sistemáticos sobre o tema, preparação de materiais, tais como cartazes, maquetes, desenhos e convites; os trabalhos realizados nos grupos foram socializados para toda comunidade escolar. |
|
RESULTADOS: |
Como resultado, podemos citar o interesse e desempenho dos estudantes em realizar as atividades propostas e as contribuições que eles trouxeram ao projeto. Ainda como resultado, citamos os trabalhos apresentados pelos grupos na socialização do projeto. Foi um momento tão rico, possível de se perceber as aprendizagens e competências construídas sobre o tema. Os estudantes demonstravam muita propriedade na explicação dos trabalhos e no debate da temática. Assim, percebemos que a realização desse projeto proporcionou um grande avanço na aprendizagem dos alunos, despertando o prazer pela descoberta, desenvolvendo a criticidade e a criatividade, resgatando a autoestima e desejo na busca do saber. |
|
CONCLUSÃO: |
O ceu é o limite realmente traduz a realização desse projeto. Foram tantas curiosidades e questionamentos que quase não dávamos conta do que havíamos nos proposto. Discutir o sistema solar desperta muito interesse. E isso foi o que aconteceu o tempo todo nas duas turmas. As curiosidades e questionamentos dos alunos foram ampliando a discussão e, por consequência, foram ampliando a compreensão do tema. Assim, podemos dizer que o nosso objetivo principal foi atingido e que os estudantes demonstraram maior compreensão da organização do sistema solar, despertando novas competências de observação e de análise dos fenômenos naturais. Foi um momento de crescimento e construção em conjunto, no qual estudantes e professoras ampliaram sua visão do sistema solar, do ceu. |
|
|
Palavras-chave: Ceu, Planetário, Sistema Solar. |