63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
UM ESTUDO SOBRE O LÓCUS DA EDUCAÇÃO SEXUAL: OS CUIDADOS DA SAÚDE COM O CORPO (EDUCAÇÃO SEXUAL) ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA PERIFERIA DE BELÉM. |
Jair de Oliveira Silva 1,4 Danielly Coelho Gomes Leite 1,4 Valter dos Santos Vieira 2,5 Rosilene Silva 1,4 Eleanor Gomes da Silva Palhano 1,2,3,4,5 |
1. Depto. de Filosofia e Ciências Sociais/Curso de Pedadogia-UEPA 2. Faculdade de Ciencias Sociais- UFPA 3. Profa.Dra./Orientadora- Faculdade de Ciencias sociais-UFPA 4. Universidade do Estado do Pará-UEPA 5. Universidade Federal do Pará- UFPA |
INTRODUÇÃO: |
Neste trabalho estão apresentados os resultados de investigação tendo como objeto de estudo os cuidados da saúde com o corpo ou educação sexual, junto aos jovens de ambos os sexos, alunos do ensino médio em escola pública de educação básica do bairro Telégrafo periferia de Belém estado do Pará. A escola atende crianças, jovens e adultos dos bairros: Sacramenta, Pedreira, entre outros. Estas áreas são densamente povoadas, por famílias de baixa renda, onde a presença do poder público é praticamente inexistente, com deficiência em saúde e elevado índice de violência. Ao longo das últimas décadas, a educação para os cuidados com a saúde do corpo ou “educação sexual”, termo já consolidado pelo uso comum para designar o conjunto de ações educativas e preventivas para a transmissão de doenças, têm sido objeto de estudos. Os estudos de Ribeiro (1990, 2005), Lages (2009), Nunes (1987) e Goldenberg (1981) evidenciam a necessidade de espaços educacionais capacitados para esclarecer os jovens em relação à sexualidade e às doenças sexualmente transmissíveis. Esta investigação se propôs a verificar que práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, contribuem para orientar os alunos de modo a evitar doenças sexualmente transmissíveis. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso em uma escola publica da periferia de Belém, convertendo-se em uma representação da realidade educacional vivenciada por outras escolas públicas locais. O estudo de caso, segundo Severino (2007) “consiste na pesquisa que se concentra no estudo particular, considerado significativamente representativo de um conjunto de casos análogos”. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Inventariou-se a base teórica deste estudo a partir do acervo digital das bibliotecas das universidades brasileiras, além de artigos indexados pela Scielo e informações coletadas junto aos órgãos especializados no atendimento à saúde e DSTs em Belém. Houve a aplicação de um questionário a 20 sujeitos, sendo 5 docentes e 15 alunos. O critério de escolha dos docentes foi pela declaração positiva de abordagem relativa sobre a sexualidade e educação sexual que desenvolvem em sala de aula. Dos 15 alunos selecionados, 8 são do sexo masculino e 7, feminino, todos cursando o ensino médio, na faixa etária entre 14 a 20 anos. A participação foi aleatória e a partir da recepção positiva ao questionário para coleta de dados da pesquisa. Que foram tratados por sistema de lugar/freqüência e apresentados em porcentagem simples, subsidiando as inferências encontradas. |
RESULTADOS: |
Esta escola pública é referência por possuir uma infra-estrutura diferenciada, e que objetiva comprometer-se na promoção de atividades educativas. A educação sexual constitui-se em grande desafio. Constatou-se que 100% dos alunos pesquisados confundem sexualidade com o ato sexual,verificou-se que: 67% dos alunos consideram a família responsável pela educação sexual e, 29% os profissionais de saúde e 4% não optaram.A escola pesquisada não há registros de dados estatísticos sobre o percentual de alunos e alunas contaminados por DST/AIDS. Os dados da SESPA (2010), aponta Belém com 49,06% de notificações. O Centro de Atenção e Saúde em Doenças Infectocontagiosas Adquiridas- CASA DIA ( 2010) aponta o bairro do Telégrafo o percentual de casos de AIDS por faixa etária de 15 a 19 anos, em de 2007com 20,59% de casos e 29,41% em 2008, 26,47% em 2009 e 23,53 em 2010. Os dados por gênero mostram que na população masculina foram notificados 19,82% em 2007 e 25,52% em 2008, 24,66 % em 2009, e 29,91% em 2010, de casos. Já para a população feminina contabilizaram-se 21,93% em 2007, 22,89% em 2008, 24,66% em 2009, e 29,91% em 2010. Quanto ao grau de escolaridade, ensino médio incompleto foi contabilizado 25,63% dos casos de AIDS em 2007, 25,63% em 2008, 22,50% em 2009 e 26,25% em 2010. |
CONCLUSÃO: |
Os parâmetros estabelecidos pelos órgãos de saúde, apontarm a progressão de casos de AIDS entre os jovens na cidade de Belém no bairro do Telégrafo. O estudo realizado evidenciou a necessidade de uma ação sistematizada na escola pública para a promoção de projetos educacionais que contemplem os cuidados com a saúde do corpo e a saúde sexual dos alunos, envolvendo professores e a comunidade escolar. Os docentes não estão capacitados para desenvolver ações educativas em conjunto com os demais conteúdos curriculares que possibilitem aos alunos a educação em saúde do corpo. A escola publica estudada pode reformular seu PPP e proporcionar em seu planejamento, a entrada de parceiros públicos da saúde para, em conjunto, escola + comunidade + parceiro em saúde, desenvolverem atividades contínuas sobre sexualidade e prevenção de doenças. Dessa forma, os professores e técnicos em educação necessitam de uma formação que possibilite o conhecimento, pois como alerta Ribeiro (1990), o professor é um agente transformador e multiplicador de valores e comportamentos da sociedade. Portanto, pensar a educação sexual é promover um estilo de vida que inclua atitudes responsáveis em relação ao outro, sendo o ambiente escolar mais uma ferramenta na prevenção do HIV/AIDS entre os jovens. |
Palavras-chave: educação básica, educação sexual, escola pública. |