63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
O IMPACTO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIA (EXPERIÊNCIA DE PETROLINA E CIDADES CIRCUNVIZINHAS) |
André Romão Terto 1 Damon Ferreira Farias 1 Fabinara Dantas Freire 1 Mariana Bezerra Mangabeira Simões de Medeiros 1 Marcos Antonio Pinto Ribeiro 2 Carlos Wagner Costa Araújo 3 |
1. UNIVASF 2. Orientador - Depto de Física - IF - Sertão - PE / Cordenação do ECC - UNIVASF 3. Orientador - Direção do ECC -UNIVASF |
INTRODUÇÃO: |
O Espaço de Ciência e Cultura - ECC, é um Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF. Dentre seus objetivos está a promoção da cultura científica através do estímulo da curiosidade dos jovens dos níveis Fundamental e Médio de Petrolina-PE e cidades Circunvizinhas. As disciplinas exatas são relatadas como matérias que não refletem um entusiasmo aos alunos dos níveis citados. De um modo geral, o que se percebe neste processo é que o ensino é desenvolvido de forma a conduzir a automatização/memorização da resolução de exercícios repetitivos. Estes métodos, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 2000), atua de modo a não desenvolver no aluno um senso crítico, além de não proporcionar um entendimento do mundo que o cerca. A proposta deste trabalho no ensino de Ciências é o uso de atividades experimentais simples utilizando materiais alternativos, como garrafas PET, latas de leite, etc. Com os quais é possível construir e discutir uma “infinidade” de experimentos científicos, a serem explorados em sala pelos alunos e professores. De modo que se possa fugir dos métodos tradicionais de ensino e fazer uma aproximação entre a ciência e o dia a dia. Além de desmistificar o processo experimental, que tradicionalmente acredita-se só ser possível diante de laboratórios sofisticados. |
METODOLOGIA: |
Este trabalho foi desenvolvido com o apoio do ECC - UNIVASF (Espaço de Ciência e Cultura - UNIVASF) em diversas escolas das cidades do semi-árido do São Francisco como: Petrolina-PE, Juazeiro-BA, Lagoa Grande-PE, Santa Mª da Boa Vista-PE, Sobradinho-BA e Uauá - BA. Durante as oficinas, além do conteúdo teórico, foram apresentados os princípios científicos por meio de experimentos, como: Gerador de Van Der Graff, Banco de Pregos e Gaiola de Faraday, etc. Nas atividades os monitores e professores problematizam e provocam os alunos na busca de romper com a forma tradicional da educação. Com demonstração dos fenômenos ali envolvidos, de uma forma simplificada, de modo a adequar a linguagem científica ao nível do público. Através do levantando de hipóteses, surgem discussões, como as diferentes formas de construir o experimento, sua funcionalidade, sua utilização no dia a dia, etc. e percebe-se uma maior interação dos alunos nas aulas, inclusive o melhor desempenho nas disciplinas ditas exatas. |
RESULTADOS: |
Em todas as escolas onde foi desenvolvido este trabalho pôde-se perceber que as pessoas que participaram das oficinas e atividades experimentais foram envolvidas, e desenvolveram um maior interesse pela ciência. Também descobriram que a aprendizagem pode ser mais atrativa quando a aula tradicional é readequada para a experimental e investigativa. Além da mobilização da população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, que tiveram uma boa compreensão da natureza da ciência. Estima-se que cerca de cinco mil pessoas, entre comunidade e alunos da rede pública de ensino Fundamental e Médio dos municípios citados acima participaram das atividades. |
CONCLUSÃO: |
Este trabalho tem como objetivo popularizar o ensino de Ciências de forma simples, experimental e de baixo custo no Ensino Fundamental e Médio. O que atrai a atenção dos alunos e, conseqüentemente, a melhor compreensão das teorias ministradas em sala de aula. A utilização de experimentos de baixo custo permite que os alunos possam trabalhar em pequenos grupos, devido à possibilidade de construir várias montagens, e testar suas hipóteses em diversas situações. A simplicidade da montagem favorece a elaboração de conceitos, e o resgate de elementos do cotidiano dos alunos colaborando para que a Ciência seja vista pelos estudantes como uma atividade "deste mundo" e assim proporcionar uma melhor formação aos alunos dos níveis citados. Além de ter contribuído para que as escolas, bem como a população, possam conhecer questionar e discutir os resultados, a relevância e o impacto de uma boa compreensão da Ciência no desenvolvimento de pesquisas científicas. De forma geral é mais uma possibilidade de modificar a visão do ensino das ciências e tentar romper a barreira existente entre o ensino teórico e experimental. |
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Experimentação, Divulgação Científica. |