63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
CONSELHO ESCOLAR: AVANÇOS E BARREIRAS NO MUNICIPIO DE IGARASSU
Fernanda Guerra de Melo 1,2
Rosa Concessa Guerra de Melo 1,2
1. Prefeitura Municipal de Igarassu
2. Universidade Estadual Vale do Acaraú
INTRODUÇÃO:
Este artigo tem como objetivo apresentar questões relacionadas à democratização das escolas municipais em Igarassu-PE através da implementação dos Conselhos escolares,assim como os conflitos gerados nesse processo, mostrando a preocupação da escola pública em se firmar nos objetivos e práticas que a constituam em um espaço de construção da cidadania ocorrido no interior da escola. Nos estudos realizados observamos as relações existentes entre a Gestão democrática e a participação dos conselheiros escolares. O estudo seguiu a estrutura de um trabalho qualitativo sob a forma de uma pesquisa exploratória nas 48 escolas municipais de Igarassu – PE. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de observação do processo de eleição, implementação e formação dos conselhos escolares, e de entrevista com os membros dos conselheiros durante todo o processo. Obtivemos como resultados uma gestão democrática não entendida, mas vista como forma de participação dos segmentos que compõem escola em busca de uma educação publica de qualidade.
METODOLOGIA:
Nos estudos realizados observamos as relações existentes entre a Gestão democrática e a participação dos conselheiros escolares. O estudo seguiu a estrutura de um trabalho qualitativo, que segundo Minayo (1999) deve ter como preocupação a compreensão da lógica que permeia pratica que se dá na realidade, sob a forma de uma pesquisa exploratória nas 48 escolas municipais de Igarassu – PE.
Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de observação do processo de eleição, implementação e formação dos conselhos escolares e de entrevista com um dos segmentos do conselho.
A pesquisa realizou-se no intervalo de um ano acompanhando, in loco, as três etapas do processo de implementação dos conselhos escolares (Preparação, eleição e formação), Como técnica de coleta de dados as entrevistas realizadas forma feitas como forma de transcrição dos depoimentos
RESULTADOS:
Nas 48 escolas do município foi constatado que em apenas oito escolas o Conselho funciona e atua nas discussões financeiras, administrativas e pedagógicas,funcionando de acordo coma as características da gestão onde o conselho acontece . Observamos que, a participação dos segmentos nas formações dos conselheiros é de 100%,o projeto-politico-pedagógico é discutido pela comunidade,onde a mesma opina nos projetos da escola,encontramos uma gestão descentralizada,onde todos da comunidade escolar assumem sua responsabilidade e o índice de desempenho dos alunos chegou a aumentar a qualidade de ensino-aprendizagem.
Nas quarenta escolas restantes não se percebeu avanços na gestão democrática, a gestão é centralizadora e o poder é controlado e exercido hierarquicamente pelo diretor da escola. O conselho Escolar não atua e só é registrado no papel. Alguns conselheiros reclamam que não tem participação, que opinam e não são ouvidos. Percebemos uma insatisfação pelo meio pedagógico de todos os envolvidos no processo. . Para Catani e Gutiérrez (2006) é preciso superar aspectos quanto à formação autoritária e burocrática, adequação a cultura e historia específica do grupo, bem como o envolvimento intenso com o trabalho.
CONCLUSÃO:
Percebe-se que o processo da democracia no Município de Igarassu,apenas iniciou.Pois,os modelos de gestão ainda não se distanciaram dos processos autoritários e hieraquirzados que até o momento é a grande barreira da gestão democrática. Para Gadotti “:a gestão democrática, é portanto, atitude e método. A atitude democrática é necessária, mas não é suficiente. Precisamos de métodos democráticos de efetivo exercício da democracia”. (2002, Pág. 34)
A gestão democrática é apontada por alguns como utopia mas acreditamos na Gestão como saída para uma sociedade mais justa e solidária com a participação de todos. O processo foi iniciado com muitos desafios,mas acreditamos na mudança.Tudo que é novo não nos garante estabilidade e isso provoca acomodação. Trabalhar gestão democrática em um país capitalista ,de fato exige coragem e determinação.
Palavras-chave: Gestão democratica, conselhos escolares, participação.