63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
Memória e circulação do saber: na tela o TCC de Educação Física da UNEB
Milena da Silva Carneiro 1
Augusto Cesar Rios Leiro 1,2
1. Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Departamento de Educação - Campus II
2. Prof. Dr - Departamento de Educação - Orientador
INTRODUÇÃO:
Ao longo do tempo houve um crescimento significativo na produção do conhecimento e conseqüentemente um grande impacto no desenvolvimento cientifico e tecnológico no Brasil. Neste cenário, a universidade tornou-se protagonista qualificada desse processo ao estimular estudos e pesquisas e ao adotar o Trabalho de Conclusão de Curso, nas modalidades monografia ou artigo cientifico, como dispositivos curriculares fundamentais. Assim, a produção do conhecimento desenvolvida nas instituições de ensino superior, visando socializar a produção dos diversos cursos, passam a reconhecer gradativamente a necessidade de circulação das investigações, uma vez que o saber produzido deve completar seu ciclo com a disponibilização das suas sínteses universitárias. Imbuídos do desafio de socializar as produções acadêmicas oriundas de TCCs é que a partir da pesquisa matricial intitulada Ordenamento Legal e Políticas Públicas de Esporte e Lazer do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer da Universidade do Estado da Bahia surge o subprojeto Garimpando as memórias: os trabalhos monográficos de Licenciatura em Educação Física do campus II da UNEB que intenta a construção de um banco de dados das produções monográficas deste curso como forma de preservar sua memória.
METODOLOGIA:
Entendida por Minayo (1999, p.16) como “caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade” a metodologia funciona como um traçado que aponta direções utilizando critérios que possibilitam a construção da realidade a partir do cotidiano e das concepções teóricas. Considerando os estudos da autora é possível dizer que o objeto dessa comunicação refere-se à reunião e analise das categorias teóricas principais dos TCCs defendidos e aprovados no referido curso. A investigação privilegiou a pesquisa qualitativa que segundo Minayo (2001) se preocupa com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, buscando entender o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes. Para o levantamento de dados foi realizado consulta documental no Colegiado do curso verificando se o conjunto de monografias obrigatórias estava no arquivo da instituição. Para o tratamento dos dados foi feita sua categorização em grupos temáticos tomando o agrupamento proposto pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) como referência.
RESULTADOS:
Para além de um diagnostico completo do conjunto das produções cientificas do curso de Licenciatura em Educação Física do campus II da UNEB, a pesquisa em tela resultou ainda na construção de um espaço virtual com o acervo de livre acesso público acerca das produções defendidas no período 2009.1 a 2010.1. A partir das informações sistematizadas constatou-se a existência de 37 trabalhos monográficos dos quais obtiveram a seguinte média por temática abordada: Atividade Física e Saúde 37,83%, Escola e Políticas Públicas 13,51% cada, os estudos referentes à Recreação e Lazer e Corpo e Cultura 8,10% cada, Formação profissional e Inclusão e diferença apresentaram um percentual de 5,40%, e em igual proporção as categorias Memórias do Esporte e Lazer, Treinamento Esportivo e Movimentos Sociais ainda que minimamente representaram 2,70%. Quanto às temáticas abordadas às categorias atividade física e saúde, escola e políticas públicas se revelaram como os estudos de maior incidência. A predominância de trabalhos vinculados ao tema Atividade Física e Saúde indica a perspectiva ampliada da formação no curso. O interesse por estudos de Esporte e lazer em boa parcela privilegiou a categoria das políticas públicas, sendo algumas resultantes de projetos de iniciação cientifica.
CONCLUSÃO:
Independente do TCC a pesquisa de iniciação cientifica deve ser uma constante na vida acadêmica e deve levar em consideração o relevo das investigações monográficas na formação inicial. Entendemos que a pesquisa desenvolvida respondeu a sua problemática ao afirmar a importância do TCC para formação universitária e, como preconiza as pesquisas sociais aplicadas, deixou um legado memorial. Tal legado se caracteriza pela atualização e disponibilização dos resumos e categorias teóricas do conjunto dos trabalhos defendidos no período recortado. Neste sentido um banco de dados se constitui numa iniciativa fundamental para que o conhecimento produzido circule, servindo de fonte de consulta para outros pesquisadores, orientação para professores que já se encontram no mundo do trabalho bem como para elaboração de políticas públicas setoriais na ambiência da educação, saúde e esporte e lazer.
Palavras-chave: Memória, Produção monográfica, Educação física.