63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jiscilene Teixeira dos Santos 1
Tânia Izabel Santos de Castilho Lírio 1
Patrícia Elbes de Oliveira Leite 1
Thaís Leôncio do Espírito Santo 1
Samára Assunção Valles 1
1. Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho elaborado durante a disciplina de Fundamentos e Metodologias do Ensino da Matemática II do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso tem o propósito de resgatar as concepções de ensino da disciplina, enfatizando que a matemática pode se tornar uma disciplina fácil de ser compreendida e agradável de ser estudada, depende apenas da maneira como esta será ministrada em sala de aula. Após uma reflexão ao longo da disciplina percebemos que a matemática pode ser ensinada de forma que os educandos aprendam de maneira simples e dinâmica através de materiais pedagógicos e das intervenções do professor.
METODOLOGIA:
Este estudo pautou-se na abordagem qualitativa e os procedimentos adotados para realização do mesmo foram a produção de textos sobre os assuntos referentes à educação matemática nas séries iniciais dando ênfase a metodologias apoiadas na vertente sóciointeracionista no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Nossas aulas tiveram como suporte a compreensão das concepções de educação matemática nas vertentes tradicional e sóciointeracionista; a primeira que concebe o aluno como um sujeito passivo e o professor como o centro do ensino e detentor do conhecimento; a segunda concepção como forma de interação, na qual aluno e professor interagem na busca do conhecimento. Num primeiro momento construímos textos sobre os processos de aprendizagem da matemática nas séries iniciais e desenvolvemos atividades referentes à utilização dos materiais didáticos (Quadro Valor Lugar, Ábaco e Material Dourado) nas diferentes fases da evolução do raciocínio matemático da criança. Durante esse processo fizemos atividades diárias e, a seguir, sistematizamos em portfólio como parte da avaliação da disciplina
RESULTADOS:
Para que o ensino aprendizagem da matemática aconteça de maneira prazerosa é necessário que ocorra várias mudanças nas metodologias de ensino da matemática, que contribuam para dissipar o tabu que paira sobre a disciplina. Diante disso podemos perceber que faltam aos docentes formação, tanto inicial quanto continuada. Na formação inicial do docente, a ênfase é mais na teoria, e há pouca metodologia e prática; na formação continuada, quando as metodologias e práticas são aplicadas nem sempre é da maneira que necessita, ou seja, não são tratados assuntos que visam atender e solucionar os problemas e questões que dificultam o ensinar do professor em sala de aula.
CONCLUSÃO:
Podemos dizer então que o processo de ensinar e aprender matemática são recíprocos, o aluno é espontâneo por natureza ao aprender, já o professor tem alguns vícios que podem atrapalhar, mas a formação pode lapidar o mestre ocasionando um perfeito encontro entre o ensino e a aprendizagem.
Por fim, o processo formativo ligado ao pensamento lógico-matemático, depende em muito do professor, sendo este muitas vezes responsável pelo fracasso do aluno. É preciso aprender que a matemática é só mais uma das experiências que as crianças já vivenciam em seu cotidiano. Assim, o ensino matemático precisa ser de atividades que proporcionem a problematização, respeitem os conhecimentos prévios trazidos pelos educandos para a sala de aula, pois é a partir destes que serão construídos novos conceitos.
Cabe ao professor adotar metodologias que proporcionem a organização, mediação e sistematização do conteúdo a ser ensinado e assim o aprendizado da criança aconteça de maneira lúdica e prazerosa
Palavras-chave: Educação, Matemática, Séries Iniciais.