63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
Quiz como ferramenta pedagógica – relato de experiência do PIBID-Biologia/UFRR |
Priscila Pereira Barrêto 1 Alana Oliveira Miranda 1 Olivande Macedo Sampaio 2 Silvana Tulio Fortes 3 |
1. Bolsista PIBID - PIBID Biologia - UFRR 2. Professora Supervisora - PIBID Biologia - Escola Estadual Hildebrando Ferro Bittencourt 3. Profa. Dra./Orientadora e Coordenadora de área - Centro de Estudos da Biodiversidade - UFRR |
INTRODUÇÃO: |
Diminuir a dificuldade dos alunos em compreender os conceitos abstratos, que freqüentemente são trabalhados nas aulas de biologia, é um dos desafios do professor. É importante que aluno sinta-se estimulado e envolvido pelos conteúdos apresentados na sala de aula, de forma que os conecte com a sua realidade. Neste contexto, o jogo didático pode ser uma ferramenta pedagógica interessante, pois além de promover o desenvolvimento pessoal, social e cultural, possibilita a construção e expressão do conhecimento. Como uma atividade lúdica, o jogo auxilia no processo de ensino aprendizagem, tornando a sala de aula um ambiente inspirador e prazeroso. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) visa estimular o graduando dos cursos de licenciatura a seguir a carreira do magistério ao mesmo tempo o estimula a desenvolver atividades de ensino inovadoras, bem como promove o “repensar” da prática docente do professor da educação básica. Assim, o objetivo do presente trabalho foi a revisão de conteúdos de citologia, pré avaliação cognitiva, através da ludicidade, em uma escola conveniada ao PIBID/UFRR. |
METODOLOGIA: |
Foi desenvolvida uma atividade ludica em duas turmas de 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Hildebrando Ferro Bittencourt, em Boa Vista, Roraima, no primeiro bimestre do ano letivo de 2009, no início da implementação do PIBID. A partir do conteúdo de Citologia foi elaborado um Quiz (jogo de perguntas e respostas) com base no livro didático utilizado na escola. Para dinamizar o jogo, foi utilizada uma roleta colorida, pertencente ao acervo do Laboratório de Ensino de Biologia (Labenβio) da UFRR, na qual cada uma das quatro cores representou uma modalidade de questão: azul, perguntas optativas; amarelo, perguntas abertas; vermelho, mímica; verde, forca. Cada fração colorida da roleta é subdividida em seis frações menores, correspondendo a valores diferentes, computados para pontuação dos grupos. Ao todo foram utilizadas 60 questões, sendo 15 para cada modalidade. As turmas, com diferente número de alunos (20 e 30), foram divididas em dois grupos, separados conforme a numeração da lista de freqüência. Após a explicação das regras, o jogo foi iniciado, e à medida que ocorria duvida ou erro era feita a devida explicação, pelos bolsistas ou pela professora, para que os alunos pudessem compreender o conteúdo tratado |
RESULTADOS: |
O resultado do desenvolvimento da atividade foi avaliado em diferentes níveis. Em relação aos alunos, o resultado foi positivo, visto que estes se sentiram motivados a compreender os conteúdos de Citologia, além da integração da turma, não observada em aulas anteriores. No que se refere aos bolsistas do PIBID, o resultado foi igualmente positivo, pois permitiu o conhecimento das particularidades dos alunos, promoveu uma aproximação com estes e com a própria professora, além de verificar na prática as vantagens do uso da ludicidade, discutidas com a coordenadora do PIBID-Biologia. Já a professora percebeu o entusiasmo dos alunos diante de uma estratégia dinâmica e pode, de fato, repensar a sua pratica pedagógica. |
CONCLUSÃO: |
A utilização do Quiz facilitou o aprendizado dos alunos, tornando o ambiente da sala de aula mais dinâmico. O jogo despertou a curiosidade, incentivou a busca pelo conhecimento e a integração da classe. A competição faz com que os alunos se sintam desafiados a aprender, proporcionando um momento descontraído com desenvolvimento intelectual. |
Palavras-chave: Jogo, Biologia, PIBID. |