63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
MARACATU - A FORÇA DA CULTURA POPULAR CONSTRUINDO CIDADANIA. |
Ivaneide Paes de Lima Silva 1,2 |
1. Profa./Esp.Gestão e Planejamento Educacional/Secretaria de Educação, Esporte e Laser - Prefeitura do Recife 2. Profa./Esp.Globalização, Multiculturalidade e EJA /Secretaria de Educação, Esporte e Laser - Prefeitura do Recife |
INTRODUÇÃO: |
O tema do ano letivo 2010: “Educação, Cultura e Cidadania: 50 Anos do Movimento de Cultura Popular – MCP”, é uma homenagem da Rede Municipal de Ensino do Recife, reafirmando o compromisso com uma educação que proporcione aos estudantes não apenas o acesso a direitos sociais e materiais, mas, sobretudo, aos bens culturais produzidos por nossa sociedade. Este Movimento institucionalizado nos anos 60 do século passado proporcionou um lugar privilegiado para a construção de uma educação legitimamente articulada com a cultura e a construção da cidadania. |
METODOLOGIA: |
O trabalho foi realizado com os alunos do segundo ano do primeiro ciclo da Escola Municipal Sítio do Berardo da Rede Municipal de Ensino do Recife, onde leciono e teve inicio com a pesquisa sobre os personagens do maracatu, a origem da palavra, a dança, as vestimentas, a música e os instrumentos musicais que foram ricamente trabalhados em sala de aula e nas apresentações das festas da escola durante todo o ano letivo. Os alunos vivenciaram momentos de prazer, divertimento, encantamento e sedução provocados pela música, pela dança e pelo sentimento de identificação e pertencimento sócio-cultural e desfrutaram as maravilhas provocadas pelo engajamento nas ações de respeito às tradições culturais. |
RESULTADOS: |
Embora de modo involuntário ou inconsciente, há manifestações de racismo, discriminação social e étnica dentro da escola. Contra esse processo, é necessário reconhecer as diferenças e a cultura popular é o caminho mais curto para superar o racismo e a discriminação. Os caminhos da cidadania passam pela valorização e pelo convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes sócio-culturais. A busca pela cidadania, dentro de uma sociedade multiétnica e pluricultural, pode ser feita no dia-a-dia, promovendo o interesse do aluno pelas tradições e levando a cultura popular para a escola, incentivando o gosto dos alunos pelas manifestações populares, resgatando e mostrando aos alunos a importância da cultura. |
CONCLUSÃO: |
É importante voltar às fontes para não esquecermos as lições do velho Movimento de Cultura Popular e descobrirmos como muitas dessas lições continuam tão atuais e urgentes. A cultura do Brasil e do Recife deve muito à experiência do Movimento de Cultura Popular, pois ele conseguiu fundir educação com cultura. Os resultados obtidos durante do nosso trabalho foram muito positivos. A curiosidade, o interesse e a facilidade em aprender os conteúdos introduzidos, foram surpreendentes. A mudança de comportamento em relação à disciplina dos alunos foi demonstrada através de uma concentração maior e pelo interesse em participar das atividades. O aumento da auto-estima foi percebido através da alegria e engajamento de todos os alunos durante o processo. |
Palavras-chave: educação, cultura, alfabetização, letramento,, cultura popular, cidadania, maracatu |