63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil |
IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS: uma análise da presença da religião evangélica no espaço público maranhense. |
Isabella Alves Silva 1 Joelma Santos da Silva 2 César Augusto Silva Filho 3 Lyndon de Araújo Santos 4 |
1. Depto de História - UFMA 2. Pós-graduação em Ciências Sociais - Depto de Antropologia e Sociologia - UFMA 3. Depto de História e Geografia - UEMA 4. Prof. Dr./Orientador - Depto de História - UFMA |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das visitas realizadas à Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) durante o período de 08/11/2010 a 01/12/2010, na sua Sede estadual, localizada na Rua das Cajazeiras s/n - Centro, como parte das atividades do referido Projeto de pesquisa O Gospel, a Prosperidade e o Poder: uma análise da presença da religião evangélica no espaço público maranhense (1960-2010), sob a coordenação do Prof. Dr. Lyndon de Araújo Santos. A partir disso, enfocaremos no grupo religioso protestante, em sua denominação, no alcance que tem os discursos e práticas produzidas ao longo de um conjunto de apropriações que os mesmos fazem de várias religiões que fazem parte do imaginário popular acerca do sagrado e dos rituais, sejam eles cristãos (católicas e protestantes) ou de outras denominações religiosas (espiritismo e religiões de matriz africanas). |
METODOLOGIA: |
A metodologia utilizada para o presente trabalho de “se resumirá na aplicação de procedimentos próprios dos saberes constituídos da História e das Ciências Sociais, voltados para a presença da religião evangélica no espaço público maranhense” (SANTOS, 2010, p. 5). Nossa investigação possui abordagem etnográfica e tem por intuito observar os participantes das reuniões, bem como os discursos produzidos, a criação e uso de símbolos do sagrado, as posturas diante dessa produção. Anotações e/ou gravações foram feitas para tornarem-se “material descritivo das experiências e vivências religiosas evangélicas a partir do seu lócus primordial, o culto, além de outros espaços comunitários” (SANTOS, 2010, p. 5). Esses dados reunidos servirão para analisar (qualitativamente e quantitativamente) os comportamentos dos evangélicos nas suas experiências culturais e como esse dado comportamento se reflete na sua postura e prática política. |
RESULTADOS: |
A Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), fundada em 1998, no interior de São Paulo, por Valdemiro Santiago de Oliveira, traz para o cenário religioso brasileiro uma nova práxis, como a “oração no monte”; mas também se apropria de elementos constitutivos de outras religiões, como práticas mágicas e de cura através de imposição de mãos e até do suor do Apostolo Valdemiro, quebra de maldições, esquematização das curas através de dias estipulados, um sistema Eclesiástico hierarquizado. Moldada a partir de uma relação que o sagrado desenvolveu com a contemporaneidade e com a sociedade do consumo, a IMPD trabalha com a oferta e com o dizimo como forma do fiel obter o paraíso em vida, além das mesmas serem fundadas em preceitos bíblicos, como o livro de Malaquias, constituindo o Antigo Testamento. |
CONCLUSÃO: |
A Igreja Mundial do Poder de Deus, desenvolve uma prática do neopentecostalismo, tais como a forma de arrecadação de donativos, a “distribuição” de bênçãos, a promessa de prosperidade financeira, ou melhor, dizendo a TP (Teologia da Prosperidade). Mas a grande novidade no ministério de Valdemiro é o uso do seu suor para curar os enfermos. Tal prática nunca tinha sido empregada ainda nos movimentos pentecostais. Os fiéis na busca pela cura divina divinizaram o Apóstolo Valdemiro, líder máximo da IMPD. Como a IMPD comportasse respeito de práticas políticas a partir de suas práticas culturais ainda não se sabe, o que se apreende até aqui do que foi observado é que: já houve uma tentativa de eleger um deputado estadual dessa denominação, os seus líderes possuem grande empatia e carisma, o que denota uma espécie de controle dos fiéis, mas se isso se reverterá em votos ou se algum de seus líderes (bispos ou pastores) saíram candidatos ainda é muito cedo para afirmar. O que se apresenta é uma denominação muito jovem, mas com uma abrangência muito grande e já com um cisma, que ocorreu em 2010, dando origem a Igreja Mundial Renovada, sob a liderança do Bispo Roberto Damásio, que fazia parte da Cúpula da IMPD. |
Palavras-chave: POLÍTICA, NEOPENTECOSTALISMO, MARANHÃO. |