63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O SIGNIFICADO DESTA MODALIDADE DE ENSINO PARA OS EDUCANDOS. |
Maria Elioneide de Souza Costa 1,2 Elenice Rabelo Costa 1,2 João Paulo Guerreiro de Almeida 1,2 Sandra Maria Gadelha de Carvalho 1,2 |
1. UECE/FAFIDAM 2. UECE/FAFIDAM 3. UECE/FAFIDAM 4. Profa.Dra./ Orientadora - UECE/FAFIDAM |
INTRODUÇÃO: |
Esta pesquisa teve por finalidade analisar o significado que a EJA tem para com os educandos, verificando as repercussões desta experiência em suas vidas nos âmbitos social e pessoal. Este estudo refere – se ao analfabetismo que é um grande desafio da sociedade brasileira, em especial para a população que deixou de estudar o ensino regular para trabalhar, quem é pai e mãe de família e que não pode frequentar a escola em tempo regular atualmente, principalmente por sua condição socioeconômica. Destaca-se que o fato de estarem cursando a EJA é uma grande oportunidade para que recuperem o tempo perdido e que adquiram novos conhecimentos que lhes servirão para o dia a dia, para a construção de consciências críticas. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa de campo realizou-se a partir de uma aplicação de um questionário com levantamento de dados a fim de identificar qual o sentido para os educandos de cursarem a Educação de Jovens e Adultos. O levantamento foi feito em uma sala de EJA no Município de Tabuleiro do Norte – Ceará, tendo como sujeitos participantes da pesquisa 15 educandos da E.E.F. M Francisco Moreira Filho. |
RESULTADOS: |
Os principais motivos que levam os educandos à procura dos Programas de Educação de Jovens e Adultos - EJA – são aprimorar a leitura e a escrita, buscam uma qualificação para ampliar suas oportunidades de conseguir um emprego melhor, uma inserção no mercado de trabalho. O que os impediram de continuar seus estudos foram questões como a necessidade de garantir a subsistência da família através do seu trabalho, casamentos, filhos para cuidar, falta de interesse pelos estudos. Mulheres veem na EJA uma oportunidade de conseguirem sua independência financeira, acreditam que ainda é tempo de fazer valer, seus filhos cresceram e já não precisam de tantos cuidados de quando eram crianças e acreditam que ainda podem ser inseridas no mercado de trabalho. Dois pedreiros ingressaram no curso, com interesse em aprender a ler e escrever, pois a falta de domínio destas habilidades faz com que dependam de outras pessoas fazendo com que sejam discriminados no dia-a-dia, sentem até vergonha de voltar a estudar. Não saber ler e escrever representa uma cegueira, por parte de alguns que conseguem identificar somente os símbolos numéricos. Enquanto outros conhecem identificar os símbolos linguísticos precisando de um bom aprimoramento. A EJA com certeza lhes possibilitará uma maior autonomia, uma participação ativa na sociedade, melhora na capacidade de se comunicar e novas oportunidades de socialização e inserção no mercado de trabalho que é o que a maioria deseja. |
CONCLUSÃO: |
No que se refere às repercussões que a alfabetização na EJA traz à vida dos educandos se destacam o aumento da autoestima, a positividade, a vontade de vencer na vida de derrubar barreiras, reconstruir o que ficou para trás, fato comprovado nos depoimentos coletados nos questionários. Ao adquirir novos conhecimentos possibilita uma nova visão de mundo. A partir das respostas do questionário observei como a EJA traz mudanças e avanços para a vida dos educandos comprovam a importância de lutarmos pela garantia do direito à educação como forma de inserção e participação ativa na sociedade. |
Palavras-chave: : Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização, Educandos.. |