63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O SIGNIFICADO DESTA MODALIDADE DE ENSINO PARA OS EDUCANDOS.
Maria Elioneide de Souza Costa 1,2
Elenice Rabelo Costa 1,2
João Paulo Guerreiro de Almeida 1,2
Sandra Maria Gadelha de Carvalho 1,2
1. UECE/FAFIDAM
2. UECE/FAFIDAM
3. UECE/FAFIDAM
4. Profa.Dra./ Orientadora - UECE/FAFIDAM
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve por finalidade analisar o significado que a EJA tem para com os educandos, verificando as repercussões desta experiência em suas vidas nos âmbitos social e pessoal. Este estudo refere – se ao analfabetismo que é um grande desafio da sociedade brasileira, em especial para a população que deixou de estudar o ensino regular para trabalhar, quem é pai e mãe de família e que não pode frequentar a escola em tempo regular atualmente, principalmente por sua condição socioeconômica. Destaca-se que o fato de estarem cursando a EJA é uma grande oportunidade para que recuperem o tempo perdido e que adquiram novos conhecimentos que lhes servirão para o dia a dia, para a construção de consciências críticas.
METODOLOGIA:
A pesquisa de campo realizou-se a partir de uma aplicação de um questionário com levantamento de dados a fim de identificar qual o sentido para os educandos de cursarem a Educação de Jovens e Adultos. O levantamento foi feito em uma sala de EJA no Município de Tabuleiro do Norte – Ceará, tendo como sujeitos participantes da pesquisa 15 educandos da E.E.F. M Francisco Moreira Filho.
RESULTADOS:
Os principais motivos que levam os educandos à procura dos Programas de Educação de Jovens e Adultos - EJA – são aprimorar a leitura e a escrita, buscam uma qualificação para ampliar suas oportunidades de conseguir um emprego melhor, uma inserção no mercado de trabalho. O que os impediram de continuar seus estudos foram questões como a necessidade de garantir a subsistência da família através do seu trabalho, casamentos, filhos para cuidar, falta de interesse pelos estudos. Mulheres veem na EJA uma oportunidade de conseguirem sua independência financeira, acreditam que ainda é tempo de fazer valer, seus filhos cresceram e já não precisam de tantos cuidados de quando eram crianças e acreditam que ainda podem ser inseridas no mercado de trabalho. Dois pedreiros ingressaram no curso, com interesse em aprender a ler e escrever, pois a falta de domínio destas habilidades faz com que dependam de outras pessoas fazendo com que sejam discriminados no dia-a-dia, sentem até vergonha de voltar a estudar. Não saber ler e escrever representa uma cegueira, por parte de alguns que conseguem identificar somente os símbolos numéricos. Enquanto outros conhecem identificar os símbolos linguísticos precisando de um bom aprimoramento. A EJA com certeza lhes possibilitará uma maior autonomia, uma participação ativa na sociedade, melhora na capacidade de se comunicar e novas oportunidades de socialização e inserção no mercado de trabalho que é o que a maioria deseja.
CONCLUSÃO:
No que se refere às repercussões que a alfabetização na EJA traz à vida dos educandos se destacam o aumento da autoestima, a positividade, a vontade de vencer na vida de derrubar barreiras, reconstruir o que ficou para trás, fato comprovado nos depoimentos coletados nos questionários. Ao adquirir novos conhecimentos possibilita uma nova visão de mundo. A partir das respostas do questionário observei como a EJA traz mudanças e avanços para a vida dos educandos comprovam a importância de lutarmos pela garantia do direito à educação como forma de inserção e participação ativa na sociedade.
Palavras-chave: : Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização, Educandos..