63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
A Situação dos laboratórios de ciências em escolas públicas com ensino médio no litoral do Paraná e a implementação de Clubes de Ciências como estratégia para fomentar a utilização dos laboratórios |
Juliano dos Santos 1 Ruth Kelen Catão 1 Emerson Joucoski 2 Antonio Luis Serbena 4 Rodrigo Arantes Reis 3 |
1. Laboratório Móvel de Educação Cientifica - UFPR Setor Litoral 2. Prof. Msc./Orientador Laboratório Móvel de Educação Cientifica - UFPR Setor Litoral 3. Prof. Dr./ Laboratório Móvel de Educação Cientifica - UFPR Setor Litoral 4. Prof. Msc./ Laboratório Móvel de Educação Cientifica - UFPR Setor Litoral |
INTRODUÇÃO: |
O laboratório Móvel de Educação Cientifica (LabMóvel) da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral é um programa que articula ensino, pesquisa e extensão trabalhando por meio da divulgação cientifica na região do litoral do Paraná. Como ações permanentes do programa, os clubes de ciência se constituem através de parceria com escolas estaduais e são estratégias continuas de divulgação e alfabetização cientifica e melhoria do ensino de ciências nesta região. Para implementação dos clubes de ciências foi realizado um diagnostico da situação dos laboratórios de ciências nos sete municípios que compõem o litoral do estado para identificar escolas com fragilidades e iniciar parceria para utilização dos laboratórios. Entendemos aqui, o laboratório de ciências como um espaço que propicia aprendizagem através da pratica e situações onde os estudantes possam ver tocar, sentir, observar, experimentar, levantar hipóteses entre outras. Consideramos esses espaços de grande importância para construção do conhecimento, levando os estudantes a interagir com objetos e fazendo simulações e experimentação. Para Ferreira (apud GRANDINI, 2008), a vivência em laboratórios é de fundamental importância, tanto para aluno como para professores, pois essa experimentação leva o aluno a ver com seus próprios olhos de forma prática e não mais abstrata a ocorrência de determinado fenômeno. |
METODOLOGIA: |
Para realização do diagnostico, realizamos uma busca no portal da secretaria de estado da educação (SEED), pelas escolas com ensino médio, endereço e telefone para agendamento das visitas. Para construção do diagnóstico construímos um roteiro para entrevistas com professor das áreas de ciências ou mesmo com a direção, para que pudessem falar da situação dos laboratórios da escola. Foram visitados os sete municípios que compõem a região do litoral do Paraná (Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná). Para implementação dos clubes, inciou-se atividades pontuais em forma de oficinas para estabelecer futuros laços e atividades continuas: os clubes de ciências. Assim os clubes trabalham com cerca de trinta estudantes do ensino fundamental, e conta com um professor de ciências da escola e uma equipe de dois á quatro estudantes de licenciatura em ciências da UFPR Litoral, que são estagiários no LabMóvel. Os encontros são semanais e ocorrem no laboratório de ciências no período de contra turno dos participantes. |
RESULTADOS: |
Os dados tabelados foram obtidos diretamente das escolas. Realizaram-se visitas entre agosto e setembro de 2009 em 24 (77%) das 31 escolas do ensino médio público, distribuídas pelos sete municípios da região: Antonina (quatro escolas), Guaraqueçaba (dois), Guaratuba (quatro), Matinhos (três), Morretes (um), Paranaguá (14) e Pontal do Paraná (três). Não se incluiu visitas a escolas que se localizam a longa distância e de difícil acesso em Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá e Guaratuba. Durante as visitas procurou-se identificar a existência e o uso dos laboratórios de ciências e de informática. Os dados coletados mostram que 18 (58%) das escolas visitadas possuem laboratório de ciências e destas 10 (32%) o utilizam. Mesmo com o uso dos laboratórios em 32% das escolas a freqüência deste uso é diferente se for comparado entre as escolas, sendo que o uso satisfatório, ocorre apenas em 3 escolas. |
CONCLUSÃO: |
O diagnostico realizado mostrou que apenas 17% das escolas visitadas com laboratório utilizam com freqüência este espaço. Sendo assim o LabMóvel vem estruturando a implementação de clubes de ciências em várias escolas. Atualmente está em funcionamento cinco clubes de ciências que tratam as seguintes temáticas: Ecossistema Aquático (Clube de Ciências do Colégio Estadual Joaquim da Silva Mafra, Guaratuba PR); Mata Atlântica (Clube de Ciências do Colégio Estadual Gabriel de Lara, Matinhos PR); Formação da Planície Litorânea (Clube de Ciências do Colégio Estadual Sertãozinho, Matinhos PR); Influencia do Tempo e do Clima no Cotidiano (Clube de Ciências do Colégio Estadual Sully da Rosa Vilarinho, Pontal do Paraná PR) e Poluição Atmosférica em uma cidade portuária (Clube de Ciências do Colégio Estadual Estados Unidos da América, Paranaguá PR). Esse trabalho demonstra o potencial que os clubes de ciências apresentam no que diz respeito a utilização dos espaços de laboratório e as contribuições para alfabetização cientifica e melhoria do ensino de ciências e formação inicial de futuros professores. |
Palavras-chave: Clubes de Ciências, Alfabetização Científica, Escolas Públicas. |