63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA EM MATO GROSSO (1920-1945)
Elton Castro Rodrigues dos Santos 1
Kelen Virginia Lisboa Rezende 1
Elizabeth Figueiredo de Sá 2
1. Universidade Federal de Mato Grosso
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Teoria e Fundamentos da Educação - IE/UFMT
INTRODUÇÃO:
Com a revolução industrial e inserção da mulher no mercado de trabalho, muitas creches são instaladas para atender aos filhos dos operários, sendo essas intituições ligadas á Assistência Social. No Brasil, na metade do século XX, exitiam 47 instituições entre creches e jardins de infância espalhadas pelo país, principalmente nas capitais. Entretanto, o primeiro jardim de infância brasileiro, não se destinou a atender as famílias operarias. Seu modelo educacional refletia os ideais liberais do fim do século XIX, sendo essa instituição destinada, praticamente, às camadas abastadas da população, assim, não tinham qualquer representatividade quantitativa. O primeiro jardim de infância público brasileiro começou a funcionar em 18 de maio 1896, anexo à Escola Normal Caetano de Campos, em São Paulo. Diante do explicitado, pretende-se com esse trabalho desvendar quando se iniciou o atendimento educacional para crianças entre 3 a 6 anos em Mato Grosso no período entre 1920-1945.
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho, utilizaram-se fontes documentais, disponíveis no banco de dados do Arquivo Público de Mato Grosso – APMT e no Grupo de Pesquisa Historia de Educação e Memória/GEM/IE/UFMT, tais como: Censos populacionais, relatórios de Presidentes de Províncias, Diretores e Inspetores da Instrução Publica, Legislações e Jornais da época, alem de fontes bibliográficas que retratam o cenário em que o trabalho se insere, compreendido no recorte temporal entre 1920-1945.
RESULTADOS:
Os dados indicaram que a implantação do Jardim de Infância em Mato Grosso, não aconteceu como esperado, ou seja, como determinava a instrução pública. Acredita-se que a falta de estrutura apropriada, para aquele ensino, foi um fato agravante, naquela época, sendo mais um índice favorável para não implantação do jardim de infância. Outro resultado que chama atenção, seria a descaso do Estado em resolver tal situação. Percebe-se com isso, que a postura do estado era como se não existissem a educação para infância, com isso a criança, para a sociedade daquela época, se tornava cada dia, a mais invisíveis dentro desse contexto de educação infantil.
CONCLUSÃO:
As análises documentais sugerem que o jardim de infância para crianças de 03 a 06 anos de idade, em Mato Grosso, deveria ter sido implementado desde 1910, por meio do Decreto n°. 533 de 04 de junho de 1910, que autorizava a reorganização da instrução pública. Contudo, mesmo com a autorização para a instalação do Jardim de Infância, que funcionaria anexo à Escola Normal e à Escola Modelo, sua instalação não aconteceu como o previsto. Em 1930, o Diretor Geral da Instrução Pública explica alguns motivos que talvez tenham contribuído para não instalação, até aquele período, do jardim de infância em Mato Grosso. Motivos como a falta de professor capacitado, falta de fiscalização e espaço físico impróprio à contribuição com a educação tanto em escolas, a instrução destinada à infância, que era quase nada ou nula. Os dados documentais apontam ainda que a implementação do Jardim de infância em Mato Grosso não dependia apenas de vontade política, mas sim de condições estruturais.
Palavras-chave: Infância, História da Educação, Jardim de Infância.